No Transtorno Obsessivo Compulsivo o sujeito se vê atormentado por pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos. Vamos pensar num exemplo. A pessoa tem um pensamento de que está com as mãos sujas. Ela, então, lava suas mãos. No entanto, o mesmo pensamento logo volta a sua cabeça. A pessoa tenta dialogar consigo mesma lembrando-se que acabou de lavar as mãos, mas seu pensamento automático é insensível a razão, dizendo para ela que as mãos ainda estão sujas. Vem ansiedade e aflição com a ideia de estar com as mãos sujas, contaminadas. Na ânsia de aliviar este sofrimento, surgem as compulsões – rituais e comportamentos repetidos – que tentam aliviar a tensão e ansiedade trazidos pelo pensamento obsessivo. Neste processo a pessoa pode sentir-se compelida a lavar suas mãos 20 vezes, por exemplo, sempre sendo recapturada pelos pensamentos intrusivos que insistem na sujeira…

Há um ciclo básico no qual uma preocupação (pensamento obsessivo) gera ansiedade (emoção), e o sujeito se sente “compelido” a aliviar esta tensão emocional através de um comportamento (compulsão).

Enquanto não realiza o ato compulsivo há uma vivência de ansiedade e o pensamento se repetindo dentro da cabeça, num intenso tormento. O ato compulsivo traz um alívio passageiro da ansiedade, mas logo os pensamentos obsessivos voltam. Na verdade, a cada vez que se age para aliviar a tensão (como lavar as mãos), reforça-se o ciclo dos pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos.

Qual a saída? A proposta terapêutica que traz melhores resultados consiste em ensinar a pessoa a não aliviar sua ansiedade através de rituais e comportamentos obsessivos. Ao invés disto, aprender a conter o comportamento e suportar níveis maiores de ansiedade.

Como é comum nos Transtornos de Ansiedade, a pessoa com TOC não sabe lidar com a ansiedade que sente. Assim que fica ansiosa, começa a “brigar” com o que sente, ficando aflita por sentir-se daquele modo. A luta interna contra a ansiedade aumenta ainda mais o nível de tensão.

O caminho de recuperação passa por aceitar a ansiedade como um estado desconfortável, mas que pode ser tolerado. Se expondo ao que sente, a pessoa vai se habituando à ansiedade e esta vai perdendo força gradativamente. Como decorrência, os pensamentos obsessivos tendem a se enfraquecer paulatinamente até se extinguir. Isto é possível dentro de um processo estruturado e gradual de exposição e prevenção de resposta.

Aprender a lidar com a ansiedade é um passo essencial para superar as limitações trazidas pelo Transtorno Obsessivo Compulsivo.

386 Comments
  1. Alex

    Tive crise de pânico a uns 5meses atras olha e terrível mais fui num quiropraxia coloquei a cervical no lugar estou melhor por que quando temos essas crizes contrario ps. Nervos ta aí a dica

  2. kratos

    Hoje eu quase morri com a crise de pânico. Fui correr pois não gosto de ficar parado o tempo todo, na metade do caminho já estava começando a ter a crise e somada ao cansaço, meu peito começou a doer muito, a respiração estava mais difícil do que nunca, nunca senti tanta dor no peito em uma crise, a vista ficou sem foco, isso durou até finalmente conseguir chegar em casa, sentar numa cadeira e relaxar. Atualmente, estou passando mal com quase tudo que vou fazer, a minha reação a isso é em não saber mais o que fazer, pois já frequento psiquiatra, aliás, é o segundo… estou pensando em ir num terceiro… como é que pode uma coisa dessas? tenho isso há alguns anos e meu estado é de realmente não saber o que fazer, estou meio que perdido na vida. A chama da esperança fica cada vez menor.

    • Katia

      Respire, use sua respiração e se acalme. Isso tudo passa. Concentre-se e procure entender que isso não te pertence é apenas um estado mental momentaneo e que se você não quer, vai passar. Tenha Fé. Acredite em você , no seu controle mental, procure atividades que lhe de prazer e alegria, esteja sempre envolvido em pensamentos positivos. Se olhe no espelho e diga pra voce mesmo o que voce gostaria de ouvir, todo o dia , quantas vezes for necessário. Acredite, leia, reze, sorria, mesma que esteje sozinho, sorria para você.

      • Ariam

        Obrigada Katia, eu sorri!

        • Ariel

          Lindo, Katia…me serviu.

      • nildin

        cara eu tenho toc isso ta acabando comigo e ruim demais em tudo eu quero faze tenho que faze,agora msm to escrevendo e apagando e repetino as palavra demora muito pra mim escreve um texto,sofro isso desde pequeno,muita gente ja pecerbeu mais sempre invento umas desculpa,mais ja falei pra muita gente que isso eu tinha toc,mais niguem nem ligava pra ideia so ria,agora lendo sobre o toc na internet vou tenta sigui uma regra vou faze de tudo pra nao repite,eu acho qui com o tempo vou domina isso eu sei que eu consigo sem remedio vou tenta

        • Luciano

          Amigo, calma. É possível sim curar-se sem remédios – mas o tratamento com a laitura sobre o assunto é fundamental. Se puder ter um psicologo/terapeuta para algumas sessões a lhe indicar um caminho, melhor ainda. Indoc o livro Vencendo o TOC, da Artmed. É um guia para pacientes e terapeutas, didático e simples. Abraço!

          • van

            Olha…. eu tenho + de 50 anos de idade. Sejamos realistas. Nao ha cura para o TOC, Nos tornamos prisioneiros dos nossos tics nervosos e nao ha nada que possa nos aliviar. Prisioneiros da Mente. Nao ha como sair desta prisao. Só me iludi quando pensei que havia soluçao. NAO HA tratamento… e o pior. Somos produtos de uma vitrine chamada vida onde ninguem paga para assistir nossos espetáculos gratuitos e ainda riem d que veem. O que podemos fazer com quem nos ridiculariza!!!

          • Jose Silva

            Olá. Tem cura sim. Terapia da linha do tempo e escitalopram resolveram. O remédios tem funcionamento diferente em cada pessoa. Consulte seu médico e terapeuta. Não dê atenção aos comentários negativos.

        • joici

          nildin…nem sem tbm como te ajudar pois pra mim ta tbm muito difícil…tenho meu toc desde criança por volta dos 8 anos mais ou menos e consigo lembrar de alguns rituais qua já fazia com aquela idade e hj tenho 29 anos…confesso que nunca procurei tratamento demorei pra contar pra minha mãe e só de alguns tempos pra cá que ela veio perceber que algum problema tem comigo…essa parte de vc não querer fazer algo e acabar cedendo porque tem medo ou até mesmo por causa do desconforto da ansiedade é difícil mesmo, eu paço por isso todos os dias é uma luta diária comigo “eu insisto que não quero fazer mas acabo fazendo para aliviar o problema” eu tenho vários toc..mas vamos vencer acredito nisso temos um Deus maravilhoso que acredita em nós…bjos e muita sorte

          • Marcelo

            Boa noite estou tendo essa crise toda vez que eu cheiro cocaína por favor me ajudem

        • joao francisco

          So Deus sabe o que tenho sofrido com o toc foi muito bom ler essa pagina que me deu esperancas e rezo pra que Deus cure e liberte a mim e a todos desse mau que so quem sente ns pele sabe oque e..!

          • Angelo Rodrigues

            Isso mesmo, João Francisco! Eu que

            tenho

            sofro muito.
            E sempre tive a minha vida toda.

          • alexandre

            interessante, também tenho essa desgraça de toc.
            está muito ligado a religião, parece que essa pressão sofrida desde a infância cooperou para fazer isso conosco. há tantos cegos, surdos e mudos , e há quem crê que Deus queira curar o toc. Infelizmente estamos sozinhos, melhor dizendo , temos a limitada medicina , mas não espere muito de Deus, se fosse da vontade dele , não teríamos
            nem nascido com essa desgraça.
            maldito é o dia em que nasci!!!!

        • reinaldo

          ola, gostaria de poder trocar algumas ideias com vc me identifiquei com vc e se poder me procure no face ou me mande um e-mail cara tenho o toc a muitos anos tambem.

          • bianca santos

            Eu tambem tenho so que os meus sao com pensamentos com minhwa propria familia e muito ruim como fazt p me livrar

          • @olá Boa noite

        • Solmarlua

          Ola! Bom dia…
          Bom meu nome é tenho 26 anos e tenho o toc desde os 6 anos de idade :(. Nesse tempo já sofrir muito. Pq quase todos zombavam de mim. Difícil VC conviver com uma pessoa que toca a posta 5’6’7 vezes que volta a fazer tudo que já fez a um minuto atraz!!!! Que tem todo um ritual pra dormi, acorda, tomar café etc… E o pior que alem do toc tenho ansiedade crônica acompanhada de síndrome do pamico. Bom é horrível sentir o que sinto. Hoje tenho alguns amigas e amigos que sabem dessa minha falta da realidade e me ajudam quando tenho crise. Bom já cheguei a desmaiar com tanta crise que já tive sou usuário de remedios para conter um pouco a ansiedade. E acredite quem me ver não imagina o quanto sofro pq sou brincalhona trabalhos com job’s onde precisos sempre estar bem com nos mesma.
          Mas uma das coisas mas belas em minha vida é pensar primeiro que tenho Deus para me ajudar a cada segundo e que tenho um filho lindo de 8 aninhos que precisa muito de mim. Bjs e estou aqui para ajudar e ser ajudada ;).

          • Marcos

            Isso mesmo….confie em DEUS. Eu tenho 2 filhinhas que me ajudam muito ….

        • Dico

          Tenho toc e to sofrendo muito ate para mon escreve agora tenho que apaga e escreve de novo gostaria muito de um amigo para conversa e juntos se ajudar podderia me adicionar no whats 051 97219110 ou 97219110 força amigo

          • paulo

            eu tambem sou igual a vc, quando eu vou escrever um texto ai eu apago tudo de novo

        • Gisely

          Amigo, conselho de uma pessoa diagnosticada há 12 anos de TOC. Procure terapia cognitivo comportental c psicólogo, mantralize pensamentos várias vezes ao dia significando o oposto do seu TOC e MEDICACAO!!!! Psiquiatra é fundamental!!! Doença q tem por causa um agente bioquímico em falta, a clomipramina. Tomo todos os dias o CLO. Me dei bem c ele. Parei de tomar por conta própria e depois de três meses em situações de estresse voltou c tudo! Medicação!!!

        • Amiguinha

          Forca tbm tenho isso é muito triste esses sentimentos eu sofro muito

        • van

          nildin… estamos acabados desde que adquirimos esta maldita mania/doença… sei la como chamar… eu odeio a mim mesma por nao saber controlar… sinto que meu cerebro criou um ponto de defesa diante de: Tensão/ansiedade/medo/ pressão/ é como um alcoolatra viciado em bebida… nossa mente criou um mecanismo de defesa… nos colocou dependentes desta MALDITA proteção chamada toc/ onde somos ridicularizados todas as vezes que somos notados; eu odeio… odeio… odeio… odeio…

      • wermeson guimares

        obrigado katia vlw muito to com uma crise muito forte , mais com fé em Deus isso um dia vai passar,enquanto isso to sofrendo muito..obrigado!!!

        • Cleidiane

          Oi gente também tenho essa doença terrivel, passai alguns anos otima, mas ano passado descubri que tava doente e voltou com força,agora só Jesus pra ter misericordia de mim tou pirando as vezes choro e oro pra Deus me ajudar é muito terrivel

        • Andre

          tambem tenho toc de pensamento intrusivo. Toda hora me aparece algum sintoma e ja relaciono com uma doençá grave. Só pjensamentos negativos e ruins, nem minha esposa aguenta mais. Tenho tido poucas recaidas feias graças ao tratamento psicológico com TCC E PSIQUIATRA mas estou sem acompanhamento falta de dinheiro mas continuo com os remedios mesmo assim ainda sofro muito com essa porra.

      • Tyago

        Adorei seu comentário.

        • pedro meira

          meu nome e pedro tenho 13 anos estou em uma crise a 2 meses sou muito ancioso tambem estou com panico costaria q me ajudasem a emdenter isso n ta sendo facil tomo medicaçaoes e o rezultado esta sendo lendo tenho pensamendo ruins medo da minha mae morrer medo de fica doente e sofro muito com isso e queria a ajuda de vcs porque sei q vcs saben oq to sintindo tanbem tenho problema de aprendizado e etc me ajudem meu facebook e Pedro Ribelutt se quise falar com migo la vai me ajuda muito tenho muito apoio da minha familia estou em tratamendo mas n ta sendo fasio estou com medo de tudo horo muito para Deus me ajuda a sair dessa sintuaçao

          • veriano

            Pedro; seja forte menino; também sofri muito com isso; que bom que você é um menino que pede ajuda; te dou um conselho; hoje eu tenho 37 anos; peça para alguém te levar para um psicólogo e procure fazer terapia para procurar entender o que esta passando, provavelmente você sempre foi um menino medroso, que se sentia diferente dos outros, e agora os sintomas se concretizaram. Cuidado para não ficar lendo coisas e coisas a respeito na internet, pois são muitas coisas diferente e vai te deixar confuso. Procure um bom psicólogo, abra seu coração para a sua família e não desista; vai passar e você terminará tudo isso bem mais forte.

      • Carol da Penha

        Obrigada pelo seu post, acabei de sorrir verdadeiramente. =)

    • Luiz

      Procure um psicólogo e faça terapia. Saiba que medicação ajuda, mas sem terapia fica bem difícil vencer as crises de pânico. Já sofri de crises de pânico e só resolvi o problema com tratamento combinado entre terapia e medicação. Dica, medicação procure um psiquiatra e psicoterapia procure um psicólogo… Boa sorte!

    • José

      Amigo. Fui vítima deste mal também. Achava que nunca ficaria livre e li muita bombeira na net. Fique tranquilo tem cura e vai passar. Resolvi tomando medicamento certo (ansiolitico e anti depressivo), terapia e religião. Depois que as crises passaram ainda tive uma espécie de stress pos traumático. Mas para minha surpresa até esse se foi. Fiquei melhor que antes. Saiba que este sentimento de que não vai passar e uma ilusão. Mentira. Você vão ficar bom.

      • Alexandre

        Existe a possibilidade de vencer isso sem o uso de remédios? Sei que a combinação do dois pode ser mais eficaz, mas gostaria de saber se sem o remédio é possível vencer…

      • Raquel

        Oi, qual sua religião ? E qual remédio você tomava ? Quanto tempo durou seu tratamento e qual era sua mania ?

      • johm

        Poxa José me manda seu fece pra gente conversar um pouco estou desesperado gostaria de tirar umas duvidas com vc…

      • Sandra

        Vc falou tudo ! Tenho toc de contaminacao e não estava nem saindo de casa e me isolando de todos. Ė algo inexplicável , parece q n teremos vida. Algo na sua mente mais forte q vc. Mas estou com remédio e psicóloga e acredito q vai passar. Agora estou tentando enfrentar e digo quando entro em desespero : “eu entrego a Deus” o fato ocorrido e confio q tudo ficará bem , pois DEus vai cuidar de tudo. Nos n temos o controle de tudo na vida, algumas coisas ocorrem sem nossa interferência ,simplesmente por q tem q ser. Temos q acalmar a mente e tentar relaxar . Ter fé e acreditar q nada ė por acaso , até o sofrimento vem pra nos fortalecer. Gente ė foda! Mas vamos vencer isso ! Bjss

      • Karina

        Olá José! Preciso de ajuda! Como vc fez? Obrigada!

      • van

        nao engane as pessoas aqui. Temos o mesmo problema e sabemos que vai um tic… vem tres …. vao tres….. vem cinco . eles se multiplicam e mudam quando bem querem. So para nos expor expor expor expor……nos ridicularizar… ridicularizar… ridicularizar….. estou a ponto de pegar uma carona no rabo de foguete….. de pegar uma varinha mágica da pior bruxa e fazer uma magica para desaparecer para sempre

    • Anna

      Não perca a sua esperança, não é assim que se olha as lutas. Sei que é difícil! Mas sempre haverá como vencer nossas batalhas. Encha-Se com a palavra de Deus. Pois é busque-o. Pois a palavra de Deus é fé. E é disso que precisamos para vencer-mos nossos medos.

      • van

        Engraçado. Vendo voce falar assim…. tenho certeza que os cegos vao enxergar… aleijados vao andar…. pessoas que nao tem pernas vao andar…. pessoas sem cérebro se tornarão inteligentes/ capazes de entender/andar/pegar/ouvir/ raciocinar…. sem braços farao lançamentos de arremessos… impressionante. DEUS nos criou e daqui a pouquinho nos concertará…. Em troca de QUE??? porque permitiu a todos nós acima citados??? Milagres??? só se for para os que nasceram NORMAIS…. o que nao somos com certezaa. Se fôssemos… nao seríamos motivos de chacotas

    • pitty

      eu tinha isso, na verdade a pessoa tem que se apegar em uma religião que eleve seu pensamento , procurar praticar esportes e ter um hobbie ,procure fazer coisas prazerosas ir ao cinema ,rir, ver vídeos engraçados , pedir ajuda a um líder espiritual e elevar a fé é um fator importante.

    • eu também já pensei loucuras mais a gente tem que respira fundo e pensa em tratar, pois isso é difícil pra quem tem boa sorte fique na paz !

    • em primeiro lugar desejo a vc toda felicidade do mundo e muita paz pois se conheço bem este sintomas é justamente o que nao tem.
      Meu colega troca de psiquiatra nao adianta ficar se medicando para mescrar muito menos este medo esta afliçao vem do interno uma luta entre vc mesmo procura fazer isto mesmo caminhar correr toda viafazer um chekap cardiaco e fazer uma alimentaçao bem saudavel nunca é demaismas desencana meu colegasofro disto a mais de 5 anos sem remedios auputura ajuda bem mas exelente mesmo e vc procurar uma igreja se achegar a Deus isto é completo abraço melhoras e sucesso

    • Lola

      Espero realmente que vc tenha melhorado. Pois tenho um problema parecido já faz alguns anos. Sinto dor no peito, na cabeça e um medo insuportável de passar mal e morrer. Também fico perdida sem saber o que fazer. rezo muito mas as vezes minha fé esmorece.

      • Tenho o mesmo medo que você eu tenho muito medo de morrer não sei como é depois da morte

    • nilce

      Antes de tudo há uma força maior que estar em torno de nós e essa força e O SENHOR JESUS, precisamos dele pra termos uma vida espiritual equilibrada, psiquiatra ajuda mas não resolve…… Jesus é o segredo….reflita

    • Daniel

      Olá, companheiro. Vi seu relato hoje. Como tem passado? Suas crises diminuíram? Abraço.

    • Silvia

      Eu tenho TOC com limpeza, hoje ouvi palavras de uma amiga e gostaria de compartilhar, pois me dez um bem enorme, desci com meu filho pra brincar, ele está todo sujo e até agora tá tudo bem. Não sei qual é sua crença e se tem alguma, mas as palavras foram: está tudo em seu lugar, tudo! Deus é maior do que qualquer problema e como partícula Divina que somos, você é maior do que isso tudo! Confie em Deus, Ele tudo pode.

      • van

        Engraçado. Vendo voce falar assim…. tenho certeza que os cegos vao enxergar… aleijados vao andar…. pessoas que nao tem pernas vao andar…. pessoas sem cérebro se tornarão inteligentes/ capazes de entender/andar/pegar/ouvir/ raciocinar…. sem braços farao lançamentos de arremessos… impressionante. DEUS nos criou e daqui a pouquinho nos concertará…. Em troca de QUE??? porque permitiu a todos nós acima citados??? Milagres??? só se for para os que nasceram NORMAIS…. o que nao somos com certezaa. Se fôssemos… nao seríamos motivos de chacota

    • EDUARDO

      Kratos.

      Bom dia! não deixe que essa chama se apague nunca, e não importa qual seja a sua religião, pois Deus tem um propósito para cada um dos seus filhos aqui na terra, e nunca daria a um de nós carga mais pesada do que possamos carregar, e Tem uma passagem na Bíblia dos Cristãos que diz assim: No mundo terás tribulação, mas tenhais bom ânimo porque eu venci o mundo. (Jesus de Nazaré), e uma outra que diz: Basta a cada dia o seu mal! veja bem, não foi dito basta a cada dia o seu bem, mas o seu mal. Ou seja todos os dias teremos algo de mal para acontecer no mundo , e se somatizarmos este mal, é como se somássemos 2 + 2 + 2 + 2… e se não eliminamos a cada dia um pouco deste mal ele vai ficando cada dia maior.

      Você precisa de acreditar que é capaz e adquirir auto confiança em você dizendo a sua mente: Todos os dias sob todos os pontos de vista eu vou cada vez melhor.

      Sei o que está passando pois aos 19 anos passei pelo mesmo problema que você e naquele tempo, pois hoje eu tenho 56, esses distúrbios eram considerados como loucura, e eu lutei, relutei, e consegui me livrar, dizendo para mim que eu sou filho de Deus e ele me ama como ama a todos os seus filhos aqui na terra, não existe religião, povo, nação escolhida, existe a raça humana que Deus criou a sua imagem e semelhança, por isso não se deixe escarnecer por alguns que irão lhe dizer que é falta de religião, que é sua fraqueza etc. Vá em frente, pois Deus é Deus de todos nós.

      Um abraço!
      Eduardo

  3. Alexandre

    Tenho alguma ocorrencias de crises de panico, e isso me chateia bastante pois já fiz tratamento, terapia, e etc. Tenho um conhecimento consideravel sobre o assunto, e procuro sempre buscar a causa dela. Como também tenho uma vida boa, e feliz, com amigos, famílias, e que não tenho do que reclamar. Mas apesar disto tudo quando elas ocorrem sao bastante cansativas, desagradaveis e deprimentes. Consigo lidar bem com sintomas corporais e quase não os percebo ou tenho mais, mas a sensação de irrealidade, medo de perda de controle são bastante incomodas. Aceitar o estado de ansiedade é o que costumo fazer, mas por que ocorrem os pensamentos intrusivos? O que se sabe disto, e o que se deve fazer para pará-los? Obrigado!

    • Luiz

      Para tratamento psicoterápico de crises de pânico precisa consultar psicólogo especializado e experiente. Senão vai mascarar os sintomas e solução do problema…

    • joici

      Olá Alexandre…vc toma algum tipo de medicamento para esse sintomas?…eu sofro muito tbm já faz uns 20 anos que tenho esse toc que me estressa tanto que até deixa a gente baixo astral…me pergunto tbm sobre esses pensamentos invasivos…mas um dia me disseram que tem que fazer terapia…estou procurando psicólogo pra mim fazer uma consulta..confesso que tenho medo de tomar medicação mas em ultimo caso é o que vai sobrar pra mim rs..mas primeiro vou tentar apenas com a terapia, vou tentar de tudo jeito mas é uma tarefa nada fácil mas tenho Deus e creio que vai dar certo…torço por nós todos pq só quem tem sabe…boa sorte!!

      • Dico Matthes

        Oiii tambem tenho toc me add no whats 051 97219110

      • van

        joici… que comentario idiota o seu. Voce vai melhorar so pq TEM DEUS??? Os demais que estão aqui… sofrem com a mesma maldição e nao se curaram pq nao tem DEUS??? entao voce acha que sofremos por falta de FÉ???? se a gente matar um INFELIZ desse pq zombou de nós será que este maldito vai para o Inferno? porque este sujeito nao entende que voce vive todos os dias da sua vida num INFERNO e este sujeito safado so comseguiu fazer com que este mesmo dia se tornasse em 48 HRS so para voce se torturar em dobro???

  4. Mônica

    Comecei a ter essas crises após um incêndio em 2009 no local de trabalho, onde todos os funcionários ficaram presos em uma sala sem saída. Isto associado ao stress intenso no trabalho. Na primeira crise fui para a emergência da Santa Casa de Porto Alegre com muita falta de ar, taquicardia e sensação de desmaio. Após alguns episódios fui demitida do emprego e perdi o convênio médico.Fiquei um bom tempo sem nenhum tipo de tratamento, mas as crises pareciam ter acabado. Quando a situação financeira se estabilizou novamente e me reempreguei , retornei ao médico que me encaminhou para uma série de exames, desde eletro, exame de sangue, RX do pulmão,urina. Não havia nada de errado comigo, então fui encaminhada á psicóloga. Fiz duas sessões e perdi o convênio novamente. Em 2012 tive um longo período com crises fortíssimas, com todos os sintomas possíveis. Agora os sintomas estão mais leves, passei a fazer meditações, escutar músicas tranquilas…isto tem me ajudado, tentando acalmar a mente e ter pensamentos positivos. Não tomo nenhum medicamento apesar do médico ter me receitado Rivotril. Tomei somente em situações muito fortes , hoje não mais. Estou tentando colocar ” as coisas no lugar” , fazendo um balanço do que realmente é importante e descartando tudo que não é necessário . Devagar, mas estou melhorando. É muito difícil lidar com esta doença mas a vontade de melhorar e me curar é maior que cada crise.

    • nilce

      Ola , já tive depressão tomava remédio e me sentia melhor , mas não conseguia me sentir curada eu tinha vontade de ser a pessoa que era antes, tinha saudade de mim mesma….rsss. foi quando decidi ter uma experiência de vida com o meu Senhor Jesus, acedite não existe cura sem Ele Jesus, esses problemas todo São da alma e não existe remédio pra alma, porque nossa alma é eterna e ela veio de Deus e quer voltar pra Deus…. Jesus é vida eterna. Um abraço

  5. Iza Ferreira

    Eu sou uma pessoa muito ansiosa, mesmo, tenho emetofobia, ja tive sindrome do panico mais curei com idas a psicologa, eu sofro de crises de ansiedade, pareçe que estou ligada a mil ! começo a pensar em tudo e começo a ficar com tudo tambe. muitas vezes como eu tenho emetofobia, meus pensamentos sao diferentes. e nao sei muito lidar cm isso..

    • lorrana vitoroa

      Bom tenho a mente muito fraca ai um dia do nada comecei a pensar em deus e sentir um incomodo na vagina nao sei o que é me ajudem alguem ja teve nao agunto mais!!

      • Camila

        Eu sinto isso tambem. Não fique preocupada Deus sabe que isso é uma doença sua. Vc deve pensar que Deus e contra sexo ou algo do tipo. Mas ele não é Deus sabe que somos ser humanos e isso pra ele não é pecado e algo natural como tar banho e Escobar dente. Deus é misericordioso e compreende nossos sentimentos. Ele vai vê o que somos é o que fazemos de b para o outro.

    • Oii leandra vc ainda esta com isso pois sinto quase a mesma coisa doque vc mais um pouco diferente

    • PRISCILAUCHOA E SILVA

      se apegue no salmo 91 ! todos os dias e peça pra que deus te der forças todos os dias e com fe vc conseguira !

  6. Gustavo Araujo

    Eu tenho TOC, estava tomando medicamento, tomei 2 dias e parei, pois estava ficando dopado e não conseguiria fazer a prova da Auto Escola, os medicamentos que tomo são Roxetin (Paroxetina) 20mg e Risperidon (Risperidona) 1mg, tenho crises de ansiedade e sensações estranhas, sensações de desmaio, sensações de que irei ficar cego, mudo, surdo, e qualquer coisa que eu sinto, eu acho que vou morrer, estou fazendo acompanhamento com psiquiatra e irei retomar os remedios após a realização da prova, gostaria de saber como faço pra controlar ansiedade.

    • José

      Converse com o medico. A Paroxetina e bom para crise mais fortes mas tem muito efeito colateral e qdo e descontinuado. Todos são um pk desagradáveis no início até vc se adaptar. Como vc tem toque veja com seu medico se a Sertralina ou o Luvox podem servir para você. Deixe o Rivotril só qdo nao estiver legal. Abs

    • Natalia

      Procure tratamento energetico como Reiki ou Cura holografica e fuja dos psiquiatras. Os remedios debilitam e mascaram e nao resolvem, nao curam. Estes problemas nao sao compreendidos pela medicina alopatica, infelizmente, pq sao problemas energeticos, espirituais, realidade negada pela nossa cultura.

    • Hugo costa

      Cara estou com essa crise também meu peito dói . não paro de pensar q vou morrer como vai ser a morte q vou deixar meu filho q acabou de nascer q meus pais vão morrer . já fui pro hospital 2 vezes c dores no peito medo ai passa e volta ..amanha vou passar c o psicologo pq cara isso é horrivel

      • Lola

        Espero que vc tenha melhorado Hugo, pois é exatamente isso que eu sinto e não sei o que fazer. Na realidade ouvir comentários como estes chegam a me dar um conforto, parece humor negro, mas é verdade pois afinal, tudo está dentro da nossa cabeça e cabe a nós resolvermos!

        • Queila

          Oi Hugo e Lola. bom, sinto essas mesmas coisas que vocês e concordo com Lola quando diz que ouvir comentários de pessoas que passam pelo mesmo, chega a ser confortante, pois é algo tão horrível que passamos a creditar que só nós vivemos, que ninguém mais tem um problema parecido. Eu tenho medo de tudo. Se vejo algum inseto venenoso, se eu passar perto dele, já imagino que ele vai me passar alguma doença e que vou morrer por conta daquilo, fico imaginando só coisas ruins. Tem horas que acredito que vai dar tudo certo, que vou vencer isso mas há horas em que parece que não tem solução. Já tem um tempo que passo por isso e acho que aprendi a lidar de certa forma, porque já consigo me distrair saindo com os meus amigos, conversando, ou assistindo algo engraçado. Mas tenho esperança e fé que uma hora isso vai passar e que não vou mais lembrar que passei por esse problema. Deus é maior que nossos problemas e ele é por nós. Se der, me passe seu contato.

    • PRISCILAUCHOA E SILVA

      ore meu irmao ! o salmo 91 e deixe deus entrar no controle .

  7. Taís

    Desde muito jovem eu tinha “mania por limpeza”… eu era “estressada” e neurótica por perfeição, organização e limpeza. Não sei porque eu tinha isso (eu tinha uns 12 anos de idade), mas deve ter alguma associação com o complexo e raiva que eu tinha por ser extremamente magra. Eu me escondia em casa e ali eu ficava nestes rituais de higiene loucos. Aos 17 vivi uma tragédia horrível na minha familia ( perdi um irmão tragicamente) e neste período, minhas manias pioraram… eu queria tudo limpo, perfeito. Eu perdia horas e dias mirabolando como deixar a casa perfeitamente organizada e higienizada ….e nas “horas vagas” eu chorava a morte do meu irmão. Emagreci muito…. a tristeza era enorme e eu não queria comer. Sem forças na cama, os pensamentos de LIMPEZA e organização me assombravam e mesmo debilitada física e emocionalmente eu levantava e ia praticar meus rituais. Nessa época comecei a tomar antidepressivos pela primeira vez. Hoje tenho 28 anos, moro só, tenho inúmeras manias, tomo ansiolítico de tempos em tempos … meu record foi ficar 6 meses sem meu escitalopram ….que me rendeu um estado horrível de estresse, um misto de apatia, tristeza, ódio, cabeça vazia etc. Qnd fico sem remédios, me sinto abduzida e é como se outro ser habitasse meu corpo. Em função destas, iniciei o uso da fluoxetina ha 2 dias. Não aguento mais lutar com esses sentimentos ruins… eu sempre os encaro e tento suportar, mas surto, perco amigos e relacionamentos (temo até perder meu emprego)… ai então volto pros remédios. ps: já fiz terapuas, hipnose, acupuntura etc que não me ajudaram em nada.

    • José

      Fluoxetina (prozac) deixa muito ansioso no começo. Veja com seu medico se a Fluvoxetina (luvox) ou a Sertralina (Zoloft) sao mais adequados. Experimente fazer a terapia da linha do tempo. Funcionou para mim. Qq duvida pode me escrever. Abs

  8. Ana

    As vezes acho que certos textos não funcionam para mim porque fico ansiosa com situações que realmente pode ocorrer e não algo imaginário. E fica pior ainda quando outros dependem de mim.

    Eu sei que ficar pensando não ajuda.Mas acredito que fico obsessiva porque quero achar uma solução pra a situação que pode dar errado,um plano B,ter certeza.
    E isso me mata.

    • Luiz

      Quanto mais quiser controlar as coisas, mais sensação de impotência e ansiedade irá sentir. Saiba que podemos controlar algumas coisas na vida, mas não tudo. Aprender a lidar com imprevistos, utilizando a criatividade, inteligência e capacidade de improviso, é o primeiro passo para não ser “escravo” do pseudo controle e viver em paz com seus pensamentos.

  9. Ana

    A terapia cognitiva comportamental, com medicamento, funciona muito bem para o TOC. E vai melhorando cada vez mais com o tempo. Alguns hospitais tem programas grátis com essa terapia. Fiz no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

  10. Eu tenho Toc des dos meus 17 anos começei quando começei a trabalhar pela primeira vez em são paulo daí pra cá venho com pensamentos de pessoas cairem no chão ,ferir minha avó com uma faca meu irmão,fazer sexo com minha mãe e agora por ultimo querendo se ferir com uma faca e tenho pensamentos com cristo tambem

    • Anna

      Paulo, não se preocupe, Cristo entende que você não tem controle nessas situações, portanto não se sinta culpado, encha-se da palavra de Deus, busque ao Senhor clame ao Senhor! Persevere! Grande é o Senhor é poderoso para curar.

      • EDUARDO

        Ana.

        Bom dia!

        Não prego religião, por isso o texto que estou lhe enviando poderia ser bíblico, mas é de Chico Xavier, mas sem apelo religioso, somente para reflexão.

        Somos o que atraímos

        Você nasceu no lar que precisava nascer, vestiu o corpo fisico que merecia, mora onde Deus melhor te proporcionou, de acordo com teu adiantamento.

        Você possui os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas os justo para tuas lutas terrenas.

        Seu ambiente de trabalho é o que você elegeu espontaneamente para sua realização.

        Teus parentes e amigos são as almas que você mesmo atraiu, com tua própria afinidade, portanto, seu destino esta constantemente sob teu controle.

        Você escolhe, recolhe, elege, atrai, busca, expulsa, modifica tudo aquilo que te rodeia a existência.

        Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes.

        São as fontes de atração e repulsão na jornada da tua vivência.

        Não reclame, nem se faça de vitima. Antes de tudo, analisa e observa, a mudança esta em tuas mãos.

        Reprograma tua meta, busca o bem e você viverá melhor.

        Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

        Francisco Cândido Xavie

    • Davi

      Colega, eu também tive este mal, pensava muitas coisas horriveis , contra as pessoas e até questões religiosas, isso tava me deixando louco. Mas encontrei um método que ajuda muito, Claro, procure um psiquiatra e tome remedios como eu estou tomando, e também USE SUA RESPIRAÇÃO, UM DOS SEGREDOS PARA COMBATER E VENCER ESTE MAL ESTÁ NA RESPIRAÇÃO PROFUNDA, PROCURE RELAXAR O CORPO E SEMPRE RESPIRE PELO NARIZ PROFUNDAMENTE, ONDE VOCE ESTIVER , A TODO O MOMENTO RESPIRE FUNDO, PROCURE SENTIR A RESPIRAÇÃO, E O OUTRO SEGREDO E LER MUITO, FAÇA LEITURA TANTO ORAL E SILENCIOSA, MAS PROCURER SEMPRE LER COM A VOZ, PORQUE ISTO FAZ TRABALHAR ÁREAS NO CÉREBRO RESPONSÁVEL PELA FALA E COMUNICAÇÃO LÓGICA, LEIA MUITO , O TOC , TRARÁ PENSAMENTOS PARA VOCE PARA DE LER, MAS VOCE NÃO PODE PARAR LER, COLOQUE O LIVRO NA SUA CAMA E LEIA TODOS OS DIAS, NÃO POUQUINHO, MAS PROCURE SEMPRE LER UM CAPÍTULO, OU MAIS POR DIA, FAZENDO ISSO VOCE VAI SE SENTIR MELHOR E VENCER OS MALS PENSAMENTOS, MAS LEMBRE, NÇAO ADIANTA PARA DE REPIRAR PROFUNDO PELO NARIZ E LER , QUANDO COMEÇAR A SE SENTIR MELHOR. TEM QUE SER CONSTANTE DIRETO , O ANO INTEIRO, SEMPRE LEIA PELO MENOS UM CAPÍTULO POR DIA E SEMPRE RESPIRE PROFUNDAMENTE PELO NARIZ, FOI ISTO ME ME AJUDOU A VENCER O TOC.

    • Dico

      Paulo me adiciona no whats para conversarmos sobre o toc 051 97219110

    • Leo

      Esse é o caso mais parecido com o meu até agora. Na última semana, diariamente, tenho pensado que posso machucar minha mãe, que é a pessoa que mais amo nessa vida, evito até chegar perto de facas. É uma angústia terrível quando começo a pensar nisso.
      Eu não tenho coragem de fazer mal nem a um inseto (me sinto mal quando tenho que matar barata, por exemplo), quem dirá a minha mãe, mas nas crises eu penso que estou enlouquecendo e possa ser capaz de fazer essa besteira.

      • Fran

        Paulo e Leo, sofro desse mesmo tipo de pensamento…qual o whats de vocês?

  11. OLA

    MUITO OBRIGADO POR ESCREVER ESTE POST
    A ANOS NÃO LEIO ALGO TÃO BOM A RESPEITO
    ME ALIVIOU MUITO EM SABER QUE HÁ UMA SAÍDA
    TENHO TOC A UNS 8 ANOS DESCOBRI A 6 MAS NUNCA ME TRATEI, SEI QUE ISSO FOI UM ERRO, PRETENDO ME TRATAR LOGO.

    • Helem

      Olá. Eu tenho T.o.c. sei lá, desde uns 10 anos de idade, hoje eu tenho 30. Eu tenho muito medo em que algum ente querido fique doente, então eu tenho rituais e frases que falo em minha cabeça… pra que nada de mal aconteça. Antes de dormir e sair de casa eu tenho muitos rituais. É muito cansativo. Eu tenho que ter tudo sob controle, não posso deixar ninguém ficar doente e se alguém fica eu fico quase louca. Não to mais aguentando. E o pior é que eu leio algo, e tento não fazer as manias…pode saber que algo acontece. Pode? Eu sou escrava da minha mente. Nunca aproveito o presente, pois minha cabeça está lá no futuro, por causa do passado. Não aguento mais isso.

      • PRISCILAUCHOA E SILVA

        Helen ! o homem e o que pensa se vc insistir em pensar no mal na dor o traira pra si pense na alegria , na saude na prosperidade e sua vida tomara novo rumo . afirme que e feliz que as dores passam e que a saude se consolida cada vez mais , afirme sempre que e feliz e que existe um Deus dentro de vc te dando a força que vc precisa ! todas as noites leia o salmo 91 .

        • van

          AI AI AI AI AI… Eu nao tenho mais HOMOFOBIA…….. isto para para mim é pouco. Cheguei a ter Roubomofobia… Ladromofibia….. Assassinatomofobia…. Zumbinomofobia…. ( tudo isso ai fora nos apavora). Mais o que é mais apavorante é a certeza de que Vamos ficar Velhinhos… Gagás…. e o maldito T.O.C. nao nos abandonará. Acredito que seja o unico que vai me acompanhar até a sepultura. Será enterrado comigo só para ter a certeza que Nunca me DEIXOU um SEGUNDO sequer.. É como ter CANCER. Ele mata voce e o acompanha até debaixo da terra.

      • Queila

        Hellem, passo basicamente pelo mesmo que você. Estou precisando conversar com alguém que passe pelos mesmos problemas que eu. desabafar, sei lá, qualquer coisa… Entra em contato comigo. Queila Deshafer no facebook. Beijos

      • bruno

        eu tive isso toc, fiquei curado com uma medicação chamada quetros 25 mg ela é ótima. abçs

        • johm

          Poo bruno manda teu fece pra gente conversar estou presisando falar com alguem que ja teve esses problemas e se curaram..

          • Celso

            Fui pesquisar sobre o quetros 25 miligramas e vi que é antipsicótico e pesquisando um antipsicótico natural acabei encontrando l-teanina que está presente no chá verde e parece que é muito bom

  12. Mesquita Paulo

    Olá pessoal, muito esclarecer esse tópico. sofro de TOC a uns 4 anos e tenho medo de tocar nas pessoas , sentar em lugares pois me sinto sujo e tenho medo de pegar alguma doença. esse medo é tão grande que fico horas pensando se estou realmente limpo e lavo as mãos varias vezes, na tentativa de me sentir puro. ainda não tomo nenhum remédio más espero melhorar com as dicas do site e dos usuários, obg.

    • van

      Mesquita vai por mim. Aqui pouca gente consegue ajudar voce. Até acredito que as pessoas otimistas aqui nao sofrem desta CRUZ MALDITA. Os que sofrem de T.O.C. sao pessoas incompletas porque vivemos sozinhos em nosso mundo interior. Nossas caretas, e tudo mais… sem falar que somos capazes de ficar 4 horas acordados até o sol raiar, vistoriando portas e janelas repetidas vezes. Alguem aqui até menciona FE e DEUS como se estivéssemos condenados para viver eternamente nesta Escuridao. Nao ha caminho para seguir, Nao vamos aceitar nunca e nao vamos sarar nunca. Esta sim é uma verdade. Quando pensei que um profissional conseguiria ajudar-me… voltei a estaca zero quando fiquei pior do que estava antes. Nao ha Luz no fim do Tunel… Nao ha tunel… Nao ha luz…..

  13. CAIO FELIPE

    ESTOU SOFRENDO MUITO ,QUE DIZER DESDE CRIANÇA EU NÃO SURPORTO MAIS VIVER COM ISSO , GOSTARIA DE CONVERSAR COM ALGUEM QUE TEM ESTE MESMO PROBLEMA, SEGUNDO O MÉDICO EU TENHO T.OC E TRANSTORNO BIPOLAR , MINHA MENTE SÓ FALTA EXPLODIR E NÃO ESTOU SURPORTANDO MAIS ISSO ESTOU ME SENTINDO CADA DIA MAIS DEBILITADO E NÃO CONSIGO PROCESSAR AS COSIAS DIREITO ,PRECISO DE AJUDA!! ALGUEM QUE TEM ESSE PROBLEMA , CONVERSE UM POUCO COMIGO EU PRECISO PORFAVOR!

    • jerlane

      Só quem sofre com o TOC sabe quanto trás desespero, meu caso e como de muitos mais consegui controlar por 4 anos até ele se torna TOC de pensamento , que e algo insuportável, não e simplesmente de tocar em algo arrumar algo e sim de fazer algo, no meu caso se manifestou em marca consultas para entes queridos meus e fazer com que eles soubessem os resultados dos exames para que desse tudo certo e como se algo falasse na minha cabeça que algo de muito ruim aconteceria com as pessoas que eu amo se eu não fizesse aquilo, todos me dizem vc tem que ser forte mais ninguém sabe como e essa angustia e como se eu me convencesse que não devia me importar com que aconteceria com quem eu amo, ainda estou no meio dessa crise e e um ciclo quanto mais vc faz mais coisas aparecem para fazer estou na luta um dia de cada vez e muito muito difícil mesmo, me apeguei a Deus só assim posso ter esperança e digo para todos fazerem o mesmo, estou tomando os medicamento e me tratando mais Deus e o remédio fundamental, não desanime vai passar e o que eu digo a mim mesma todos os dias. Fique com Deus.

      • Fabio

        Amém querida,

        Tenho toc desde criança também e sei o quanto nós sofremos, faço TCC e tomo Lexapro, estou melhorando mais ainda esta muito difícil, um grande beijo e muita força de vontade…vi que você postou faz muito tempo e eu só entrei agora pois só agora resolvi procurar troca de experiência pela internet.

        Você esta melhor?

        Grande beijo

      • Flávia

        Me identifiquei com seu tipo de toc, tenho há vários anos, até que gerou toc de pensamento,depois que casei, comecei olhar demais as fotos,me arrependi do vestido que usei e fico remoendo dia e noite essa história , tenho medo só de pensar em ir em casamento, ver outras noivas, me dá pânico, pq vou me lembrar do meu vestido e volta tudo de novo, se VC puder me adc no face, Flávia Pommer, gostaria de conversar com alguém que tem esse transtorno parame entender melhor…

        • Raquel sousa

          Flavia gostaria de lhe conhecer….eu tambem sofro de bocado de coisas que descofio que seja toc…minha familia não sabe e nunca fui diagnosticada e tudo piorou e mudou tudo depois que tive nenem…gostaria de converssar com pra trocar umas ideias e saber o que eu tenho.obrigada beijos

    • DENISE

      CAIO BOM DIA, EU TAMBÉM SOFRO DE TOC DESDE CRIANÇA HJ TENHO 50 ANOS, TENHO PENSAMENTOS INTRUSIVOS E RUMINANTES COMO POR EXEMPLO QUEM SOU EU, ME SINTO ESTRANHA COM MEDO DE MIM MESMA, TOMEI FLUOXETINA POR 10 ANOS O QUAL FUNCIONOU MUITO BEM, MAS AGORA PARECE Q ME TORNEI REFRATÁRIA AO TRATAMENTO, SIGO EM FRENTE COM ESPERANÇAS DE UMA HORA MELHORAR, TE DESEJO QUE DEUS POSSA TE ILUMINAR E TE DAR UMA SOLUÇÃO.
      SE PREFERIR ME MANDE UM EMAIL PARA CONVERSARMOS MAIS.

      BJS QUERIDO E FIQUE COM DEUS

    • Thalita Alves

      Nossa, Caio!! Vc me descreveu!! Força, você não está sozinho….existe solução para o que sentimos!! Fica com Deus!!

      • van

        como voces estao hoje ????????????? porque nao se comunicam sempre por aqui????

    • Natalia

      Eu sofria c a mesma coisa e estou me tratando c reiki. Depois de 10 anos parei c os remedios e estou livre, quase cem por cento, e sem os remedios q destroem nosso corpo. Procure fazer vc mesmo o curso, assim vc nao precisa pagar um terapeuta e aplica td dia qtaa vezes vc quiser. O nivel 1 é cura fisica, 2 mental e 3 espiritual, no 1 nao senti diferenca mas no 2 td mudou e minha saude melhorou muito. No 3 entao o alivio foi absurdo.
      A verdade eh q vivemos numa sociedade doente em q td q fazemos eh vazio de sentido, onde falar de espiritualidade é ridiculo e considerado superstiçao, vamos passando por situaçoes dificeis na vida e vivendo fragmentados e sem alivio nem sentido…. As relaçoes humanas sao superficiais e a nossa relacao c a natureza morreu pq so a exploramos e matamos os animais. Estamos todos doentes, nao adianta tomar remedio. O q vc sente é reflexo do caos q vivemos, e é preciso tentar sermos inteiros de novo, cuidar do nosso ser como um todo. Todos estamos no mesmo barco, vc nao esta sozinho. Se prepare p trabalho, vc vai ter recompensa se for nessa direçao. Esquece a culpa e a negatividade e as religioes, procure a sabedoria das coisas simples e vamos em frente.

    • Anônimo TOC

      Eu tenho o Toc, desde que eu tinha 10 anos, minha vida de la pra cá, está sendo muito rui, sabe aquela sensação de ser diferente dos outros, de não poder andar como uma pessoa normal,, é assim, eu não consigo andar no chão sem pisar no meio da cerâmica, desligo e ligo a tomada várias vezes até meu cérebro dizer “já está bom”, penso que minha avó vai morrer e tenho sempre que repetir as mesmas coisas “olho pra um lugar fixo, como por exemplo uma parede e digo NEGATIVA, antes era “está repreendido em nome do senhor Jesus” hoje é apenas isso, penso coisas bizarras, não é pouco, tenho 14 anos, vai fazer 5 anos que estou com isso, é só de ontem para hoje que eu tive coragem de falar para os meus familiares.

    • jessica

      ola tenho toc e to ficando maluca com isso já preciso conversar com alguem que me entenda que esteja passando por isso por exemplo se eu falo algo pra alguem e a pessoa nao entende eu tenho que repeti tres vezes e vice e versa fica verificando toda hora se as portas e as luzes estao apagadas se as torneiras tao fechadas ate ligaçoes só posso ligar uma vez se eu aperta o redial depois tenho que aperta tres vezes o que mais me inrrita é isso de tudo te que faze tres vezes porque se eu nao faço parece que ta faltando alguma coisa que nao cumpri meu ritual de sorte que nao onrei com o numero tres nossa isso é pessimo e ninguem ta nem ai comigo é unica coisa que as pessoas da minha familia falando e meu namorado é que é porque eu so desocupada que eu nao faço nada pra mim busca jesus que jesus me ama mais eu queria mesmo que algum ser humano me amase e me ajudade me entendesse entao pelo menos alguem ai com toc conversa comigo me ajuda

      • José Antônio

        Jéssica sofro do mesmo problema seu só que o meu é pior na maioria das vezes meu número é o 5. Já pensou contar 5 objetos a todo instante, contar ajulejos, claro (5) E MUITAS COISAS NO FINAL DO DIA TO EXAUSTO. Parece se não fizer vai acontecer alguma coisa ruim. Estou me curando sozinho. Rezando muito e quando penso em contar paro e falo. Pode parar eu ñ sou doido? e está dando certo. faça o mesmo estou quase parando e sofro disso a mais de 10 anos. Boa sorte para todos nós. Tchal gente e fiquem com Deus

  14. B

    Eu ODEIO essa doença, TOC, eu estava muito bem há meses, tendo pensamentos, mas que não estavam me causando maiores problemas. Agora estou tendo um que ja estava bom, mas voltou, medo de ser pedofila. Me vem um medo de ser, de acabar cometendo alguma coisa por perder o controle. Sei que isso é do TOC, mas a razão não é párea para o TOC. Se eu não aceitar esssa idéia e as reações que ela causa, eu paro no tempo e fico presa a crise obsessiva. Eu ja estava sabendo lidar com o TOC, estava muito bem, mas veio um estresse e tudo mudou. Lá vem ele onde dói de novo!

    • Jonatã Ribas Santos

      B, como vai, tudo bem? Espero que sim. Olha, não sou médico mas tenho TOC e entendo isso que você está passando, só quem sofre desse Transtorno sabe como essa doença é forte. Bem, se você tem é medo de ser pedófila, isso não significa necessariamente que seja o caso. Como deve saber, muitos dos pensamentos do TOC não refletem a realidade. Por exemplo, já deve ter ouvido alguns como esses: achar que vai esfaquear uma pessoa por que está com uma faca na mão, que vai empurrar uma pessoa da ponte por que ela está na beira dela, que vai falar blasfêmias, inclusive até contra Deus. Se você nunca ouviu antes uma dessas coisas, quero que saiba que são exemplos comuns de pensamentos do TOC. Então, não vejo diferença desses pensamentos com o que você citou e que te preocupa. Só acho o seguinte, que o outro lado também pode ser verdade, se já ocorreu isso antes, se você já chegou a praticar isso antes, você pode ter esse problema sim, e aí você deve tomar medidas para não acontecer novamente.

  15. Menina Moça

    Estava muito ansiosa hoje, meus pensamentos estavam tão repetitivos que eu estava a caminho da perder a razão. Só chorava, estava com medo de tudo e o tempo todo mexendo os meus braços, numa tentativa de aliviar a minha aflição. (É até constrangedor ficar mexendo os braços e sei que é irracional, mas a pessoa que tem TOC sabe o quanto é difícil evitar essas manias.)
    A sensação que dá é que estamos fadados ao desespero, já que começamos a enfrentar esse problema desde crianças. Mas tudo passa, a crise vai passar e você vai ver a vida com mais clareza depois!!
    A vida é feita de altos e baixos. Pra quem, assim como eu tem crises, lembre-se que tudo passa!!
    Posso dizer com propriedade que as crises passam, pois eu já sofri muitas (hoje mesmo quase surtei).
    Se você tá em crise e achando que nunca passará, vai a um psiquiátra com indicação (sem preconceito, maluco é não se trata) e se concentre naquela luzinha no final do túnel!!
    Esperança!! No final, tudo se resolverá!!
    Cara, e o mais engraçado é que quando entrei nesse site eu tava muito mal, quase irracional. Mas fiquei muito feliz de saber que existem muitas pessoas com esse problema!!
    Ainda estou meio em crise, mas tenho fé em Deus de que tudo passa!!
    Tente se concentrar em outras coisas, mesmo que seja difícil, uma hora você vai melhorar!!
    Fiquem com Deus

    • carol

      menina moça é assim que me sinto as vezes , nossa mas passa sim , mas tem horas que nossa parece que vamos ficar louca a dez anos sofro com isso , mas alem de tudo sou feliz , o meu problema tb é os pensamentos , parecem chicletes grudados na cabeça e nao sai , tomo remedio mas tb depende do estado de estresse no trabalho na vida enfim …. tudo é motivo, mas Deus é maior estamos juntas , se quiser conversar estou aqui tb

    • pricila

      me ajudem;;;;;;;;;por favor

    • van

      ahhhhhh….mais voce é mesmo ummmmmmm…..Ficoc????ou Feliz por saber que ha mais alguem como voce????? Ficou FELIZZZZ????ALGuem ja lhe disse que nós ( DO LADO DE CÁ,) que carrega este MALDITO T O C nos ombros/ na cara/ batendo a cabeça/ fazendo caretas/ e muitas outras macaquices… sofremos muito porque nao conseguimos dar um fim a tudo isso e nem à nos mesmos???? Onde voce mora ?????? na terra????? Qual crise irá passar ????? em Centenária ???? Certamente ja viveu demais para saber que ” vai passar” Sim; vai mesmo. Vai passar do lado de cima da terra para o lado de baixo. “enterrado! Voce viu Luz no fim do Tunel???? Eu juro que nem o Tunel eu achei; quanto mais a Luz.
      ]- Cara, e o mais engraçado
      Esta acima é sua INFELIZ frase novamente. É engraçado mesmo voce saber que sofre de algo que ninguem explica… os que explicam nem sequem conseguem justificar…. nao sabe se é doença…. e nem para onde ela vai;de onve vem…. acho até que foi MALDIÇÂO jogada nos meus tataravôs e eu herdei a BRONCA. A Famosa FRASE setenta X sete.
      Que bonitinh0 que voce está meio em crise mais tem FE…. IMBECIL
      EU nao tenho fé???? Quer saber se estou em crise total??? Quais outras coisas voce que quer nos concentramos?????? Voce ainda NAO PERCEBEU que a Maldição tomou conta de Nós??? Ela vive por nós???? eu nao mando em minha mente ((( ela sim )))) . Eu realmente estou pensando em deixa-la fazer o que ela tem vontade… só para saber o até onde ela vai e de que é capaz. Ja imaginou os jornais no dia Seguinte????

  16. carol

    gente tenho toc a 10 anos e ja sofri muito com pensamentos absurdos , ate achei que era uma pedofila pois morria de medo de cuidar da minha sobrinha , a coisinha que mais amo na vida , mas fui mais forte que essa doença horrivel e enfrentei , força gente agente consegue , tenho minhas crises mas passa….. hj estou fazendo trata mento para se mae é o meu sonho e com fé em Deus vou conseguir…..fiquem com Deus

    • Daniele Moreira

      Olá Carol, passo por uma situação parecida, como podemos conversar sobre?
      Estou em tratamento, quase caí numa depressão, as crises passaram e os pensamentos voltaram….

  17. Cris Cris

    MEU TOC É DIFERENTE.
    Estou no meu limite.
    Toda vez que vem um pensam.negativo eu não faço ritual algum, mas DEIXO DE FAZER coisas boas para mim… como se isso fosse evitar uma tragédia.
    Ex: ma hora que estou comendo algo delicioso (sempre acontece qdo estou num momento feliz), aí vem o pensamento ruim (p cortar minha felicidade) e dps preciso VOMITAR td que eu comi… para afastar um possível mal futuro).
    Ex: vi uma roupa/bolsa/sapato etc e quero comprar… aí eu NÃO COMPRO pq “é uma maneira de evitar algum mal”.
    obs: sendo que isso acontece o dia todo, todos os dias… socorro!
    NÃO DÁ MAIS PARA VIVER COMANDADA ASSIM.
    Tenho saudade da ápoca em que o TOC não existia na minha vida.

    • José

      Que tal desafiar o TOC e se permitir relaxar. Nada de ruim vai acontecer por isso. No fundo sabemos que e uma ilusão. Não acredite na mentira. Deus quer você feliz e relaxada. Paz e bem.

    • Jonatã

      Cris, td bem? moça! seu ritual é exatamente EVITAR fazer o que lhe beneficia ACHANDO que assim não sofrerá uma tragédia. Então, lute contra isso, você sabe que são pensamentos irracionais, que tais tragédias NÃO VÃO ACONTECER. Se sentir dificuldades para não ceder a rituais, não desista, é mais fácil do que pensamos se insistirmos em lutar. Meu Toc é o seguinte, preciso fazer coisas senão acho que os outros não vão gostar de mim. Então, é comum acontecer eu querer elogiar uma pessoa. Não que isso seja fingimento. Mas o problema é que a vontade de fazer um elogio pode vir acompanhado por um pensamento do toc. Boto na cabeça que se não ir até ela e falar bem dela ela achará que sou um orgulhoso. Então aí começa uma queda de braço. Insisto em não elogiá-lo. No início parece não ter fim, a ansiedade cresce. Até que chega uma hora que a angústia e ansiedade vão embora, e o toc SOME naquela ocasião. Seu caso não é diferente, você deve INSISTIR. Experimente!
      Mas a pessoa com Toc deve ter tratamento acompanhado de psiquiátra e psicólogo, viu? caso você não tenha acompanhamento médico. Um abraço!

      • van

        será???? eu estou começando da deixar fluir so para ver onde vai dar

    • amada

      tenho toc igual ao seu as vezes consigo controlar, as vezes deixo de comprar coisas tbm e vomito por pesnsamentos tbm

    • amada

      tenho toc igual ao seu desisto de comprar coisas e vomito por pensar coisas ruins

  18. neide

    Oi, gente sofro com toc desde criança, não aguento mais, hj sofri muito com isso, com pensamentos, que me fazem ter comportamentos repetitivos, tenho mania de usar o banheiro publico e quando saio, tenho que voltar varias vezes, porque acho que dentro do banheiro esta passando mau, ou esta caído no chão, saio e volto varias vezes, luto pra não voltar, mas as vezes não consigo, na rua volto pra ver algo, porque vem pensamentos em minha mente, passo por alguém ,se eu esbarrar na pessoa fico olhando para trás, pra ver se não machuque a pessoa, as vezes ate volto disfarçando pra ver se a pessoa esta bem, se eu não voltar aquilo fica na minha cabeça ,que a pessoa pode te se machucado por minha causa, e horrível muito difícil,sao muitos pensamentos, que geram ansiedade,e me fazem ficar voltando pra ver algo, quando volto alivia, ou as vezes piora, porque vão surgindo outros pensamentos.faço tratamento mas acho que não esta adiantando, tratamento com remédios.

    • Helem

      Tenho algo parecido. Tenho muito medo que alguém da minha família fique doente. Fico fazendo rituais e falando frases na minha cabeça… O pior é que há dias em que eu falo, falo, falo, mas o pensamento continua lá!!!!! Eu tento ter controle de tudo e isso me consome. Não to mais auguentando

  19. Ane

    Olá. Ao ler tantos depoimentos me vi em cada uma deles. Hoje estou sem medicamentos numa tentativa de ser mãe. Tomava escitalopram. Me ajudou a controlar as crises de panico. Ja tomei de tudo um pouco. Como minha psicoterapeuta dizia a ansiedade faz parte de nós, mas temos que aprender a controla-la. Tenho TOC, Fobia social, Ansiedade generalizada, Panico. Desde os 10 anos ja percebia ser diferente. Querendo controlar o tempo para tudo. Mas so fui descobrir que tinha tudo isso aos 21 anos. Apos o falecimento de meu pai. Meus rituais noturnos para evitar o mal: apagar aluz, olhar o gas, lavar os pratos ate tirar todo o sabao varias vezes, olhar a porta, tocar em interruptores, fechaduras, entre tantos outros. E com isso eu passava madrugadas em claro até brigar com minha mente para ir dormir. Depois veio o isolamento das pessoas, medo de ir em publico, gente. E em 2011 apos uma cirurgia o panico. Hoje tenho 35 anos. Comecei a terapia o ano passado fiz até dezembro para controlar o panico. Mas cada dia é um aprendizado. Aprendi que toda nossa ansiedade é desencadeada pelo medo. Um medo constante. Situações em nossa vida que passamos e geramos medo.Tem certas coisas que tive que reaprender: como a isolar pensamentos de medo. tenho medo mas não quero pensar. Os pensamentos do Toc mais absurdos que temos são causados pelo medo excessivo da morte (seja nossa ou do proximo). Situações novas em nossas vidas, tudo que é inesperado gera medo. Percebo minha ansiedade na respiração, em meus gestos. E faço controle da respiração (diafragma). A noite ao dormir minha ansiedade so foi controlada com remedios. Meus sonhos eram pensamentos repetitivos onde eu nem descansava ao dormir. Tinha ataque de panico de madrugada. Levantava no susto. Estava num estado de hipervigilia. Ontem mesmo ao dormir meus pensamentos eram tao loucos que falava comigo mesma para de viajar isso não é real eu não estou louca. Do TOC tenho que controlar minhas ações de forma lenta, não fazer nada correndo, planejar minha ações uma tarefa de cada vez, não deixar para fazer tudo ao mesmo tempo, não assumir mais compromissos para não me levar ao stress. Percebo que quanto mais estou stressada, mais ansiosa, mais pensamentos de toc. Mas para mim o maior obstaculo é vencer os pensamentos repetitivos quando recebo uma bronca ou fazem algo que me magoa muito sendo que nao tive culpa. Fico com aquilo na cabeça, me questiono, me chateio, me revolto lembro de tudo que aconteceu, tento tirar esse pensamento de sofrimento, stress da minha cabeça e quando vejo estou pensando novamente. Isso me machuca pois acabo não conseguindo conversar com as pessoas que estao ao meu lado, nao consigo relaxar e fico tensa, assim por varios dias ate esquecer. Mas até isso acontecer ja sofri muito. Hoje controlo o Toc, a fobia e o panico. E não desistam. Cada um deve descobrir quais os seus medos. E questionar até onde ele é real e se é verídico, se tem embasamento esse medo. Questionar ao ponto de vc racionalizar o que é o certo. E se você deixar de fazer o seu ritual o que pode acontecer. Quais as chances de isso acontecer. Outro meta minha é ser mae mas até la preciso vencer o desafio é controlar meus pensamentos repetitivos sem rituais e sim mentais. E sei que vou chegar lá. Deus sempre nos ajuda a subir cada degrau. Procurem ajuda. Um psiquiatra que possa estar passando uma medicação correta e identificando o problema. Um psicologo em terapia comportamental que te escute nos momentos de afliçao. (se não gostar mude ate encontrar um que lhe agrade, perfeição não existe. Por experiencia própria). E faça exercicios fisicos. Estou caminhando 3 vezes na semana. Caminhar tira minha ansiedade. Cuide de si mesmo. Tenha momentos de lazer. Isso é o muito importante.

    • Helem

      Olá Ane. Eu tenho toc desde os 10 anos (que eu me lembro). Agora tenho 30. Perdi minha avó quando ela teve cancer e desde essa época eu morro de medo de perder entes querido assim também. E tento controlar tudo. Antes de dormir é pior ainda. Eu tenho que olhar todas as portas falando frases na minha cabeça (falando que nada de mal vai acontecer…e nessa hora penso no pior e tenho que fazer tudo denovo até um pensamento bom chegar). Imagina então quando alguém não está bem…. Eu fico quase louca. Quando eu me estresso os pensamentos pioram. Ane, eu não vivo o presente. Fico pensando no futuro por causa do passado. To muito cansada.

  20. Estou morrendo aos poucos esse é o preço.Estou em uma crise que só Deus! Piores pensamentos que existem na face da terra,não que seja uma santinha, mas quando criança era tão dócil,ão sei esse toc provém da criação,pois fui criada vendo violência meu pai era carrasco,comigo não pois eu era tão covarde, que quase nem saía de um lugar.Minha mãe nem se fala ,vi meu pai quebrar a cabeça do meu irmão com um martelo minha mãe quebrou a cabeça da minha irmã com tamanco.Infância de inferno.Fora que ela não demonstrava amor por nós, a minha vida foi uma derrota,minha irmã que matou o filho, eu fiz abortos,Oh meu Deus, só tu me ajudem por favor,quero uma palavra amiga pois não esto dizendo que fui vítima, também fiz vítimas…Quem dera ter uma psicólogo, uma psiquiatra ou um ungido de Deus pra confortar meu coração.

    • karla

      minha querida…tenha calma…você passou por coisas ruins, mas está aí, procurando ajuda, consciente!!! isto ja é um grande avanço. olha, na minha familia tem toc e eu ja vi muita melhora …não fique aflita…não se veja tão diferente das outras pessoas. voce vai melhorar. depois vamos conversar melhor, certo? Deus te abençoe

    • vilma

      Li o seu comentário hoje,não sei sua religião,mas ,saiba,independente Jesus é misericordioso,É um Deus amoroso,que sabe estender as mãos aqueles que a Ele recorrem.Você abortou,errou,mas está arrependida e é o que importa e não vai fazer mais,está voltando para os braços do Pai e Ele te acolhe e não te julga,só te ama.Quem não tem pecado que atire a primeira pedra,você vale muito,Jesus morreu por você,pagou o seu Preciocíssimo Sangue na cruz por amor a você ea mim,pense nisso,creia nisso.Se for católica,se confesse com um sacerdote e comungue por toda sua família,estarei rezando por você.Deus te abençoe

    • Natalia

      Eu sofria c a mesma coisa e estou me tratando c reiki. Depois de 10 anos parei c os remedios e estou livre, quase cem por cento, e sem os remedios q destroem nosso corpo. Procure fazer vc mesmo o curso, assim vc nao precisa pagar um terapeuta e aplica td dia qtaa vezes vc quiser. O nivel 1 é cura fisica, 2 mental e 3 espiritual, no 1 nao senti diferenca mas no 2 td mudou e minha saude melhorou muito. No 3 entao o alivio foi absurdo.
      A verdade eh q vivemos numa sociedade doente em q td q fazemos eh vazio de sentido, onde falar de espiritualidade é ridiculo e considerado superstiçao, vamos passando por situaçoes dificeis na vida e vivendo fragmentados e sem alivio nem sentido…. As relaçoes humanas sao superficiais e a nossa relacao c a natureza morreu pq so a exploramos e matamos os animais. Estamos todos doentes, nao adianta tomar remedio. O q vc sente é reflexo do caos q vivemos, e é preciso tentar sermos inteiros de novo, cuidar do nosso ser como um todo. Todos estamos no mesmo barco, vc nao esta sozinho. Se prepare p trabalho, vc vai ter recompensa se for nessa direçao. Esquece a culpa e a negatividade e as religioes, procure a sabedoria das coisas simples e vamos em frente.
      Ps e aborto nao eh crime nenhum, isso é culpa da nossa cultura, vc imagina como seria a vida do seu filho se vc tivesse tido ele? Vc teria feito ele passar por mil problemas. So deve ter filho quem pode criar c saude mental e emocional. Nao se culpe por ter abortado, vc fez um bem. Nao ouça a voz das pessoas q querem te culpar por isso. Elas nao sabem o q estao dizendo.

    • emerson

      Na verdade eu aceito Jesus vivo, para esquecer e renascer como ele… acredito no livro da vida! Nos somos pecadores.
      E tudo vai acabar e passar, inclusive nós.
      Pode ser q hj seja o ultimo dia da nossa vida… vou aproveitar AGORA!
      Laço para Jesus Cristo, todas essas coisas ruim… só existe um caminho e sabemos qual é.
      Vamos viver?!…

  21. José

    Irmã querida. O que passou passou. Também tive uma infância com violência e digo que da para superar. Perdoe a ignorância dos seus pais da mesma forma que seu filho perdoou você. Basta nao repetir mais este erro. Pessoas que tiveram infância violenta tem medo de constituir família.Ninguém pode lhe julgar. Meu abraço para você. Paz e bem.

    • Clene marciana conceição

      obrigada.

  22. garoto 20 anos

    Tenho toc, quando vou fazer qualquer coisa tem que repetir geralmente em numeros impares e nao pode cai no numero seis pois acho que algo de ruim pode aconntecer e quando esbarro em alguma coisa, penso que vai aconter algum acidente naqueuela parte do

  23. Solineide

    Tenho TOC,e já não suporto mais as crises que cada vez piora mais.Tenho muito medo da morte e os meus pensamentos súbitos é só sobre isso.Vou da um exemplo se morre alguém vem aquela coisa súbita do nada que a próxima é vc.Outra coisa olho para uma pessoa e do nada vem o pensamento que quando a pessoa morrer vem mim buscar.Isso é um tormento.Eu tenho vergonha de falar com meus familiares e sofro só.Mim ajude.

  24. Daniela

    Ola boa noite, me chamo Daniela e estou tentando me livrar do toc com a ajuda de DEUS… É muito dificil ainda mais quando as pessoas que estão aeste o nosso lado acha que esse problema é frescura ou simplismente loucura ou pior acham engraçado,

    • robson pedroso

      Oi Daniela,

      Me chamo Robson e também tenho tal diagnóstico. Creio plenamente que Deus pode curar-te, mas te oriento a buscar uma ajuda profissional e uma terapia. No que conserne as pessoas te digo que muitas vezes ficamos mais ansiosos por causa delas, pois não entendem o que se passa. Mas pode ter certeza que muitas pessoas sofrem deste mal e se formos analisar, nossa sociedade esta moldada dentro de padrões que nos levam a este tipo do doença. A nossa tendência nesta situação é nos isolarmos e isso sim é muito pior! Precisas, no máximo que puder, seguir tua vida, sabendo que, a ansiedade, os pensamentos ruins (de todo o tipo de assunto) e tudo que advem deste transtornos são frutos de tua mente. Continue um dia após o outro e tu verás que a ansiedade vai passar, pois nossa mente se acustuma e passamos a não sentir mais ansiedade é nesse momento que tu deves buscar tratamento. Espero ter ajudado.

  25. Cleyton

    Eu tenho 29 anos e tbém tenho TOC, e sofro muito com isso, já fiz tratamento mas tive que parar por que arranjei um emprego, pensava eu que ja esta recuperado mas não apenas ilusão. Meu toc não é de fazer algo , mas sim os sentidos do corpo como visão, paladar, a forma como mastigamos, o jeito como andamos , sentamos e a respiração, é horrivel pq isso é por periodos q sinto, nesse exato momento sinto pela visão fico observando quantas vezes eu pisco meu olho, sei que isso não chega a ser loucura, mas isso me deixa muito mal, pareço um retardado, tenho medo das pessoas perceberem isso, so Deus pra ter misericordia de mim e que Deus tbem ajudem todos vcs! abraços

    • Marcelo

      Cleyton, eu tenho a mesma coisa que vc. Fico prestando atenção quando eu pisco. Na verdade, é mais medo que essa persistência volte do que o próprio piscar. Essas crises aparece quando algo não está bem comigo. Talvez concientemente não percebo, mas depois, analisando tudo isso, percebo que realmente algo não estava bem. Com isso eu durmo mal e as vezes fico tenso. A sensação é de que nunca mais vamos nos livrar disso, mas a experiência mostra que não é assim, a gente volta a ficar bem. É assim com vc também? Abs

  26. robson pedroso

    Olá pessoal

    Tenho sofrido com transtorno de ansiedade e a uns 2 anos fui diagnosticado com TOC + depressão. Gostaria de compartilhar o seguinte texto:

    “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
    E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”

    Filipenses 4:6-7

    Minha fé em Cristo tem me sustentado e me dado esperança, mas creio que tenho que fazer minha parte(tomar remédio e tratamento). Tive apoio na minha igreja e em muitos momentos tenho consolo neste lugar abençoado. Talvez para aquelas pessoas que nunca leram os evangelhos eu recomento João.

    Espero ter ajudado e vamos seguir firmes, vocês não estão sozinhos estamos juntos nesta gerra.

    Deus abençoe a todos

  27. Carolline

    Só quem passa por essa doença sabe como é , tenho pensamentos muito ruins com meus familiares , e sou tbm muito nova acabei de completar 14 anos , e sei que tudo isso é pura ilusão , quando vem forte eu fico me tremendo me segurando , porque eu acho que vou ter impulso , que sou uma pessoa má que mereço sofrer ! isso É HORRIVEL , pra ninguem do MUNDO INTEIRO , desejaria isso
    Mais eu creio que Deus é pai

  28. Lili

    Tenho complexo com meu corpo, que acho feio. Muito magra as pernas. Há mais de décadas que olho as pernas no espelho e meço com fita métrica várias vezes por dia. Não uso vestido, bermuda. Isso é TOC? Tenho diagnóstico de Transtorno de Ansiedade. Atualmente usando ansiolítico.

  29. Solineide

    Tenho TOC,e já não suporto mais as crises que cada vez piora mais.Tenho muito medo da morte e os meus pensamentos súbitos é só sobre isso.Vou da um exemplo se morre alguém vem aquela coisa súbita do nada que a próxima é vc.Outra coisa olho para uma pessoa e do nada vem o pensamento que quando a pessoa morrer vem mim buscar.Isso é um tormento.Eu tenho vergonha de falar com meus familiares e sofro só.Mim ajude.Será que alguém tem os mesmos pensamentos que os meus.Tem horas que acho que só eu penso assim.Se alguém tiver esses pensamentos como eu mim ajude pelo amor de Deus.Antes era só a simetria agora são esses pensamentos malditos.Não suporto mais isso,ninguém da minha família sabe,tenho vergonha de falar.Deus eu não vivo mais e sim vegeto.Liberta-me Senhor.O meu esposo é melhor esposo do mundo mais não consigo mim abrir,não entendo o porque.Alguém mim ajude.

    • Gabriel Nunes

      Primeiramente tenha calma, Solineide. Sei o que você sente por que também tenho TOC. Não pense que você é a única que passa por isso, existem várias pessoas passando pela mesma situação, infelizmente. Mas não perca a fé. Saiba que esses pensamentos não são reais e nada de mal acontecerá. Se esforça para falar com seu marido, compartilhar nosso problema já dá um certo alívio. Converse, com calma, com ele e seus familiares, peça ajuda a um psiquiatra ou psicólogo. Antes de tudo tenha fé em Deus. Tudo dará certo, no final. Abraços.

    • Luciano

      Calma, você não está sozinha. Primeiro passo é manter-se calma e ver que é mais normal do que pensamos. Leia bastante sobre e, se puder, consulte um terapeuta. Em poucas sessões ele/ela lhe dará o caminho a seguir, e depois é só perseverança no tratamento que tudo ficará bem. Abraço

    • Helem

      Solineide. Eu tenho isso. Escrava dos pensamentos. Tento manter o controle de tudo pra que não aconteça nada de mal pros meu familiares. Não estou no presente. Minha cabeça está só pensando em um futuro… O que poderá acontecer amanhã. To cansada disso.

  30. Franciane

    Olá, tive depressão aos 7 / 8 anos de idade, fiz acompanhamento com psiquiatra tomei remédios, me tratei. Dps com 14 / 15 anos comecei me cortar, fiz acompanhamento com psicologo, dps nuca mais me cortei. Hj tenho 20 anos, tenho toc já a uns 4 anos, porém só descobri agora q isso era uma doença. Tenho trocentas manias. Todas as garrafas q vou fechar tem q ser conferida 3 vezes, na hr d lavar louça, enxáguo 5 vezes colocando e retirando do escorredor, na hr d guardar os pratos devem estar em ordem, um branco e um azul e por ai vai, qdo saio d casa tenho q conferir a bolsa 4 vezes antes de chegar no destino, tudo o q eu encosto eu tenho q lavar as mãos, as roupas devem estar estendidas por cores, os comprimidos devem ser tirados em ordem, a casa deve ser limpa todos os dias e sempre na mesma ordem, vou várias vezes durante o dia conferir se o portão está trancado, olho na caixinha do correio 10 vezes por dia, adoro cozinhar, + sempre os bolos, tortas devem ser cortados reto, nunca pode estar torto, a noite vem a pior parte, antes d dormir tenho que, pentear o cabelo (pentear o cabelo pra dormir), conferir 7 vezes a torneira do banheiro, conferir os botões do fogão, dar 10 batidas na porta da geladeira, conferir o despertador 5 vezes, olhar em baixo da cama. Tenho muita ansiedade, fico com a respiração forçada, aquela falta d ar, coração acelerado, sensação de desmaio. Sempre q tenho alguma dor penso q estou com doença grave e fico com aquilo na cabeça, chego a sentir todos os sintomas da doença.

  31. Nanda

    Boa tarde,

    tenho 30 anos, estou solteira há muitos anos, e os caras não conseguem aprofundar nenhum relacionamento comigo, como se ninguém conseguisse desenvolver um sentimento mais profundo por mim. A consequência disso é que sou uma pessoa triste, me sinto deprimida constantemente, meu humor varia vezes vezes ao longo do dia, pq estou a todo momento com esse pensamento de que não consigo ficar bem sozinha e preciso ter alguém pra me fazer feliz, é uma coisa que me consome diariamente e tem dias que fico um caco por causa disso. Sei que é um pensamento obsessivo, mas será que chega a ser TOC? Um psiquiatra já me receitou neuropam mas eu não tomei pq tenho medo desses remédios, mas ele não chegou a explicar muito bem pro que era. Na bula há indicações como depressão, síndrome do pânico e toc. Obrigada.

  32. Thiago de Morais Mariano

    Eu fui diagnosticado com TOC há cerca de um ano, e após ser tratado com remédios, as crises diminuíram, entretanto, retornaram e é isso mesmo que diz a definição: tormento.

    Tenho o pensamento de ser homossexual, mas tenho conciencia que não sou. Mas meus pensamentos e ansiedade me levam a olhar pra homens, e o pensamento de ser homossexual é desesperador. Tenho que voltar ao psicólogo.

    • carlos

      Isso que voce sente é um dos sintomas do TOC. Pensar que é homossexual e
      ficar olhando para homens mesmo sem sentir nada pelos mesmos. Tudo passa
      pelo transtorno de ansiedade. Seria legal tomar remedias para o TOC, geralmente Luvox ou Lexapro são bons, mas tambem tentar arrumar um bom
      psicologo em terapia comportamental. Não sou medico mais já passei por isso,
      e tem horas que ainda me pertuba (hoje bem pouco). Procure tambem uma ajuda espiritual. Passes energeticos, Reike, Johrei, religião. Isso tudo combinado deve te reequilibrar. Boa sorte

    • Emil Kraepelin

      Thiago… Tenho exatamente o mesmo TOC que o seu, é um tormento e um sofrimento enorme, nunca senti tamanho desgosto e ansiedade.
      Esses pensamentos infundados me destroem o tempo todo.

      A palavra confortante não é a mais adequada para relatar o que sinto ao saber que não estou sozinho nessa luta; entretanto, deixa-me mais claro a existência dessa doença, que não se trata de uma duvida real, e sim, uma dúvida implantada com o intuito de sabotagem. Uma armadilha de nosso cérebro tentando resolver um problema que já está resolvido, mas não acreditamos nisso e estamos sempre buscando uma resposta, erroneamente.

      Vejo que publicou em setembro. Como você está hoje?

      • Qualquer um

        Carq sofro exatamente o mesmo …. e pfv me diz como vc esta hoje …superou isso ? …. nao aguento mais

        • Anonima

          Eu estou passando pela mesma coisa. Dois meses de sofrimento! Tenho vontade de me matar!

  33. Alexandre Magno

    Olá a todos! Também participo dessa luta contra essa doença maldita chamada TOC.Esses pensamentos aflitivos que tentam nos escravizar a todo momento,não podem
    prevalecer. Coloquemos em nossas mentes que somos mais fortes e que não devemos atender às mentiras que essa maldita quer nos sujeitar.Fiquem todos com Deus e quem quiser conversar, fique à vontade.

    • Lili

      Há pouco tempo li que ansiedade só existe para quem acredita nela. E que o primeiro passo para se livrar da ansiedade é não pensar, falar e acreditar que tem transtorno de ansiedade. Ou seja, quando você acredita em algo, seja o que for está dando força para que esse algo cresça. Então a grande dica é parar de repetir:
      Eu tenho isso, ou aquilo. Quando repetimos isso reforçamos o que queremos combater.
      Claro que não é fácil. Sei porque tento acreditar que não sofro com ansiedade, mas é melhor tentar, e quem sabe um dia, me livrar dessa coisa?

      Pensemos nisso.

  34. Marina

    Olá!
    Estou vivendo há 15 dias muito mal, tenho um pensamento que vem toda hora na mente e me impede de ser feliz. Muitos medos passam pela minha cabeça, como: “Nunca mais vou ser feliz, e ter a vida que eu tinha”
    Alguém que já passou por essas crises e pensamentos, pode dizer se passa? Vou ao psiquiatra e procurar ajuda.

  35. joice

    oi eu não sei o que tenho mas vou contar para vocês tudo começou guando eu tive o meu filho guando ele tinha alguns messes de vida eu comecei a ter pensamentos horríveis com ele pensamentos em relação sexual eu achei que um absurdo e ai passou mais depois de um tempo voltou esses pensamentos e ai fiquei muito mal não comia não saia não conseguia fazer mais nada fui no psiquiatra ele constatou que eu estava com depressão já faz um seis messes que estou assim não consigo ficar muito perto do meu filho por causa disso ele tem dois anos e meio me sinto muito mal por ter esses pensamentos por favor se alguém teve isso esses pensamentos entre no meu email e me ajude a superar isto joicepaloma@ymail.com obrigada a todos

    • Ariane

      Olá Joice, imagino como está se sentindo , eu estou passando por isso, pensei algumas vezes mas passaVa, e agora voltou, tenho certeza que nunca faria mal a uma criança, nas como me culpo sempre que vejo uma criança penso, vou no psicólogo e posto aqui o que ele me disse … Espero Que todos nós melhore

      • Ingrid

        Eu tbm estou sofrendo muito com isso .já não sei mais como viver

  36. carol

    eu estou desesperada não consigo mais conviver com isso e fazer tantos rituais que me destroem aos poucos 🙁

    • Helem

      eu também

  37. Érica

    Eu sofro de TAG (transtorno de Ansiedade Generalizada). Os meus sintomas melhoraram muito depois que comecei a fazer 1 hora de esteira e adotei uma dieta saudável, aliadas, é claro, á terapia. Tinha todos os sintomas clássicos do meu diagnóstico (problemas gastrointestinais, insônia, dores fortes no peito, etc.).
    Acreditem: melhorei uns 95%.
    Adoraria participar de um grupo de apoio para ansiosos. Sou de SP (capital). Alguém sabe me informar se existe algum?!

  38. eu começo imaginar coisas sem que eu queira, eu ñ quero mas não tem jeito , como vou dizer..>
    tipo, eu tenho 13 anos, quando eu era menor eu fazia varias perguntas antes de ir dormir, eu perguntava se eu ia dormir bem, se eu nao ia ter pesadelos, e eu imaginava coisas , por exemplo , tudo o que passava pela minha cabeça eu tinha que contar pra minha mãe, e se eu nao contasse , poderia acontecer algo orrivel, eu tinha manias muito estranhas como por exemplo , se eu nao pulasse de tres em tres lajotas do piso, eu imaginava que ia me dar um cancer ou coisa parecida e eu morreria!
    mas isso com o tempo passou até que chegou a minha mania por limpeza, tipo eu nao quero que tudo esteja limpo e organizado, nao eh isso mas por exemplo
    se o meu pai usar o banheiro e eu perceber que ele saiu de la sem lavar as maos e ele arrumar a minha bicicleta, a minha bicicleta vai estar toda suja, da parte intima dele
    ! e se eu sentar na bicicleta, minha calsa estara suja, e se eu me levartar da bicicleta e me sentar na minha cama , eu tenho que trocar o lensol na hora… tenho muita vergonha de dizer essas coisas porque eu sei que nao eh normal, ate falei com umas amigas e elas riram …
    e eu estou entrando na adolescencia, e como todos sabem , nessa fase todos sentimos sensações estranhas quando imaginamos imagens coisas … e na minha casa , quando eu era menos o meu pai tinha costume de ir fazer xixi , rapidinho por exemplo quando eu tava tomando banho no msm banheiro , e eu era uma criança, eu via, rsrs
    tipo tuuudooo
    e eu tenho raiva dele ate hoje por isso
    e esses dias eu estava na internet , pesquisando umas coisas da escola , e quando sem querer tinha uma publicação nada ver com a minha pesquisa no yahoo
    falava sobre sexo e tal’s
    e eu senti uma sensação estranha , como se eu estivesse fazendo sexo, exitação, prazer não sei direito o que era , e dai quando vc imagina isso , vc imagina diretammente o q ?
    voce imagina o penis entrando na vagina porra
    e dai eu imagiino que aquilo ta acontecendo comigo, e lembra que eu disse que vi meu ppai pelado,,,
    poise , dai eu tenho a sensação de que estou fazendo sexo cm eele
    mas eu nao faço isso porque eu quero é impulso da minha cabeça, estou morrendo sem sabber o que fazer eu queria ser normal , tenho muita vergonha diso
    mas continuando, quando eu imaginei e tive essa sensação de êxito
    eu estava sentada na cadeira do meu pai , e entao agora toda vez que a minha mae se senta naquela cadeira e se senta na minha cama eu imagino que minha cama ta suja, quando eu sento naquela cadeira, eu vou correndo tomar banho…
    e imaginando por esse ponto, tudo aqui em casa estaria sujo,,,
    estou enlouquecendo minha mae , porque ela pensa que eu tenho nojo dela
    mas nao eh
    mas como eu vou dizer isso …
    eu nunca estaria postando isso aqui
    meu deus
    mas é que realmente nao aguento mais
    e eu nunca vou dizer isso pra ngm nem p um psicologo entao o unico modo de alguem me ajudar seria respondendo algumas perguntas,
    – eu posso sentar novamente naquela cadeira?
    – tem alguma sujeira ou algo que saiu de mim naquela a cadeira ?
    – se minh mae se sentar naquela cadeira , e sentar na minha cama , eu posso dormir na minha cama sem trocar o lensol?
    – se meu pai faz xixi e nao lava as maos e pega na minha bici e a minha mae depois pega na minha bici e pega em uma calcinha minha para guardar, a minha calcinha estará suja?
    – eu posso usar novamente esssa ropa intima ? depois que ela tocou?
    – se eu esqueço uma calcinha suja minha no banheiiro suja , logo depois que eu tive aquela sensação orrivel de exitação , e essa mesma calsinha cair em cima da minha ropa limpa, eu posso usar aquela ropa sem precisar antes sem lavar ?
    – e se essa calcinha encoostar na pia , e logo depois meu pai encostar no msm lugar da pia? a mão dele estará suja daquilo?
    e se estiver…
    todo lugar que ele pegar estará contaminado?era isso que eu preciso saber, eu agradeceria muito se alguem tivesse coragem de responder essas perguntas, eu nao sou assim porque quero
    eu me sinto muito mal
    a apanhei muito dos meus pais

    • Dani

      Oi Leandra, não fique assim aflita. Você é jovem ainda e tem tudo pra dar certo! Muita calma, sei que o que você está passando e didicil, pois já passei por coisas desse tipo, parecidas.
      Você não tem que ter vergonha, existem inúmeras pessoas que passam a mesma situação. Te aconselho a procurar um bom psicólogo, não tenha vergonha de falar tudo isso a ele, pois ele é peofissional e estudou para poder ajudar quem está precisando.
      Essas suas perguntas, são fruto da sua imaginação. As coisas não estarão sujas, ou contaminadas, você não precisa tomar banho ou pensar que ficará suja, mas isso tudo eu falando, talvez não faça muito efeito, você tem que procurar um profissional que tratará você da forma adequada.
      Vai dar tudo certo, Deus abençoe vc bjs

  39. porfavor, eu nao tenho ninguem para conversar, a minha familia ja esta ficando destruida por causa de tudo isso
    se nao puder responder me avise porfavor, ficarei aguardando, vc é a minha ultima chance

    • josé

      Leandra……
      Calma!
      Tudo que vc está passando, e eu sei muito bem o que é isso, é fruto de ANSIEDADE e, talvez, de um ambiente estressante, como o que eu tive.
      Mas entenda: vc não é esse TOC, vc “apenas” sofre com ele e, muitas vezes, outras pessoas próximas a vc sofrem também. Então vão algumas dicas:
      1 – jamais se baixe-estime. Vc tem seus valores, tem amor em seu coração, tem quem te ama e quer vc feliz: Deus;
      2 – procure um médico. Medicamento e psicoterapia fazem muito bem;
      3 – tenha fé. Sinta-se amada por Deus. Vc é importante e muitas pessoas precisam de vc, com suas experiências de vida e vitórias;
      4 – nunca ache que vc não merece nada por ter TOC, isso tudo pode passar e vc se tornar uma pessoa feliz e LEVE (essa palavrinha parece fazer toda a diferença em nossa vida, não é mesmo?)
      5 – Fique em PAZ e que Deus te abençoe muito.
      Paz e Bem. Deus te ama muito!

    • Josy

      Me chama no wts tem umas coisas qui sinto e queria uma amiga pra me compartilha isso to muito mal 085989550646

  40. LÍVIA

    Olá Leandra, não tem do que se envergonhar e acho que vc pode sim tomar coragem e conversar com um psicólogo e psiquiatra. Vc tem pensamentos que a escravizam, respondendo as suas perguntas: não há problema em sentar na mesma cadeira, não há problemas em andar de bike se algum familiar seu tocou nela, e suas roupas não estão contaminadas se sua mãe pegar a sua calcinha. O que vc precisa é que necessita de tratamento psicológico e o psicólogo (a) tem um código de ética de que não irá NUNCA falar nada a ninguém, ele (a) não irá te julgar, mas te ouvir e aliviar seus pensamentos. Fique tranquila, faça um tratamento que vc irá melhorar. Bjão!

  41. Danielle

    Eu tenho panico há quase 4 anos. Tomo medicação e fiz terapia, mas eu não consigo assumir o controle da minha vida. Fico com medo de sair, por vezes estou na rua e quero voltar logo pra casa. Não tenho qualidade de vida e meu maior problema é enfrentar esse problema sem poder contar com a ajuda física de alguém que me acompanhe na terapia, ou que me ajude a superar os pensamentos quando os tenho. Está bem difícil. Estou com depressão e sinto que a melhora está longe. Tenho o apoio apenas do meu marido. Acredito que ele seja o único que, dentro do possível, me ajuda. A minha família e meus parentes não tem a menor sensibilidade com assunto. Depois de 4 anos de tratamento, dois psiquiatras, terapia, muita leitura a respeito desse assunto, uma irmã psicóloga (pasmem), minha família me trata com pouca compreensão, pouco incentivo, pouca sensibilidade e quando eu me rebelo com esse tipo de pensamento deles eles reagem ou me dizendo que eu sou fresca, que eu me ofendo por tudo….ou que eu sou uma louca !! O que mais me espanta é que eu tenho uma família esclarecida mas o nível de compreensão da minha doença é baixíssimo…isso me deprime ainda mais !!!!

  42. ane

    Olá, o meu namorado descobriu a pouco tempo que tem toc, ultimamente ele está tendo muitos pensamentos intrusivos. Ele está indo ao psicólogo e psiquiatra, começou a tomar a medicação a poucos dias, mas as vezes ele fica muito desesperado e fala que não quer mais viver… Não sei mais o que fazer para ajudá-lo. Alguém pode me dizer como ajudá-lo quando ele estiver passando por uma crise?

  43. jonas martins

    boa noite…
    alguém me ajude por favor
    eu não consigo pensar em outra coisa a nao ser em doenças, na minha cbeça eu estou doente dos rins, diabetes, problema no coração eu acho q vou morrer em pouco tempo ou q vou ter alguma doença q vai me levar a morte, não tenho mais vida só penso nisto 24h por dia tenho obseção por números conto td aquilo que pode ser contado varias e varias vezes e acho q algo vai acontecer de ruin se eu não chegar há um numero satisfatório…. eu não tenho mais vida. eu só penso nisto da hora q acordo ate a hora q finalmente durmo(sempre muito tarde)….. oq pode ser me ajudem…..
    obrigado.

  44. Filipe

    eu tambem ja tive o TOC de pensamentos compulsivos pensava toda hora q meu coracao podia parar de bater e me stressava com esses pensamentos mas é só ter fé que tudo passa tudo não passa de ilusão , abraços

  45. Hugo costa

    Hj passei no psicologo ainda não sei se tenho TOC ou ansiedade estou assim a alguns meses mas de uns dias pra CA penso mais em morte do que vida . hj estou um pouco melhor . convido vcs porque percebi q dor compartilhada é dor diminuída então vou deixar meu cel vamos nos juntar conversar pelo watszap 11 94739 1810 . Tamo junto

  46. Dani

    Oi pessoal, eu tenho 30 anos e achei muito interessante os comentários que li. É bom não se sentir so. Durante muito tempo achei que somente eu passava por isso, mas percebo que há muitas pessoas lutando para se livrar dessas coisas ruins.
    Desde muito pequeno sofro com maus pensamentos. Eu tinha que contar as coisas ruins para minha mãe, como uma maneira de me redimir por pensar algo ruim.
    Já pensei muitas coisas horríveis, e durante cada fase aqueles pensamentos não saiam da minha cabeça, e me angustiavam.
    Não sei que nome dar a isso. Não sei se é TOC, ansiedade, só sei dizer que é péssimo! Me sinto culpada por pensar, fico com vários medos.. É muito ruim!
    Tbm já tive várias crises de panico, e depressão na adolescência.
    Estou tomando sertralina e fazendo psicanálise… Mas tenho andado triste ultimamente e com muitos pensamentos intrusos!
    Eu só queria ser diferente, normal. Não ter nada disso!Sera que um dia serei curada?
    Deus, me ajude!!!

    • Priscila Santos Caetano

      Dani, tenho sentido isso e estou sofrendo muito, vi seu comentario e pensei que só eu pensasse assim, isso me tranquiliza um pouco de saber que nao é so comigo.

    • celio

      Dani também tenho toc, descobri depois de 10 anos que tinha esse transtorno hoje faço psicoterapia e tomo medicamentos, no meu caso começou na adolescência, pelo menos o fator desencadeante, sofro muito com isso, parece que os dias são todos iguais. a minha saída é Deus, psicoterapia, medicação e buscar força todo o dia. um elogio… você é linda!

    • adriano

      Me add no whtasapp

    • adriano

      Dani, você está melhor ?

  47. alguem

    Tenho Toc a 10 anos. O meu Toc é de pensamentos que me incomodam. Ex: Evito fazer coisas nos dias que tem o número 6, 13, 11. Também evito fazer coisas nessas horas. Hoje em dia consigo controlar bem o Toc.

  48. Gonçalo Diniz

    Eu tenho TOC já à bastantes anos, nunca fui a um médico, nem nunca tomei remédios contra a doença e sempre pensei não ser possível combater a doença, mas hoje em dia tenho me esforçado em não concretizar as obsessões e focar-me em actividades e outras coisas que me distraiam e tenho cada vez mais conseguido ganhar controlo da minha mente, por isso não acredito que só seja possível com remédios e médicos e acho que com esforço e mentalizando que isso é algo mental e não real pode-se curar dessa maldita doença.
    Mas mesmo nunca tendo ido a um médico acho que é uma grande ajuda, sempre se tem um apoio e uma pessoa que te mostrara o caminho mais rápido para a cura.

  49. Gonçalo Diniz

    Também aconselho a praticar algum desporto que se goste, desde que entrei no muay thai uma arte marcial me sinto cada vez mais confiante e aliviado quanto a esse problema e mesmo para as coisas do dia a dia, e quanto mais desporto faço mais me sinto aliviado, acho que o desporto é muito bom porque uma pessoa tem a necessidade de se concentrar naquilo e quando vem os pensamentos obsessivos uma pessoa perde a concentração e como quero ser bom no que faço tento cada vez mais controlar os pensamentos e cada vez mais me consigo concentrar no desporto que pratico e até mesmo no dia a dia.

  50. dane

    oi, eu pesso ajuda porque eu tenho um pesamento compusilvo, isso tem acabado comingo eu pesso ajudar, por favor? quando era mas nova eu sempre gostei de invertar personagem na minha propria cabeça, ficava pensando o tempo todo nisso as vezes até usava meu dedo , para formar uma cena.e inventar nomes e situaçoes, tipo falava sozinha mesmo.agora que estou mais velha, esses pensamentotos nao sai da cabeça, esses personagens em que eu mesma inveiteei nao me deixam em paz me sinto, ansiosa , com dores no peito por que sei que isso foi invertado por mim para fugir da minha realidade o que faço? tento nao pensar mais , mas é ai que vem mais forte.e depois eu fico triste e preocupada de ter pensando.

  51. Anônimo TOC

    Tenho o TOC, a minha vida desde isso, não se passa de um tormento, pensamentos de mortes, rituais para alcama-las, são as coisas mais normais, já tive exatamente todos os sintomas, mas hoje eu tenho. “Pensamentos, imagens sem controles, mania de ficar repetindo as coisas “vou no banheiro, mas eu fiz algo errado, volto tudo, e repito do começo, isso umas 5 vezes, não piso no rejunte da cerâmica, aperto tomadas, ligado-as e desligando-as, queria saber se tem alguém para me dar um conselho, o que devo fazer para parar com tudo isso, obrigado.

  52. Hugo costa

    Estou muito melhor minha crise de ansiedade diminuiu demais apos eu passar com psicologo e aceitar me render ao meu problema .decidi fazer meu tratamento sem medicamentos. E hoje o que me fortalece mais e mais e deus meu filho minha familia . parei de usar drogas e parei de fumar de uma só vez . depois de 12 anos estou vivendo a vida e valorizando pequenas coisas boa sorte a todos . Tamo juntos

  53. Mariza

    Me ajudem por favor! Ta muito ruim isso, tenho medo de não ser curada, vergonha de cvs sobre isso com minha família!

    • jacy

      Converse, vc tem que se abrir, eles podem te ajudar

  54. Jailson

    Bom,desde pequeno eu tinha uma mania de cheirar as mãos várias vezes,mas não era nada que me atrapalha-se.Mas aos 13 anos comecei a fazer cada vez mais manias absurdas,vie um reportagem no fantástico sobre o toc mas pensei que não era o meu caso,achei que era só umas besteiras que eu fazia,mas na verdade a doença estava no começo. Desde daí tudo se agravou, pensamentos ruis não saie da minha cabeça. tenho que lavar as mãos várias vezes,fazer contagem repetidamente, fico pensando que alguma coisa vai acontecer com migo mesmo ou com a minha família e etc. Não sei como vou contar que tenho toc ,para meus pais nem sei por onde começo.
    Mas vou conseguir vencer só tenho 15 anos tenho que conseguir viver bem sem o toc,controla-lo. Boa sorte a todos!

  55. Artur

    Olá a todos!

    Em agosto de 2014 eu tive uma única crise de pânico. Eu estava em uma rotina muito estressante e cansativa. Trabalho, faculdade e academia (malhava até as 00:00) e iria dormir as 01:30 para acordar as 07:00.

    Desde pequeno sempre fui MUITO ansioso. Quando tinha febres, eu delirava achando que alguém iria me matar ou que iria enlouquecer. Isso era muito ruim!

    Também sempre fui do tipo de pessoa muito impressionada com as coisas. Se alguém falasse que eu estava doente, eu pirava naquilo e sentia os sintomas. Outro exemplo: se alguem falasse “não pense em morte”, eu iria pensar em morte com certeza.

    Após a a crise de agosto, procurei terapia com ajuda de um psicólogo e passei a tomar florais. Ajudou MUITO mesmo! Não sinto mais sintomas de taquicardia, tremores, tonturas ou essas coisas. Porém volta e meia eu perco uma noite inteira acordado (Com os olhos fechados porém sem dormir). Isso é muito ruim!
    Essa é a única etapa que tenho que vencer. Perder o medo de dormir.
    Tenho muitos pensamentos escravizantes, sabe? As vezes penso que vou entrar em depressão e vou me suicidar. Eu nunca quis fazer algo desse tipo. Sempre fui um cara muito alegre e sorridente. Ainda sou, porém esses pensamentos não saem da minha cabeça.
    Eu luto contra eles e as vezes eu durmo normalmente. Existem noites em que penso “e se voltar?” – “eu não vou conseguir dormir!” – “só faltava eu ficar a noite toda acordado”.
    Tinha muito medo de morrer, porém estou curando esse medo.
    Sempre tive muito medo de espíritos. Tenho medo de ter obsessões ou coisa do tipo.

    O pensamento que mais me intriga é o de não se contentar com as coisas. As vezes parece que meu emprego é ruim, minha família é ruim, minha namorada é ruim. Poxa, parando pra pensar, tudo é muito bom e minha vida é ótima, mas parece que algo me prende e não deixa eu curtir o momento.
    Sempre tive muitos sonhos, agora parece que todos se foram.
    Tenho medo de ficar só e de me trancar do mundo.
    Tenho muitas dúvidas sobre a vida após a morte, portanto isso me faz pensar que posso me suicidar. JURO que não quero fazer isso, mas esse pensamento me perturba muito!

    Juro que quero voltar a ser um cara normal, que ri a toa e vive a vida normalmente.

    Obrigado a todos que compartilharam seus pensamentos! Estamos juntos no mesmo barco e um dia todos superarão isso!

    • Franciele

      Oi Artur, estou na mesma situação. Horrível tudo isso. Porém estou tomando remédio para dormir e também Paroxetina. Iniciei hoje. Alguém sabe dizer se esse remédio faz ficar muito dependente?

  56. jacy

    Sofro de TOC desde os meus 8 anos, hj tenho 18, agora mesmo quanse nao consigo trabalhar por causa disso, mas hj sei que o unico que pode vencer isso é eu, com a ajuda é claro de medicação e psicologo. Espero um dia me ver livre disso, que o único mal da minha vida, tenho esperança e fé que um dia eu vou poder viver uma vida normal…. fé e força amigos!! Nós temos o controle da nossa mente!

  57. Olá pessoal também tenho toc só que não aceito essa realidade é muito difícil viver dessa forma ,tudo que eu faço tenho que repetir várias vezes porque senão vem um pensamento e diz se você não fazer algo ruim vai acontecer com tal pessoa e quem vem na minha cabeça somente pessoas que realmente amo de verdade as vezes acho que estou ficando louca ,ninguém sabe disso eu guardo só pra mim porque ninguém acreditaria mais sofro calada com esta situação,tenho vergonha tudo que vou fazer tenho dificuldade quando vou ler tenho que voltar a ler a mesma frase várias vezes,antes de dormir ou sair tenho que olhar se o gás está desligado se as janelas portas fechadas luz desligadas ligo e desligo várias vezes fora a mania lavo muito as mãos a todo momento quando alguém me encosta ou coisa assim,sei que é tudo muito difícil me sinto muito mal e tenho muita vergonha por em algumas ocasiões me comportar assim ,acredito que quem viu o meu modo de ser acha que sou louca mais as pessoas que não conhecem o toc acham que é bobeira coisa fácil de perder mais só quem tem sabe como é difícil ,mas tenho fé e sozinha sei que vou vencer essa luta que a muitos anos me tortura sei que Jesus me ajudará e me libertará.
    Sucesso para todos que sofrem com isso, que todos um dia iremos no libertar desse mal que nos entristece,obrigado a todos que aqui escreveram o que sente isso me deu força de escrever o que eu sinto e de tal forma aliviar um pouco de tudo isso.

  58. Wagner Ferreira

    Achei excelente o Blog! Vou visita-lo mais vezes.

  59. Jailson

    : Bom,desde pequeno eu tinha uma mania de cheirar as mãos várias vezes,mas não era nada que me atrapalha-se.Mas aos 13 anos comecei a fazer cada vez mais manias absurdas,vie um reportagem no fantástico sobre o toc mas pensei que não era o meu caso,achei que era só umas besteiras que eu fazia,mas na verdade a doença estava no começo. Desde daí tudo se agravou, pensamentos ruis não saie da minha cabeça. tenho que lavar as mãos várias vezes,fazer contagem repetidamente, fico pensando que alguma coisa vai acontecer com migo mesmo ou com a minha família e etc. Não sei como vou contar que tenho toc ,para meus pais nem sei por onde começo.
    Mas vou conseguir vencer só tenho 15 anos tenho que conseguir viver bem sem o toc,controla-lo. Boa sorte a todos!

  60. Jacqueline

    Eu quero muito melhorar, mas sem medicamento.
    Eu sou muito ansiosa e por isso comecei a tomar fluoxetina. Até que cortei e não aguentei, tive que voltar, e o pior, com uma dose maior, pois eu tinha piorado muito.
    Agora começou a estabilizar, mas sempre vai e volta meu problema com dormir.
    Eu deito na cama com sono e fico com vários pensamentos aterrorizantes e eu vou ficando com tanto medo que o sono passa.
    o que eu faço?

  61. Ariane

    Nem sei Mais oque fazer , pppois não durmo mais , acordo com vontade de vomitar e os pensamentos me atormentam ,; acredito que sempre tive toc , mas penso mais do que tenho manias, estou com pensamentos horríveis não tenho nem coragem de falar , sobre sexo porém nunca faria, e não é a primeira vez , voltou agora pq eu lembrei, mas está matando vvou numa consulta com psicólogo

    • laura

      Ariane, vc n ta sozinha e è bom saber q n estou tb, sinto nojo, repulsa de mim mesma e tento lutar contra esses pensamentos q apareçem sem q eu queira.
      Saiba q essa ñ è vc mas essas coisas sao fruto da sua imaginaçao, eu tive reaçoes fisicas a alguns pensamentos e fiquei apavorada acontece q descobri q o TOC afeta nosso sistema nervoso central oq n significa exitaçao.
      Como a menina acima q citou q se imagina c o proprio pai, isso eh um pensamento intrusivo relacionado ao TOC nao um desejo ou indole dela, o fato de vc sentir repulsa eh justamente oq mostra q vc n quer isso, mas esse maldito pensamento vem e invade a sua vida, estou buscando ajuda e te oriento a fazer o mesmo, outra coisa, aos poucos pegue oq te faz imaginar isso, respire calma e profundamente e pense coisas boas, dizendo essa n sou eu essa nao sou eu, logo vc percebe q n seria capaz de um ato de maldade mas q tem q ser capaz de vencer esse inimigo oculto.
      Eh a luta de vc contra si mesma!!! Tenha fè, quanto mais leio relato das pessoas mais tenho forças pra acreditar q vou superar esse transtorno, vc tb vai! Bj

  62. Dernier Nóbrega

    Tenho TOC há muitos anos,mas nos últimos meses estou com TOC religioso,em que várias vezes durante o dia fico pedindo perdão à Deus por pensamentos que invadem a minha mente e que os considero como pensamentos maus e blasfemadores.Fico o tempo todo pedindo que Deus me perdoe por eu ter tido tais pensamentos e logo em seguida os tais pensamentos surgem novamente na minha cabeça,acredito que rezo mais de 80 vezes por dia e isso cansa a minha mente de uma forma que deixa irritado e esgotado.Costumo fazer caminhada durante uma hora e 30 minutos todos os dias e até durante a caminhada eu fico rezando o tempo todo.Fico com medo de se não rezar,de se não pedir perdão à Deus pelos maus pensamentos algo de ruim pode acontecer comigo ou com alguém que eu goste.É horrível tem horas em que fico desesperado e com medo de ser agressivo com os outras pessoas por conta da ansiedade e mal estar que isso provoca.Nesse exato momento em que estou escrevendo,estou com vontade de rezar novamente.Gostaria de saber se adotar atividades como jogos de tabuleiro,leituras,ouvir músicas,fazer palavras cruzadas podem ajudar à driblar e até mesmo eliminar o TOC.Gostaria de saber qual solução devo tomar para,no mínimo,minimizar o TOC.Desde já agradeço à atenção!

    • Moshe

      Dernier Nóbrega, teu TOC em relação a pedir perdão a Deus a todo momento pode estar ligado ao sentimento de culpa/rejeiçao e querer ser aceito diante de Deus através das suas boas obras. Isto é muito comum em cristãos que procuram se justificar diante do SENHOR, se quiser trocar msg: moshe.derek@gmail.com

  63. Jovania Schwambach

    Já não sei mais o que faço. Gostaria de uma ajuda. Já fui no psicólogo, porém não me ajudou em nada. Tenho uma “mania” muito estranha. Nunca vi nada parecido, porém não consigo me libertar. Meu cesto de roupa suja, não esvazia faz anos. Não consigo por a minha roupa pra lavar, sem antes fazer um ritual que já não aguento mais. Sacudir roupa por roupa. Tirar tudo quanto é tipo de pêlo ou linha, passar pano por várias e várias vezes na máquina todinha, lavar repetidamente as mãos, ops…. os braços, antes de pôr a roupa pra bater. Não consigo me controlar mais. Isso é TOC mesmo? O que devo fazer?

  64. josiane Andrea

    Meu toc,começou a bastante,tempo,td parecia simples, mas é horrível, lavo as mãos milhares d vezes ao dia,gasto mto álcool e detergente, fico sufocada em pensar q alguém morreu,fico imaginando,q td mundo q foi ao cemitério ta sujo,imundo,quero jogar td no lixo,e não gosto q ninguém me toque ou encoste em mim,não suporto mas viver dessa maneira,já passei em psicológo e psiquiatria, mas desisti d td,me ajude por favor.

  65. Charles R

    Olá! Fui diagnosticado com TOC e um pouco de Depressão. Os sintomas do TOC começaram a me atormentar aos 12 anos, com pensamentos intrusivos e repetitivos contendo cenas ruíns que envolviam meus pais. Depois vieram os rituais… Olhar pra uma bala muitas vezes antes de coloca-la na boca, fazer algo com medo de que se não fizesse, poderia morrer, entre outros. Fui sofrendo calado e só piorou ao longo dos anos, até que não aguentei mais e procurei ajuda. O TOC estava me atrapalhando inclusive na minha vida espiritual, pois dúvidas e incertezas sobre Deus e a fé invadiam minha cabeça de forma angustiante. Sofro muito com pensamentos blasfemos, que me deixam aterrorizado e morrendo de medo de ser castigado por Deus. Mas sei que Deus sabe bem o que eu tenho e ele sabe que não é culpa minha. Conto com a misericórdia de Deus. Estou tomando antidepressivo, e graças ao Pai, os sintomas de depressão praticamente acabaram. Agora é só esperar até que o mesmo efeito aja sobre o TOC. Tudo de bom para nós, e que Deus nos ajude e nos abençoe! 😉

  66. Luciana

    Descobri que tenho Toc há dois anos e desde então vivo um tormento. Minha auto-estima despencou, tanto quanto minha auto-confiança. Se não tenho domínio sobre meus pensamentos como posso confiar em mim mesma? Me sinto um lixo. Sou esposa, mãe e esta doença esta me afetando por completo. Não tenho animo nem vontade de fazer nada, esses pensamentos intrusivos não me deixam em paz. O psiquiatra ainda não conseguiu acertar a medicação. Mudei recentemente para o escitalopram. Mas de qualquer forma valeu saber que não é só comigo que isso acontece…

  67. tenho 42 anos e tenho toc desde crianca e descobri que tenho isso o ano passado ja nao aguento mais sao muitas as manias que tenho de todo tipo de simetria de lavar as maos de orar de comer de andar com o pe direito na frente medo de passar na frente de cemiterios e funerarias enfin medo de tudo tenho que fazer rituais o dia todo com medo que aconteca uma desgraca comigo ou com alguem que amo isso me perturba o dia todo todo dia sem parar sao muitas as manias que nao da nem pra contar tudo so eu e DEUS sabemos ja nao aguento mais ja quebrei objetos cunprindo rituais e ate ja me cortei varias vezes tudo isso para cumprir rituais por favor me ajudem se alguem ler isto e puder me ajudar deixe resposta aqui que DEUS abencoe a todos.

    • David

      É necessário sentir a ansiedade, observa-la e aceitá-la . . . Não lute internamente contra a ansiedade, simplesmente observe e não faça esses rituais, por mais que a ansiedade fica intensa.
      Com o tempo irá perceber que não aconteceu nenhuma tragédia, por que deixou de fazer os rituais e a ansiedade irá diminuir com o tempo . . .
      Eu sei o quanto é difícil, mas não faça esses rituais e nãolute contra a ansiedade, apenas observe e não tente muda-la. Você agindo dessa maneira, a ansiedade irá diminuir naturalmente até se extinguir . . .
      Aumente a tolerança das reações corporais e mentais mantendo a sua mente no presente e observando essas sensações sem jugamentos . . .
      Aprendi essas práticas com o Blog, e agradeço muito a Deus e ao Artur Scarpato, que através desse Blog e através dessas dicas impressionantes, desses textos e ensinamentos, eu melhorei após por em prática.
      Então não desista, use a sua força interior ao seu favor !
      E se apegue a Deus tenha fé que tudo se resolverá na sua vida !

  68. Fyy Myranda

    Nossa sinto quase todos os dias essas crises, meu corpo inteiro dói. É muito ruim passar por isso. O que devo fazer?

  69. Vitória

    Eu não tenho certeza se é isso que eu tenho, mas parece que o TOC é um dos meus problemas. Eu tenho vários pensamentos e sentimentos ruins todos os dias e não consigo me perdoar. Eu tenho mania de justificar os pensamentos… E repito muito a frase “isso não é meu”. Se eu não tentar encontrar uma justificativa que alivie o pensamento ruim, eu fico ansiosa. Eu sentia muito medo de que os pensamentos fossem meus (e ainda sinto), mas agora acho que parece que eu sinto um medo inexplicável às vezes. Eu digo muito a palavra ” acho”, pois não tenho certeza de nada e sou uma pessoa confusa. Não sei quando os pensamentos e sentimentos são meus ou não. Houve um momento da minha vida há alguns anos em que eu me sentia fria, como um assassino, e sentia medo de matar minha mae. Óbvio que eu não faria uma coisa dessas, eu não sou assim. Jamais gostei de magoar ou ferir alguém. Na época, me perguntaram se eu amava a minha mãe e eu respondi que não sabia. Eu me sentia fria. Eu tenho tido mania de perseguição, pois fico achando que estão falando mal de mim, pensando mal de mim. Sinto-me desvalorizada por quase todo mundo e acabo me sentindo inferior, invejosa e com a autoestima baixa. Eu já tive autoestima baixa no passado, mas eu tinha melhorado bastante neste aspecto. Agora está voltando. O TOC (que eu acredito que eu possa ter) me faz ferir pessoas que eu amo, pois eu tenho pensamentos ruins com elas e eu não consigo me perdoar por isso. Eu tenho muitos pensamentos ruins, muito mais pensamentos do que comportamentos compulsivos. Tenho manias mentais de repetir frases, como “isso não é meu”, e algumas manias, como lavar as maos até os cotovelos, ficar analisando onde eu estou encostando pra ver se minhas maos estão sujas, às vezes não consigo escrever ou tenho dificuldades de fechar uma porta ou uma garrafa, às vezes analiso coisas que fiz no dia ou na semana etc. pra ver se não fiz coisas erradas… Até xerox eu evito tirar às vezes. Em alguns momentos eu ate consigo ignorar as manias etc. Conforme disseram aí encima, eu também falo sobre meus pensamentos ruins como maneira de me redimir. Eu fiz isso com minha mae e agora. Às vezes sinto vontade de rir do sofrimento das pessoas que eu amo, do meu sofrimento e das pessoas em geral. Às vezes estou passando por um momento de tristeza e dá vontade de rir, toca musica na minha cabeça como se fosse a trilha sonora de um filme, meu choro parece falso etc. Também já tive pensamentos sexuais com Jesus, mulheres, crianças, animais etc. Assim como todos aqui, eu queria ser normal, queria não ter esses pensamentos. Quando eu consigo ignorar uma simples mania, como não lavar a mão, é muito libertador. Sinto-me aprisionada por mim mesma.

  70. Rosali

    Boa tarde,

    tb tenho toc desde criança, acho que se agravou depois que perdi minha avó . Depois disso tenho movimentos repetitivos pois minha mente me diz que se não fizer vai acontecer uma coisa ruim. Tenho pensamentos de que não vou me casar, pensamentos sexuais que prefiro nem comentar … daí faço os movimentos….isso é angustiante.
    Ultimamente estou tendo falta de ar devido a ansiedade que o TOC provoca.
    Apesar de tudo tento me controlar ,mas quando estou estressada a coisa piora.
    Quando estou saindo com algum rapaz lá vem os pensamentos mandando eu fazer os movimentos repetitivos pois segundo minha mente se não fizer o rapaz termina comigo. Sei que isso não é real e busco em Deus a solução e creio que a cada dia vou conseguindo diminuir, pois não quero tomar remédios , cada caso é um caso.
    Percebo que meu pai tb tem e fico com pena dele pois ele já é idoso e nem tem idéia do que acontece com ele. Quando ele entra no banheiro fica umas 2 hs fazendo a mesma coisa, vai na cozinha e tem todo um ritual.

  71. val

    Olha.tenho.esse.tipo.de.pensamento.que.invade.minha.cabeca.fico.desorientada..angustia.vontade.de.provocar.culpa.nossa.por.favor.mi.ajude

  72. rosali

    Só sei que o TOC é um passo para a loucura, temos que pedir a Deus que nos dê forças para vencer esses pensamentos escravizantes e que na verdade na são ILUSÓRIOS. Temos que treinar nossa mente a acreditar que eles não têm poder sobre nossa vida.

  73. José Antônio

    Muito legal esse site. Essa doença é igual em todos nós. Pensamentos falsos que nunca vão acontecer, manias repetitivas, contagens de coisas…enfim no final do dia estamos esgotados de fazer tantas coisas horríveis com medo de acontecer alguma coisa ruim com a gente ou parentes. Já tive tudo isso, e ainda tenho pensamentos só que não deixo meus pensamentos me controlarem pois são mentirosos. Façam isso não acreditem nesses pensamentos. se tiver que conferir a porta 3 vezes, não confira. Se tiver que contar alguma coisa,não conte e fazendo isso todos os dias essses pensamentos malditos vão desaparecendo. Li todos os comentários e acreditem, todos nós sofremos do mesmo problema. PENSAMENTOS HORRÍVEIS QUE NÃO DEVEM NOS DOMINAR, POIS SÃO MENTIROSOS. Se Deus é por n´s, quem será contra nós. Fui………..(*_~)

  74. ariam

    Bem gostaria de que alguem me ajudasse acho que tenho toc . A minha infância foi meio conturbada meu pai bebia e batia em minha mae na nossa frente ,tinha sempre escândalo .vivíamos preso num apartamento de castigo sem saber por que ?! Cresci me achando feia ,sem capacidade mas depois foi melhorando a casei tive .unha filha e tudo bem.Sempre tive dificuldades financeiras mas sobrevivia a isso .agora entrarei no toc desde pequena tenho Mania de balançar as pernas o tempo todo ,não consigo ficar sem mexer pouco um segundo,cheiro tudo que pego de objetos a comida. Mania de lavar as maos ,amamarrar cadarço toda hora e não gostosa que pessoas encostas sem em mim! Perfeccionismo e mania de arrumação ! Quando vejo tudo desarrumado me da pânico!tenho também pensamentos repetitivos toda hora com doenças e achar que esta com elas e pensar em me matar pra não morrer da doença! Preciso de ajuda

  75. Mara

    Boa Noite!
    Esse site está me ajudando,pois creio que sofro desse tormento chamado TOC…
    Pois há uns 4 anos sofro com pensamentos no qual acho que vou fazer algum mau a minha filha, não fico em casa sozinha com ela, não fico muito tempo perto dela pois tenho medo de fazer alguma agressão…isso ta acabando comigo,pois amo a minha filha e sei que isso não ta normal…já passei 1 semana chorando calada ,era uma dor dentro da alma,pois os pensamentos invadiam a minha mente de uma forma que eu chegava a pedir a Deus pra Ele tirar logo a minha vida…as vezes eu tinha vontade de sumir no mundo ,pois eu achava que se eu ficasse longe era melhor!
    Chamei meu esposo e conversei com ele, eu achava que estava me tornando uma louca,uma esquizofrênica , nossa como sofri…tentei marcar um psiquiatra…só que me apeguei com Jesus e os pensamentos desapareceram, só que é um tormento,pois passa uns meses e depois ta de volta…sofro pois fico pra baixo,choro,olho pra minha filha e digo que a amo e que ela é o meu maior tesouro…preciso que me ajudem em oração…esse site é maravilhoso…vou procurar um médico,pois tenho muita fé em Deus, mas sabemos que se Ele deixou os médicos aqui na terra é pq precisamos da ajuda deles também!
    Deus nos abençoe e nos livre desse tormento!!!!

    • Wagner Ferreira

      Querida bom dia, de fato é muito dolorido, mas passa pelo um bom psiquiatra e se puder faça terapia e todos estes recursos vão te ajudar.Pois sou cristão e não há nenhum texto bíblico que te empeça de consultar estes profissionais.

  76. eu tenho toc e horrivel tomo remedios faço tratamento com psicologa e psiquiatra minha familia nao entende o que ,eu passo .por isso me julgam

  77. Daiane Dantas

    Como fazer para identificar se o pessamento que atormenta é real.

  78. Laerte Oliveira

    Eu sou laerte ,tenho 19 anos; fico aliviado em saber q existem pessoas iguais a mim , e tem tratamento, tem 1 ano q sofro com depressão , só que com o tempo, isso se tornou o TOC, meu dia é tranquilo ,quando estou com pessoas ,com amigos , a questão ;quando vou deitar , tentar dormir , ou quando não estou sem fazer nada .. fica tipo musicas se repetindo na minha cabeça isso me encomoda demais , fico noites sem dormir , ai sempre procuro fazer algo para destrair a mente , ai vou procurar um psicologo ,quando começar a trabalhar , pq estou desempregado..e tentar me tratar disso , q deixa minha vida um inferno, sem contrar o raciocinio fica lento.. horrivel ver essas coisas se repetindo na mente , sem vc controla-la .. já passei por fases de muita tristeza , a depressão fez um efeito colateral muito grande na minha vida , e até hj tbm sofro com ela . tentar me acalmar a partir de hj , e baixar minha ansiedade e controlar meus pensamentos

    • Rodrigo

      Oi, Laerte.
      Estou com a palavra obsessiva “hipocondria”
      na cabeça. Ela ñ sai de jeito nenhum. Toda hora vem. Não sinto medo, ansiedade, nada, a palavra só vem na cabeça. Nunca tive isso. Estou com depressão tem um mês.
      Estou tomando clomiprina para a depressão. Isso é um possível sintoma? Pq Toc ñ é, já que não tenho nenhum ritual ou compulsão. É só um
      pensameno automático que vem e não sai. Vc se curou disso?

  79. I

    Recentemente fui diagnosticada com toc e depressão. .porém o toc eu já tenho a 2 anos mas só agora procurei ajuda pra trata-lo, tenho crises sempre os pensamentos são horríveis que eu prefiro nem comentar ..começa a dar uma ansiedade meu corpo começa a tremer só quem tem toc sabe como é horrível essa sensação todos os dias é uma batalha contra eu mesmo sempre quando acordo vem aquele pensamento de “eu não queria acordar hj queria morrer ” tudo por causa desses malditos pensamentos que eu tenho medo de perder o controle e acabar cometendo algo. ..Minha psicologa diz que a medicina hoje está bastante avançada e com a ajuda do tratamento e com a ajuda de medicamentos é possível se livrar sim ! Confie em vc mesmo e procure se apegar em Deus.

    • Raquel

      Seu problema parece muito com o meu, achei que era alguem falando da minha vida , bem, sei o que é isso tenho 3 anos sofrendo, mas tenho fé que um dia melhore ! Vou voltar ao psiquiatra e a fazer terapia . boa sorte pra todos nós !

  80. rodrigo

    O toc nada mais é do que o medo de uma coisa que a mente projeta como algo ruim vai acontecer se os rituais nao forem cumpridos. Estou boicotando esses rituais aos poucos e voltando a normalidade e vou conseguir por que o TOC nada mais é que uma ilusao.

  81. rodrigo

    A cura do toc esta em nos mesmos. Vamos boicotar os pensamentos que nos forçam a cumprir os rituais. Estou fazendo isso e está dando certo. Nao tem logica obedecer a esses comandos mentais. So assim nos livraremos dessa mania.

  82. Boa noite gostei muito desse blog estava passando por esse mal agora estou mais aliviada . Muiito obrigada . Deus me abênçoe e abênçoe vcs ficam na paz de Deus amém .

  83. João Pedro

    Me ajudou muito

  84. patricia soares da silva

    não sei o que realmente tenho,mais acho que posso ter essa doença e não me dou conta disso,me sinto diferente dos outros parece que só eu passo por isso, mais me indentifico com todo esses sintomas mais nao sei lidar com eles,as vezes pareço um vulcão perto de explodir, só pesso ajuda para me controla e viver melhor.

  85. Boa Noite ! meu nome é Maria Cristina. Eu não tenho T.O.C., mas meu filho tem e é difícil vê-lo desse jeito. Ele tem tantas manias repetitivas e ainda por cima reclama de tudo.
    Ele está fazendo tratamento em uma clínica psiquiátrica há 8 meses e eu sinto que a melhora é lenta. Toma medicação, tem psiquiatra, psicólogos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros 24 h. Na clínica ele é de um jeito e em casa de outro. Já nem sei mais o que fazer. É extremamente obsessivo compulsivo. Por favor me ajudem. Obrigada,

    Maria Cristina das Neves

  86. Wagner

    Estou com pensamentos que nao sai da minha cabeça, penso nas mesmas coisas o dia todo, já nao tenho vontade de fazer mais nada só fico pensando no pior, nao consigo trabalhar, nao consigo estudar, penso que alguem vai me processar ou vai me seguir, fico com isso na cabeça, já pensai em me mudar de estado, e sumir do mundo, estou ansioso com tudo que acontece, procuro achar as respostas de tudo e nao consigo, agora mesmo escrevendo este texto fico com o mesmo pensamento , já nao sei o que eu faço nao tenho idéia de como vai ser minha semana, sei que estou mal, da cabeça, só penso em coisas ruin odia todo, se alguem me fala alguma coisa que vejo que vai me prejudicar mesmo que nao seja verdade ai já era fico dias com isso na cabeça, vou dormi e acordo com o mesmo pensamento, o que devo fazer ?

  87. Lady

    Quando acabo de fazer faxina, né sinto com medo, culpa, isso está me matando. Alguém mais sente? Alguém aí pode ajudar com isso?

  88. Leticia

    Olá, queria uma opinião de vocês. Após a morte do meu pai em um acidente de moto (2012), passei a ter pensamentos horríveis, do tipo de achar que tudo vai acabar em tragédia. Cada vez que eu coloco o pé para fora de casa, começo a pensar nas possibilidades de algo ruim acontecer, por ex: eu posso atravessar a rua, ser atropelada e morrer; eu posso estar no ônibus e achar que o ônibus vai capotar e eu vou morrer. Quando a tragédia era focada a mim, eu estava tentando me controlar, mas agora comecei a ter esses pensamentos com outras pessoas, mãe, irmã, namorado, e eu não consigo mais viver em paz acreditando que algo ruim vai acontecer. Devo procurar um especialista ou tentar deixar pra lá? Alguém já sentiu o mesmo? O que é isso? Estou chegando a um ponto de perder a coragem de sair de casa, e ficar em pânico toda vez que alguém sai. Não sei mais o que fazer

  89. David

    Tem cura!
    Basta não lutar contra a ansiedade…
    Quanto menos lutarmos contra a ansiedade e quanto menos enxergarmos ela como ameaçadora, menos sentiremos os sintomas que são tão incomodos.
    Então pratique a auto aceitação, sinta a ansiedade, converse com ela, e sinta a dor e interprete como sua amiga. Não lute mentalmente contra ela.
    Com o tempo esses sintomas irão sumir …
    A origem do TOC, vem de pensamentos ansiosos, e o que machuca é a ansiedade e não o pensamento …
    Então quando vir esses pensamentos de imagens, manias etc…
    É preciso simplesmente aguentar a ansiedade, conversar com ela, te-la como amiga, e não obedecer as manias. Por exemplo, quando vir o pensamento ilógico, de que é preciso lavar as mãos de novo, basta não lava-las e aguentar a ansiedade, que com o tempo vai se enfraquecendo.
    No caso de imagens ruins que entra na mente de forma intrusiva. Exemplo: Matando alguém que amamos, basta não lutar com esse pensamento, e sentir a ansiedade, e interpreta-la como amiga …
    Repito,
    Quando vocês não ter mais medo da ansiedade, ela ira se enfraquecer, e os pensamentos não irão mais incomoda-los.
    Os pensamentos podem até continuar por um tempo, mas vocês não vão nem ligar, pois não vai doer mais.
    Com o tempo, os pensamentos irão se extinguir!
    Terapias cognitivas comportamentais ensinam isso, e em alguns casos é preciso usar medicamentos anti ansiedade … Pois trata os sintomas da ansiedade, porém a pessoa pode acabar se tornando dependente de remédios … E se sentirá melhor a apenas a base de remédios
    Uma dica: Quanto mais lutamos contra ansiedade patológica, mas ela grita, mais ela machuca, pois a interpretamos como perigosa, e por isso ela se torna perigosa. Se interpretarmos como reação normal, se tornará normal e vai doer menos, se interpretarmos como nossa amiga, ela não ira nos atormentar e nos machucar.
    Então tente mudar o modo na qual interpreta a ansiedade.
    Experiência própria.
    Existe cura sim, e só depende de nós, a cura está dentro da gente.
    Eu consegui vencer o TOC e a ansiedade.
    Claro que um profissional é muito importante pra orientá-los e auxilia-los…
    Mas as pessoas que passaram por isso e venceu podem ajudar bastante. Então quem quiser conversar comigo, saber melhor como me curei, me escreva no e-mail: david.drigues@hotmail.com

    • Fernando Chemin

      David.
      Muito obrigado você acendeu uma luz para mim. O caminho para a cura do TOC é exatamente este, controlar a ansiedade que o pensamento irá sumir.

  90. Jucy

    Olá, estava pesquisando uma coisa totalmente diferente deste assunto e me deparei com este site, comecei a ler os depoimentos e fiquei comovida com tanta gente sofrendo.
    Olha, só queria dizer que Deus existe e Ele ama cada um de vocês, tenho certeza, se começarem a ler a Bíblia, comecem pelo livro de João (evangelho), depois leiam atos, salmos, provérbios, depois os demais livros, tenho certeza que a cura virá. Vocês são um espírito que possuem uma alma, o que é alma, são pensamentos, vontades e emoções e habitam num corpo, ou seja, 3 em 1. O espírito é o verdadeiro EU, a alma que são os pensamentos, vontades e emoções, está impregnada de todas essas ideias, essas cadeias que estão escravizando, prendendo vocês, a alma, ou seja, a mente, precisa ser submetida ao seu verdadeiro EU (espírito), mas o seu espírito precisa ser submetido a Cristo (ver o livro de Efésios, capítulo 2, Bíblia), depois que vocês colocarem Cristo no centro do Ego de vocês, Ele é quem comandará tudo, e a mente de vocês estará livre de todo Sofisma. Sofisma é uma mentira (qualquer ideia mentirosa) maquiada de verdade. Ou seja, Cristo possibilitará que vocês tenham o domínio sobre suas mentes. Ele é o único que tem poder para trazer luz ao entendimento de vocês, o Espirito Santo é quem capacita vocês a entender tudo o que escrevi até agora, e é o mesmo Espirito Santo quem capacita vocês entenderem a Bíblia, mas ao ler a Bíblia, e também, ao ler o que acabei de escrever só surtirá algum efeito na vida de vocês, se abrirem o coração e crerem, acreditarem, não em vocês mesmos, mas crerem no Deus que diz em sua palavra, a Bíblia, aí sim, o milagre acontecerá, é somente pra quem crer. Jesus Cristo, Ele é o autor da vida, quem fez cada um de vocês, e Ele é tão real que usa pessoas como eu para mandar este recado a vocês. Espero que possam abrir o coração, que possam entender, espero que possam crer e serem livres para amar o criador, o único Deus, Ele deseja um relacionamento íntimo com as pessoas que Ele fez. Só que Ele as respeita muito e não invade, mas convida. Qualquer coisa, podem acessar o meu face Jucy Mileo ou o face da minha família em Cristo Igreja Triunfo Glorioso da Fé em Maracanaú/Ce.
    Que a luz de Deus brilhe em seus corações e vocês possam encontrar o único que dar a paz que o mundo não pode dar. Ele disse: Vinde a mim, todos os que estão cansados, sobrecarregados e oprimidos e Eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim (biblia) que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas. Ele é a única solução. JESUS

  91. É muito triste e ao mesmo tempo confortante saber que existe tantas pessoas assim como eu… No começo eu achava que eu era louca, e a única, tive conhecimento que existia essa doença a pouco tempo.
    Eu tinha muita vergonha, vim falar Pra minha família a pouco tempo, quando comecei a sentir crises de pânico também.
    É horrível, só que tem sabe o sofrimento, é uma batalha a cada minuto contra si mesmo. E uma vontade imensa de ser normal, de poder curtir e aproveitar a vida como os outros….
    Tem horas que a esperança quer ir embora…
    A gente se cansa… Muito.
    Mais acredito em DEUS! E confio que ele vai curar todos nós! Abraço gente!

  92. brena Oliveira

    Foi muito bom ler esses comentários, nossa…é muito bom saber que não estamos sozinhos, tenho a droga desse Toc desde criança e tudo começou com as manias repetitivas, tipo apagar e acender lâmpadas várias vezes, tocar objetos várias vezes, esses rituais malditos, se eu não fizesse algo de ruim podia acontecer porque vem um pensamento terrível com alguém que agente ama! Só que venho piorando um pouco, pioro e melhoro é sempre assim, agora são pensamentos intrusivos que ivadem a minha mente e as vezes penso ate em morrer, mas óbvio que não quero isso pra mim, é porque bate o desespero e fico sem solução. São penosamentos sobre mim, sobre minha existência, porque existo, porque estou aqui, porque tenho corpo e mente, essas coisas. Ja tive um surto com um toc religioso, incertezas em relação a existência de Deus,e por causa disso me afastei do centro espírita que eu frequentava, e isso quase me mata, tomei vários calmantes e só dormia pra esquecer pois me dava uma ansiedade terrivel Derrepente o toc religioso sumil e veio outro pior ainda. É sempre assim um pensamento vai embora e vem outro, mas graças a Deus eu não tenho mais ansiedades, somente medo mas procuro me controlar pois sabemos que são apenas ilusões de nossa mente fraca. Todo dia é uma luta contra si mesmo, e resolvi não buscar tratamento psicológico pois eles nos deixam é pior do que ja estamos, e não quero depender de remédios, as vezes quando fico muito ruim compro calmantes e tomo por conta própria, mas só se eu precisa porque por enquanto a ansiedade passou. Gente estou me apegando cada vez mais a Jesus Cristo, porque o toc tirou a minha vontade de viver, hoje eu não vivo e sim vejeto,já tive pensamento até de origem sexual com familiares e isso quase me acabou comigo pois eu não quero ter esses pensamentos diabólicos. Tenho horror, se eu pudesse eu nunca mais pensava nada. Mas fé em Jesus não estamos sozinhos nessa, estamos juntos e vamos ve vencer, tenham fé, Deus é pai.

  93. Tenho várias manias tipo de olhar o gás se esta desligado, de olhar as portas, de olhar as torneiras, a porta do carro e verifico cada uma delas 11 vezes não sei porque e se faço menos acho q alguém vai morrer ou que vou ficar sozinha, outra coisa e q fico muito triste por qualquer cousa e choro muito..afff é difícil viu..

  94. Rosmeri buffet

    Sou mãe do Lucas ele tem 13 anos e tem toc eu sempre percebi algo de estranho com ele começou a ter problemas no colégio com muita ansiedade lavava as mão a todo o instante começou a me falar de pensamentos horríveis que surgiam na sua cabeça..estava se isolando dos amigos sempre teve notas muito mas a ansiedade o atrapalhava muito no dia que tinha prova ele entrava em pânico tinha dores no peito ai ele apagava muitas vezes a mesma frase assim não conseguia fazer a prova no determinado tempo ai foi o momento de procurar ajuda terapia e uma neurologista que com os sintomas logo diagnosticou é toc fiquei muito triste pois li muito a respeito ai fiquei mais chateada ainda pois oque li falava que portadores do toc são muito emprevisiveis não conseguem ter um relacionamento duradouro e nem conseguem ser bem sucedidos profissionalmente fiquei muito assustada .Tal dia a diretora me chamou para conversar sobre o Lucas ele estava junto ai ela foi bem dura falou que todas as professoras estavam reclamando que ele era muito debochado pois perguntava muitas vezes as mesmas coisas me disse se não melhorasse iria suspende-lo ai ele ficou muito chateado poi ele não tinha controle sobre isso ai a neurologista me passou um laudo para que as professora soubessem que ele tem o Toc estou um pouco mais tranquila pois com a terapia e o medicamento esta melhorando mas sofro muito quando penso e o vejo com problemas e me culpo muito por ele ter o Toc ..

  95. Antonio Marcos

    Bom, sofro de ansiedade e sou muito preocupado com as coisas, a uns dois meses tive uma crise, desde criança sempre verificava 10 vezes ou até mais se a porta estava fechada, foi quando resolvi buscar refúgio em Deus, meus pensamentos me deixavam ansioso, e isso me deixava ainda mais preocupado, tinha um grande medo de enlouquecer ou morrer…sofri de insônia…já tomei remédios, mas resolvi agora entregar tudo nas maos de Deus, vejo agora que posso controlar as minhas ânsias e pensamentos recorrentes, pra mim o primeiro passo para se livrar da ansiedade é reconhecer que tem a mesma….e nunca temer o próximo ataque de pânico…se puder esqueça que tem ansidade , é tudo uma questão psíquica, procure se distrair e sorrir mais, saia e conheça pessoas…faça novos amigos …seja ”positivo” sempre, tenha fé em Deus.

  96. Maurício

    Eu já não sei mais o que fazer. Desde os meus 7 anos penso em me suicidar. Tenho depressão desde que me conheço como gente. Meus pais se separaram aos meus 3 anos. Tive vários problemas familiares, apanhava do covarde do meu “pai” – nem assim posso chamá-lo, pois sempre foi um ser humano horrível.

    Os problemas familiares pioraram minha depressão, até que desenvolvi TOC mental e, depois, esquizofrenia. Fico pensando em me suicidar todo dia. Também imagino que estou contando meu órgão sexual ou batendo nele com um martelo. Fico alucinando com esses pensamentos. Tenho delírio também. Toda noite há pessoas no meu quarto me observando.

    Já tentei de tudo. Homeopatia, acupuntura, religião, e até psicanálise. Absolutamente NADA disso resolveu ou sequer amenizou meus problemas. Acho até que piorou.

    A minha última esperança é agora ir a um psiquiatra. Não sei o que será de mim. Será minha última tentativa. Até agora eu não fui por preconceito. Hoje tenho 25 anos. Sofro calado. Embora tenha contado tudo que penso para minha “mãe”, ela se riu e não fez nada na época. Só me restou a dor da solidão, pois este mundo hipócrita exige que você esteja sorrindo toda hora.

    Eu cansei de sorrir. Nunca tentei me matar até hoje, mas se um dia eu tentar vai ser sem volta. Farei de um modo sem chance de dar errado.

    O meu único conforto é saber que não sou o único nesse mundo a ter isso. Não consigo me movimentar que tenho ânsia de vômito. Tenho uma gastrite que não dá em exame nenhum.

    Já fiz endoscopia e até exame do coração, por conta de uma dor que tenho no peito, mas não deu em nada. Fiz quando criança. Os médicos riram da minha cara. Fui tratado como um idiota que não sabia o que estava falando.

    Meus amigos, a espécie humana é horrível. Eu vi de perto como somos podres.

    Nasci prematuro. Talvez isso tenha ocasionado algum problema neurológico, que não seja aparente.

    Sou um cara bonito e consigo levar pra cama qualquer mulher. Mas nada disso tira a minha angústia.

    Eu só espero que a medicina encontre um dia a cura pra doença mental. Eu queria um cérebro novo. E se eu me matasse iria conseguir, nem que seja reencarnando eu outra vida. Outra forma. Outra experiência.

    Em Deus já não mais creio. Um sujeito desse naipe que deixa as pessoas sofrerem, alegando ser “todo-poderoso”, jamais merecerá minha adoração, merece sim o meu profundo desprezo e nojo

    Se a ciência nos curar, um dia olharemos para o que sofremos hoje como a idade das trevas.

    Eu sei que deveria perdoar meus familiares, mas meu cérebro é burro. É impossível. Já tentei e não vai. Quando vejo, logo estou pensando em tudo que me aconteceu.

    Se quer saber, eu tenho certeza que já nasci podre. Sou uma máquina defeituosa desde o nascimento. E o povo idiota e hipócrita adora falar que “todo mundo passa por isso” e que “todo mundo sofre”. Imbecis… Imbecis completos!!! Nunca saberão como é estar na pele de um doente mental.

  97. Maria

    quando eu era criança eu arrancava os cabelos da minha cabeça literalmente, todos os dias, quando eu acordava minha cama estava cheia de cabelos, e na nuca eu era como careca, depois comecei a limpar e organizar tudo, sofria muito com a bagunça visto que eu tenho mais 3 irmãs e 01 irmão, todos bagunceiros e desorganizados. Sempre gostei de tudo muito certo e muito perfeito, na escola, provas, minha letra, tudo, apagava e escrevia tudo até ficar a contento. Aos 17 anos me tornei evangélica e aceitei Jesus como meu Senhor e Salvador. Estava bem melhor, mas depois dos 33 anos, após uma investigação que eu mesma fiz, descobri que meu pai estava traindo minha mãe. Eu acordava a noite e não conseguia mais dormir, ficava pensando tantas coisas, tensa e nervosa, minha cabeça não me deixava em paz. Após esta descoberta terrível, tive outra grande notícia horrível, meu noivo adiou nosso casamento após 8 anos de namoro, porque a minha sogra descobriu que está muito doente com um tumor no pâncreas.
    Depois destes dois acontecimentos, minha cabeça “pirou”, comecei a ter pensamentos de raiva contra Deus, logo eu que o amo tanto, então eu comecei a me mal tratar, ficava batendo a cabeça no chão, pois rejeitava estes pensamentos, comecei a acordar no meio da noite desesperada, com o coração pulando pela boca, suando frio e tremendo, minha boca trava, meu maxilar dói de tanto nervo, pois quanto mais eu quero lutar contra estes pensamentos, mais os tenho.
    procurei um médico, ele me passou quetros, não sei se este é o tratamento correto, pois quando fico muito tensa e angustiada, estes pensamentos retornam.
    Estou cansada, eu odeio estes pensamentos, me sinto exausta, e a angustia me consome. Que Deus me ajude, em nome do Senhor Jesus Cristo, amém !

  98. anonimo

    Tenho toc desde crianca e nao sabia. Descobri ontem, no principio achava q era depressao. Fui em medicos, tomei remedios e nada adiantou.
    Criei coragem e fui numa psicóloga e ela me disse q era isso.
    O meu caso afetou foi o meu namoro, antes td q eu pensava eu achava q era errado ai parei com isso, agora eu to assim: tudo q eu faço, falo acho q errado e q meu noivo vai brigar cmg. E ja aconteceu isso antes 2 vezes qdo eu era pequena(hj tenho 19 anos) mas com minha mae.
    Tem 4 anos q namoro e planejanos nos casar, mas essa doença tá sendo um tormento em minha vida.. Eu n sou feliz, eu penso: pq foi acontecer isso, tem tanta gnt nesse mundo q namora e é tão feliz. E eu nao!
    Semana q vem a minha psicóloga vai atender nos dois eu e meu noivo, eu q pedi e ela adorou a ideia.
    No começo meu noivo nao entendia, terminamos algumas vezes, mas dps ele viu q o nosso amor e maior q tudo. E isso vai passar. E agora ele irá me ajudar mais ainda, agradeço mto a ele por ter paciencia cmg.

  99. Clene marciana conceição

    Sofro de toc ha 36 anos, e descobrir cerca de 1 ano, não é facil. achar que é um monstro pensamentos diabólicos mas estou vivendo, já amei as vezes sou feliz,só Deus.quando estou em crise, dar vontade de durmir, e não acodar mais.Nos tocados somos muitos fortes.

  100. Lu

    Será que alguém aqui consegue me dar uma luz? Eu não tenho toc, pelo menos não o comum, mas tenho pensamentos obsessivos.
    Eu só me envolvo com trastes e, quando as coisas começam a ir mal, quando o cara me trata com desconsideração, eu começo a pirar. Minha mente começa a ser povoada por desejos de vingança, e sempre acaba em briga, pq o único meio de aliviar a obsessão é destruindo a pessoa com palavras, às vezes até com atitudes.
    Estou cansada disso, não aguento mais agir da mesma forma. Sei que preciso de terapia, mas no momento não posso ter mais essa despesa. Eu só queria conseguir me conter pra não fazer nada, não chingar, brigar, não me expor como uma completa louca.

  101. Thamires Cavalcante De Freitas

    Oi .Sera Que Eu Tenho Toc. Por Que Eu Gosto De Um Ator Chamado Alexandre Slaviero. Eu Rasgo As Coisas Com Os Dentes, A Amofadas , Eu Quando Eu Arrumo As Camas .Eu Bato O Lençol Na Madeira .A Minha Mae Ja Me Levou No Medico .Para Ver Se Eu Tenho Problema Na Cabeça. Eu Tenho 27 Anos De Idade. Eu Quero Ver O Meu Alexandre Slaviero Fazendo Novela Esse Ano de 2015. Na Rede Globo De Televisaõ .

  102. Bom pessoal eu já sofrir muito com isso e eu sei como isso é horrivél
    Tive pensamentos de tantas coisas ruins q chegava a vomita tive ataque de panico achando q ea morre ate achei q pra mim n tinha jeito e q n tinha mais perdão enfim entrei numa depressão perdir pesso muito rapido n consequia comer as vezes chorava muito desisperada…mais com muitas orações Deus mim curou da depressão
    E n fui ao medico pq n queria ficar tomando remedio fiquei so buscando a cura em Deus e ele mim ouviu
    Hj ainda tenhos certos pensamentos mais mim sinto bem pq sei q Deus estar no controle de tudo
    O inimigo coloca coisas na nossa mente e faz agente pensar q samos culpado para nos oprimir e tirar nossa paz
    Gente entrega teus caminhos ao senhor confia nele e ele tudo fará
    Ele n despresa aquele q busca
    Faça um proposito com Deus como eu fiz ore por 30 minutos por 15 dias,isso é todos os dias e tire 1 um dia de jejum na semana pelo menos 3 hras e va a igreja surgiro assembreia de Deus
    Peça oração e pela fé vc vai ser curado
    Gente eu guasse fui batizada isso é prova q Deus estar conosco e n nos esqueçeu.
    Fique na paz de Deus amém.

  103. Daniela

    Eu sou um exemplo de que TOC tem sim a cura.
    Fiz terapia (durante 5 meses)e tomei antidepressivo (clomipramina) durante 2 anos.
    Primeiramente precisamos acreditar em nós mesmos e nos libertarmos com o pensamento de que existe sim, a melhora disso. ver que o mundo é bem melhor sem esse inferno que vivemos do TOC. pois o TOC só serve para destruir nossas vidas.
    eu tive TOC durante 11 anos.
    tive alta no começo deste ano… e recomendo a todos que acreditem em seus tratamentos pois uma hora começa a fazer efeito…
    eu acreditei muito no remédio.. pra mim foi de 80% a minha melhora só com o remédio…
    boa sorte a todos!

  104. Crio pensamentos de todos os tipos desde os 10 anos .A 6 anos percebi que eles nao tem fundamento,me dão angustia é eu perco muito neles.O que é u faço?

  105. Davi

    Eu tenho muitos pensamentos obssesivos, mania de perseguição, eu temo que tem algo me persguindo e que consegue ler os meus pensamentos,eu não consigo controlar os meus pensamentos,penso em punição de algo que gosto,também que algo que eu não gosto ,mas eu vou ser obrigado a gostar se não eu vo ser punido,penso em muitos teorias sem lógica,e que se eu pensei nisso,não tem mais volta serei obrigado a ter que fazer,também que vou ser banido de algo que eu gosto.
    Também que tenho que fazer repitidas coisas,por exemplo, abrir a porta muitas vezes ate eu pensar certo,cenas horríveis de pessoas que eu gosto.desculpa pela explicação ruim,e por que deu um branco na mente
    Obs:sou muito aguniado eu penso que o pensamento. Que eu pensei,não tem mais volta
    A maioria das vezes eu penso descontrolado contra algo que eu sonho em ser no futuro(profissão)e algo que eu sei muito,ai eu penso algo errado sobre isso,e eu penso descontrolado que eu vou ser banido disso

  106. Leide

    Tenho toc…gostaria de saber se vcs sentem dor no peito?

  107. Enzo

    Eu acredito que tenho toc, o momento estou tranquilo, mas sempre temo que os pensamentos voltem, por exemplo, faz alguns meses, do nada achei que iria me tornar homossexual(já sei controlar isso), e depois, do nada, pensamentos de que eu seria um traveco ou algo do tipo, são pensamentos que fazem muito mal, já até vomitei por causa disso, mas por enquanto me acalmei, alguém ai já passou por isso também? ah e há alguma forma de curar toc sem remédio?

  108. Janaina

    Tenho toc mental. Fico achando que tenho várias doenças graves. Fui na gastro e ela me disse para voltar somente quando a ansiedade tiver controlada. Idéias fixas q me fazem muito mal.

  109. Tentando ser um cristão

    Isso mesmo cara, Enzo, também fiquei como você cara, pensando essas besteiras, cheguei a pensar que era homossexual enrustido, mas não fazia sentindo nenhum, era só um pensamento compulsivo aleatório, ainda me atormenta as vezes, mas já tenho o conhecimento que isso não vem de mim e tento enfrentar a ansiedade, incomoda bastante, as vezes acho que vou ter uma convulsão, vomitar, desmaiar, por que a pressão baixa muito, fico frio, mas depois que acompanho essas sensações de perto, tendo fé em Deus que nada ocorrerá, chega uma hora que passa, ou simplesmente esqueço.

  110. Joaquim

    E difícil passar por isso.uma irma minha se suicidou por causa da depressão. Eu tenho algumas manias e sou gay não assumido o q piora minha situação. Me sinto culpado e não quero decepcionar os outros por essa condição. Sempre fui um misto de alegria e tristeza por ser tímido também e não expor meus sentimentos. Sofri bulliyng na escola por ser calado.mas em outras situações era muito alegre e feliz mas também minha familia passou por muitos problemas.meu pai colocou outros filhos dentro de casa q infernizaram nossa vida.enfim somatizei muita coisa e adquiri manias e ansiedade. Mas to na luta fiz terapia faco academia mas sinto q ainda preciso melhorar pra viver melhor.Deus é maravilhoso e sempre me ajudou e eu vou sair dessa com certeza.

  111. Anonymous

    Eu tambem tenho TOC. Fui diagnosticado pelo psiquiatra. Estou sentindo algumas melhoras e gostaria de compartilhar com voces, alguns passos e dicas que me fizeram bem:

    1) Procurar um psiquiatra. Ele é o medico que trata do sofrimento, não é o médico que trata somente de doenças psiquicas mais graves. No caso do TOC os remedios de recaptacao de serotonina ajudam bastante. Sem estes e muito dificil tratar o TOC.

    2) Procurar um psicologo. A terapia junto com os remedios ajudam gradualmente a melhorar sua qualidade de vida.

    3) Nao se confunda com seus pensamentos. Voce nao e o que voce pensa ou sente. Voce tem que aprender a filtrar e duvidar dos seus pensamentos. Tenha fé, acredite que você é a boa pessoa que você deseja/quer ser.

    4) Pratique esportes. No meu caso, o futebol me fez muito bem. Acho que ele ajuda tanto para forçar a me concentrar para jogar, quanto, provavelmente a algum hormônio/substância liberada pelo cérebro.

    5) Alguns livros que sinto que me ajudaram foram “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, os livros do Augusto Cury: “Freemind” e a coleção “Analise da Inteligencia de Cristo” e o livro do padre Fábio de Melo: “Discipulo da madrugada”. Comece pelo primeiro livro, ele é muito bom.

    6) Procure fazer as coisas que gosta, se você tem algum comportamento/pensamento auto punitivo se desfaça dele, estes pensamentos/comportamentos acabam fazendo cada vez mais mal. Seja mais flexível com você mesmo.

    Melhoras pra vocês. E vamos lutando 🙂

  112. Marta P.

    Boa tarde,

    Tenho TOC há alguns anos. Começou por ser a nível de limpeza, necessidade extrema de lavar as mãos, o qual consegui combater e ainda hoje o vou fazendo, contrariando tal necessidade até ao máximo de tempo possível. Contudo, actualmente tenho a nível de pensamentos indesejados, os quais condicionam a minha vida e daqueles com quem me relaciono, sobretudo do meu companheiro, a quem, de forma egoísta, sinto necessidade de partilhar o que penso e magoo com isso. Discutimos, afastamo-nos, tento combater essa necessidade e agir de forma natural e consigo por algum tempo mas de um momento para o outro vem outra onda de ansiedade, outros pensamentos que sei que não quero mas os quais habituei a vir cá para fora e só causam danos. O que me aconselham a fazer? A guardá-los dentro de mim ainda que tal me deixe estranha? A esconder das pessoas?

  113. Oi eu queria saber se é isso que eu tenho . entao eu tenho 15anos . depois que eu fui em uma festa e me assustei com a briga q teve depois desse dia vim, me sentindo muito medroza fiko imaginando que vo morre fiko imaginando que vou fika loka e isso ta acontecendo a 2meses tenho muito medo de nao volta a ser oq eu erra e tenho medo de sair de casa e passa mal e eu tinha bastante falta de ar dor na cabeca e no peito agora sinto muito pouco isso mais o pensamentos parece que nunca vai sai da minha mente oq fasso aguem ja passo por isso!!alguem me ajuda tenho fecebook emilly.benitis95@hotmail.com meu wast 06793056827 me ajudem porfavor e so eu que penso ou imagino ou eu to loka de verdade !!!!

  114. Marina Andrade

    Boa tarde, tenho TOC a 10 anos, tomo medicamentos, mas a uns 3 meses tenho tido muitos pensamentos negativos envolvendo morte de familiares, doenças que eles possam vir a desenvolver. Estou casada há 1 ano e meio e até mudei para a casa da minha mãe por medo de acontecer algo de ruim com ela. Alguém poderia me ajudar? Esses pensamentos podem mesmo acontecer???

  115. Eve

    Tenho toc desde que me conheço por gente, tenho algumas manias como conferir varias vezes a mesma coisa, quase surtei quando tive q fechar a clinica q trabalho sozinha. Mas o q mais me encomoda sao os pensamentos repetitivos… isso me faz muito mal mesmo, as vezes acho q vou enlouquecer! Depois que li sobre o TOC consegui entender um pouco do q acontece comigo e vou procurar ajuda!

  116. Dico Matthes

    Ola amigos, estou aqui pelo mesno motivo de todos vcs, nao sei mais oq fazer pois tudo que faço tenho q fazer 8 veses se nao me vem na cabeça que minha mae vai morre nao sei mais oq fazer pois chego ao ponto de me machucar muito estou disponivel para conversar e trocar ideias com quem quiser meu whats é 051 97219110 ou 97219110 acredido que duas pessoas com toc possam se ajudar força a todos

  117. Marco

    Infelizmente tenho toc. Os pensamentos em torno do meu namoro são terríveis! Minha namorada tem 30 anos e eu 22 anos. Vejo que essa diferença de idade é difícil de manter, entre outras coisas.

    As vezes me sinto uma pedra, uma pessoa sem sentimentos. Vocês se sentem assim, em uma “anestesia afetiva”?

    • Solineide

      Marco,Eu me sinto assim,uma pessoa sem sentimento,fria,ruim,sem amor.Depois me sinto culpada por esses pensamentos. E com medo de acontecer comigo o que está acontecendo com aquela pessoa que tive o pensamento ruim.Não sei se seus pensamento são como os meus.

      • Marco

        Não sei se é a mesma coisa! Meus pensamentos giram em torno da minha namorada. É um medo de não gostar mais dela ou que ela possa estar velha para mim (de fato é, mas digo aparência; apesar de todos acharem que ela é mais nova que eu inclusive). As vezes sinto que nada nela me chama atenção. Mas quando pinta um pouco de entusiasmo por ela, já acho que amo, que ela é linda e etc.

        Já estou ficando meio desesperado para resolver isso, pq isso não é vida!

  118. Adriano

    Consegui perder o medo de chuva sozinho com alguns simples pensamentos. Estou
    usando o mesmo método para vencer o toc. Em muitos casos consigo fazer as coisas uma única vez. Vou continuar lutando.

  119. Victória Beatriiz

    Por favor,alguem pode me ajudar? Eu estou literalmente “cansada” das minhas manias,tudo tudo mesmo que eu faço eu fico voltando pra conferir se fiz certo,pois tenho a sensação de que estou fazendo mas que fiz errado ou faltou alguma coisa,e por causa disso também estou demorando muito mais do que o necessário em tudo que eu faço,ao escovar os dentes e no banho por exemplo.Então se alguem tiver um conselho pra mim,ficarei muito grata pois estou ficando cansada de mim mesma.

  120. Guilherme

    Meu toc é diferente .. Contar coisas, bater em números exatos e não em inexatos, e o pior é que eu começo a somar e transformar em letras tudo que conto, ex: se bate 26,tenho que somar 2 + 6 e ver qual é a letra que correspondente, é horrível ! E o pior é que sempre esqueço depois a contagem no dia seguinte e parece que sou forçado a lembrar das contagens dos dias anteriores, sempre somando com as de hoje e se reinicia tudo, o problema é se eu esquecer bate ansiedade, agonia, parece que sou sempre obrigado a lembrar !

    E horrível

  121. Wales

    Sofro de toc a anos, de contaminação e maus pensamentos, está acabando comigo já joguei várias roupas foram porque não consigo usa tenho muito medo de coisas de despacho que as pessoas fazem um dia eu vi isso fiquei aterrorizada tive que joga as roupas e calçados fora porque na minha mente dizia que havia minha roupa estava contaminado e se eu pegasse em algo com aquela roupa tudo se contaminava. Preciso muito de ajuda.

  122. blanquinha freedom

    Me consulto o pisciquiatra Ricardo Chemas e acredito que ele é um bom profissional, apesar de ser difícil e complicado o processo mais nada que não valha a pena tentar quem tem fé tem tudo que acredita em si próprio o mundo conspira a favor. A positividade começa todas as manhã ao levar quando Deus lhe a oportunidade de outra chance então se olhe no espelho diga eu te amo Deus e se ame sua fé é grande ** lá lá lá

  123. Solineide

    Gente me ajude por favor,pois a cada dia os pensamentos escravizantes tiram mais a minha paz.Parece que me tornei uma pessoa ruim,que não sofre com o sofrimento do próximo. Estou com uma colega doente aí vem um pensamento rápidos parecendo que não estou nem aí para o seu sofrimento.Só tenho pensamentos que me botam lá embaixo. Como pode você pensar coisas assim.Meu Deus me ajude pois tenho certeza que eu não sou do mal,mais meus pensamentos dizem contrário, como pode minha colega está sofrendo e vim um pensamento como que eu estou achando bom.Medo da morte,pensamento no futuro,enfim pensamentos aterrorizadores.Gente alguém já passou por isso.Me ajude,tenho medo de Deus ficar triste comigo.

  124. Alessandro

    Olá gente, tbm tenho toc….

    Mas digo a todos vcs se apegue a Deus, ele sim pode tudo! Só Deus sabe o quanto tenho passado mas tenho fé que minha vitoria vai chegar … Rezem Rezem e Rezem

  125. Solineide

    Pense vc olhar uma pessoa com uma doença grave e o seu pensamento não está nem aí.Dói e muito,pois Deus quer que sejamos bom e não ruim.Deus me ajuda a amar o meu próximo, como a mim mesma.Eu amo o meu irmão.Mais esses pensamentos malditos querem dizer ao contrário.

    • Marco

      Mas isso é uma caracteristica da doença, a CULPA!
      Vejo que vc tem se sentindo culpada por não estar sentindo “compaixão” por aquela pessoa que passa por um momento difícil, no seu caso, na saúde.

      Infelizmente sou assim tbm! Eu tento não pensar naquilo, apesar de me cobrar para sentir algo por aquela pessoa que passa por algo ruim!

      Tive uma experiência assim: Meu familiar, idoso, foi sequestrado por bandidos que queriam o carro. Colocaram meu familiar no porta malas, bateram nele, fizeram andar descalço em espinhos, etc. Foi uma coisa que mexeu e mobilizou toda minha família! Mas e eu? Parecia não acreditar naquilo e ao mesmo tempo, contava aquilo para outras pessoas como se aquilo fosse algo super normal. Depois me senti super mal, pois não tive sequer uma mobilização para ajudar minha família e estava vendo todo aquele sofrimento e eu estava imóvel.

      Infelizmente minha querida, o negócio é não pensar nisso. Tentar fazer com que esse pensamento não te atrapalhe. Cheguei a essa conclusão! Porém, mesmo eu sabendo disso, não consigo fazer e consequentemente, sofro.

      Deus esteja contigo!

  126. Marco

    GENTE, VAMOS CRIAR UM GRUPO NO WHATSAPP? SERIA ALGO RESTRITO A NÓS, PORTADORES DESSA DOENÇA QUE É O MAL DO SÉCULO!

    UMA FORMA DE CONSELHOS, DESABAFO.

    TALVEZ UM POSSA AJUDAR O OUTRO, COMPARTILHANDO ENSINAMENTOS, EXPERIENCIAS…

    POR FAVOR!

    • eluana

      por mim esta otimo.. porem pode deixar o numero aqui?
      acho que o site nao deixa ne

    • NARA

      Marco,penso tb em criar um whats pra gente conversar e trocar idéias!!vamos fazer isso?

  127. edilaine

    Olá pessoal…em 2012 eu descobri q tinha depressao pós parti e transtorno de ansiedade delm la pra cá muita coisa aconteceu nem da pra resumir mas hj graças a Deus não tenho mais nenhuma crise de pânico…porém isso me resultou numa falta de ar psicologica terrível sinto ela o tempo inteiro passo o dia todo puxando o ar com a boca bocejando não me sinto tranquila sinto-me sufocada e as vezes do nada parece q minha mente ficou vazia e viu ficar louca perder os sentidos sendo q sou uma pessoa totalmente normal…me dá muito medo de de repente eu enlouquecer pra vcs terem noção as vezes tenho q me segurar onde eu estou pq a sensação e de q vou sair correndo pular no trilho do trem sei lá fazer algo sem sentido vcs sentem isso? Por favor compartilhem comigo tmb

  128. Olá pessoal!

    Tive um ataque de pânico há mais ou menos 1 ano e venho lutando.Há 1 mês não tomo mais a medicação e oro todos os dias para o Senhor me ajudar e enfrento.
    Não estou totalmente curada mas hj em dia me sinto muito melhor.Ainda tenho crises de medo que passam rapidamente.
    Uma das coisas que tenho feito bastante é falar com Deus e respiro quando as crises vem.

  129. Tatiana

    Boa noite pessoal!
    Me ajudem!
    Alguns meses atrás percebi que tinha medo de doenças, como Aids; enquanto não fiz o exame, Não sosseguei. Qualquer coisa que aparece no meu corpo, fico cismada. Depois a mania de conferir se não tinha gás vazando e se as portas estavam fachadas.
    Agora, a pior : tenho 28 anos, estou namorando faz 2 meses; muito feliZ estou, quando… do nada veio na minha mente o pensamento de ser lésbica. O medo tomou conta; comecei a pensar nisso o tempo todo; cheguei à desmaiar. Tenho medo desses pensamentos, fico incomodada ao sair na rua; medo de perder meu namorado! Isso é toc?
    Estou muito aflita! Alguém aqui já passou por isso?
    É uma angústia e o pensamento nisso à todo momento! Vou atrás de um psicológico e psiquiatra!
    Gostaria que alguém aqui falasse à respeito.
    Obrigada!

  130. Bruno

    Olá. Bom dia a todos.

    resolvi deixar o meu depoimento aqui. Bom, na verdade, eu sou um cara mto nervoso. Fico estressado quando alguma coisa atrapalha o meu “ritual”. Eu tenho praticamente 2 rituais, o matinal e o pra dormir (consegui reduzi-los, antigamente tinha ritual pra tudo). O fato que me incomoda muito não são nem os rituais em si, mas sim o fato de quando eu tenho um tempo livre ( final de semana e feriados ) eu não consigo relaxar. Fico pensando nos rituais, nas obrigações da semana ( obrigações de todos os tipos e de todos os níveis de importância). também penso na higiene, que tem que estar perfeita. odeio limpar a casa mas odeio casa suja, preciso que a empregada faça a faxina no dia certo sem atraso, daí fico pensando nisso. também tento conciliar o dia da faxina pra levar os cachorros no pet shop e o carro pra lavar. Quando da certo beleza, mas quando não dá certo fico irritado.
    Ou seja, sempre fico estressado quando algo sai errado dos meus planos. No momento do banho também sou louco. Comecei com uma mania de cronometrar o banho ( com intenção de economizar água ). o banho tem que durar 10 minutos cravados, não pode passar nem 1 segundo. Desses 10 minutos separo pelo menos 2 minutos pra tirar todo o sabão do corpo. Quando algo acontece e atrapalha ou atrasa meu banho, fico muito estressado até o próximo banho.
    Quero aprender a ser mais calmo, tranquilo, relaxado e mais desencanado. Como faço?
    Vejo pessoas entrarem no chuveiro e saírem normalmente, eu tenho que cronometrar, e se o relógio dá pau eu fico esperando ele voltar. Não pode ser relógio de ponteiro tem que ser digital pra ser bem claro os segundos. Sou muito louco né? E toda essa mania começou com o intuito de economizar água e tomar banho rápido.
    O banho é um detalhe, como outros, que quando não saem conforme meus planos eu fico estressado e muitas vezes perco o dia, fico mal humorado e levo isso adiante até o próximo banho.
    Resumindo quero desencanar um pouco e viver feliz e tranquilo.
    Á, esqueci de falar que sempre fumei maconha, cada vez mais, na intenção de relaxar e acalmar. A vezes da certo, mas as vezes entro em uma brisa ruim dos rituais e das obrigações. Fico triste com isso.
    Caso alguém tenha alguma dica estou no aguardo.
    Obrigado desde já.

  131. Luiz Eduardo

    Tenho toc também. Meu chinelo ou sapato têm que ficar um do lado do outro e alinhados. Tenho mania de contar os degraus das escadas, se olho para um lado tenho que olhar para o outro, se alguém me encosta de um lado do corpo eu tenho que me encostar do outro lado, entre outras coisas. Não consigo mais viver com isso. O que fazer?

  132. Solineide

    Marco te agradeço de coração. É um alívio saber que vc não está sozinho,que tem alguém que passa pelo mesmo problema seu.Obrigada pela força. Deus te abençoe!!

  133. oi faz pouco tempo que descobri que tenho toc, mas o inicio ocorreu na adolescência, estou fazendo psicoterapia cognitiva só que parei de tomar antidepressivo as vezes tomo rivotril, meu toc tem poucas compulsões e muitos obsessões “pesamentos” . tenho pensamentos abomináveis de homossexualismo, me sinto muito mal com isso, é angustia, medo, ansiedade, tristeza. o toc vem afetando muito a minha família, já não tenho muita alegria com meus filhos e minha esposa, e sei que é doloroso pra eles também . Se alguém tiver os mesmo sintomas publique um comentário, me ajudem por favor.

    • ana

      sofro do mesmo problema, e horrivel melhora e volta affs

    • Raphael

      Ola, Celio.
      Tenho exatamente o mesmo problema que você e síndrome do panico, e justamente esses mesmos pensamentos relacionados a esse assunto desprezível do qual eu não suporto, mas minha mente atormentada pelo toc insiste em gerar estes pensamentos infernais. Sei o que você passa, entendo sua dor, mas uma coisa me ajuda na minha auto estima, quando vir estes pensamentos podres pense que são apenas “espirros da mente”, exatamente! “Espirros da Mente” e os assuntos são o catarro, quanto mais nojento o pensamento pior é o catarro entende a analogia? Não fazem parte da sua conciencia nem da sua concepção tão pouco do seu gosto ou opção sexual, deboche deles, não leve a sério com o tempo eles desaparecem, desejo sucesso e tenha fé em deus que isso vai passar, comigo passou e eu superei e vão sumir denovo, assim sera com você também tenho certeza.

  134. marcia

    Olá!
    Somente quem passa por estas crises sabe como é sofrido. …tenho buscado ajuda com médicos fiz vários exame e nada foi encontrado. …Então me agarrei na fé sou católica tenho rezado muito tenho pedido ajuda a todos os anjos….tenho me sentido aliviada mais leve quando aquela sensação estranha insiste começo a rezar e tudo fica bem…espero que todos os que relataram seu sofrimento aqui tenham significativas melhoras …abraços.

    • Patricia

      Faço exatamente que nem vc melhora muito mas volta e tem q lutar tudo de novo sem desistir confiar no amor de Deus sempre.

  135. Solineide

    Gente pq os pensamentos vão mudando com o passar do tempo?Será que é pq n faço o tratamento da doença e aí tende a piorar.Eu me sinto presa as esses pensamentos malditos,eles nos aprisiona. Pai como queria ficar curada disso,queria sorrir de verdade,e não pela metade.Dias melhores, dias piores e assim vamos tentado nos libertar de algo que n desgruda de nós.A força que nos mantém de pé é saber que temos um Deus que nos ama com um amor incondicional.

  136. Solineide

    Gente pq os pensamentos vão mudando com o passar do tempo?Será que é pq n faço o tratamento da doença e aí tende a piorar.Eu me sinto presa as esses pensamentos malditos,eles nos aprisiona. Pai como queria ficar curada disso,queria sorrir de verdade,e não pela metade.Dias melhores, dias piores e assim vamos tentado nos libertar de algo que n desgruda de nós.A força que nos mantém de pé é saber que temos um Deus que nos ama com um amor incondicional.O que nos deixa mais aliviados é saber que esses pensamentos não vão acontecer pq é algo criado pela nossa mente é algo mentiroso, é uma doença.

  137. juliana

    me ajuda, eu tenho 13 anos e toda hora que eu falo com alguem eu posso estar gostando mas uma voz na minha cabeça sempre fala mal da pessoa, fala que eu nao tenho chance de fazer amigos, fala para gredir as pessoas, matar, falar mal, matar animais, familia. Isso é horrivel e eu nao sei lidar com isso, estou com isso desde o ano passado, eu me sinto falsa

  138. paulo

    eu tenho toc, quando eu vou escovar os dentes eu demoro pra terminar

  139. Djane bonaud

    Há dois meses perdi a minha mãe de forma brutal e até o momento desconhecido pela medicina, ela morreu abraçada comigo, e nem MSM a necropsia dela acusou a causa da morte, antes disso tive depressão por 2 vezes , fui tratada por psicólogos e psiquiatra, outras vezes tentei suicídio cortando os pulsos e tomando medicação em exesso. No momento só tenho pensamentos negativos, é como se minha alma me abandonasse, perco a concentração rápido das coisas, minha percepção sinto MT diminuída, dores de cabeça constantes, tenho duas filhas e fiquei com meu irmão que tb é menor e por mais q eu me esforce para continuar criando eles me sinto cada dia menos capaz de fzr isso, minha mente n funciona bem eu vivo triste, chorando, querendo morrer logo, me sinto incapaz, fraca, sem pespequitiva nenhuma de uma vida normal, por coisas q já passei pelas crises que já tive tenho certeza q essa é a pior de todas, é como se eu acordasse todos os dias de um pesadelo, por falar nisso passo vários dias sem dormir, me sinto atormentada, ontem cheguei a pedir meus familiares para me internar pq eu não estou conseguindo por mais que eu me esforce essa coisa negativa é maior do que eu, peço a algum especialista que me ajude antes q eu faça uma besteira.

  140. Anne

    Oie gente, sei que faz tempo que alguém fez alguma publicação aqui, mas as pessoas q mais preciso agora são aquelas que entende um pouco, passa ou até já passou por algum desses transtornos. Tenho 21 anos e a muitos anos percebi que tinha algumas manias, manias essas que fugiram do controle hoje em dia, e fui quase que obrigada pela minha mente ir a procura de ajuda. Na minha casa, meus amigos, namorado e pessoas próximas já haviam percebido alguns comportamentos digamos q estranhos, meu namorado (namoramos a 6 anos) viu q ultimamente tudo tinha piorado então falou q se eu não buscasse ajuda, iria conversar com meus pais. Eu não saiu de casa para festas pq tenho medo q tenha briga, entro em crise de forma descontrolada falta de ar, coração acelera, crise de choro… isso acontece quando vejo sangue, ou tenho q esperar algo… Fui a psicóloga e depois de uma conversa onde tive uma crise, ela pediu para q eu procurasse um psiquiatra, chamou minha mãe e conversou com ela. Terça feira fui para o psiquiatra e ele constatou que estou com TOC e TAG, iniciei o tratamento hj com os medicamentos, espero que esse problema se resolva.

  141. Lidiane

    Galera , Estou com um problema sério , estou ficando muito reprimida e toda hora que um homem vem conversar comigo olho pros meus peitos sem querer … Antes estava olhando para região peniana do homem , não sei o que acontece , não sinto tesão por eles , apenas fico ansiosa com o que eles vão me dizer. Alguém pode me ajudar ?

  142. Jovania Schwambach

    Só quem tem TOC sabe o quanto a gente sofre com isso. Eu tenho desde os 10 anos de idade. Lembro que eu ia me deitar e antes disso sempre precisava fazer o ritual. Eu roía unhas e nessa hora eu precisava sacudir minha coberta por várias e várias vezes (chegava a umas 50 vezes) pois no meu pensamento haviam vários pedaços de unha na coberta que durante a noite iriam cair dentro do meu ouvido ou dentro do meu nariz. Depois desse ritual eu precisava também enfiar meu dedo no ouvido por diversas vezes repetidas para tirar restos de unhas. Depois disso ainda precisava olhar se meus chinelos virados pois se estivessem virados eu tinha um pensamento de que isso faria a minha mãe morrer. Pois bem… Me livrei disso depois de tomar muitos e muitos espirros da minha irmã mais velha. Mas hoje em dia tenho um problema com lavar roupas. Tenho sempre que fazer um ritual imenso antes de conse&uir colocar a roupa dentro da máquina. Preciso sacudir peça por peça. Tirar qualquer linha ou fiapo solto. Depois disso, lavo e lavo e lavo minhas mãos e braços por meia hora. Mãos e braços lavados, hora de limpar a máquina. Passo pano nela, por dentro e por fora por mais meia hora e enfim posso colocar a roupa dentro dela com a consciência tranquila. Na hora de estender, mais uma vez preciso lavar mãos e braços por mais meia hora, lavar os prendedores de roupa e passar pano no varal. Na hora de guardar a roupa, preciso dobrar a roupa de forma que não amasse nada. Tudo retinho. Estou me acabando com tudo isso.

  143. eluana

    Tenho passado por momentos tristes com essa doença.
    Estou cada dia mais magra e na verdade nem sei por onde começar.. tenho medo e traumas que somados ao t.o.c se transformam em verdadeiras barreiras inatingiveis, estou em tratamento psicanalitico, somados a medicação – paroxetina + rivotril – porem o remedio me deu tanto efeito colateral, que fiquei por quase dois dias dormindo e ate hoje nao lembro de nada que aconteceu, nem de ter feito nada nesses dias.. nao pude nem trabalhar.. então estou tentando um psiquiatra diferente pra ver se consigo ajustar essa medicação.. o psicanalista precisa que eu faça tbm esse acompanhamento medicamentoso, mas vou ter que mudar de psiquiatra..
    tenho variações de traumas o tempo todo, e o t.o.c faz tudo ter relação com os traumas, então vivo só por Deus..
    sou nova, faço curso de modelo e atriz em uma agencia na minha região e estou concluindo uma pós, acredito que nao é possivel alguem com tanta vontade de viver, de repente se derrube por essa doença maldita.
    No momento somente gostaria que existisse um comprimido só pra t.o.c de dose unica, tomou..passou.. ja que nao é assim, estou empurrando pra ver se consigo um dia ser uma pessoa mais alegre.. obrigada

  144. Joseph

    Olá pessoal. Desde do ano passado que visito este site e leio os depoimentos de todos vocês. Na época em que entrei aqui, estava muito debilitado pelo TOC. Cheguei a chorar com alguns depoimentos e o desespero de alguns. Eu também estava desesperado e não via saída. Quando olho para o passado, percebo que tenho o TOC desde quando eu era uma criança, talvez com uns oito ou nove anos. Naquele tempo eu era muito perfeccionista, e aquilo me incomodava mas achava normal. A situação piorou aos treze. Foi quando eu não conseguia controlar os meus pensamentos e comecei as lavagens de mãos e varios rituais. Nunca vou esquecer de uma noite, quando fui dormir e na minha mente, vem o pensamento de que a minha mãe era uma prostituta. Eu chorei tanto naquela noite, me senti tão culpado, como “eu” pude dizer aquilo com a pessoa que eu mais amava no mundo? Isso foi apenas o inicio de um sofrimento que durou até ano passado. Durante mais de 17 anos, fiquei preso ao TOC. Comecei com lavagens de mãos, depois os pensamentos incontroláveis, depois vieram as lavagens de roupas excessivas (algumas perderam até a cor), verificava as portas de noite umas duas, três, quatro vezes. Deitava-me para dormir mas levantava varias vezes para fazer verificações. Depois vieram as dúvidas constantes, foi um pesadelo. Essas dúvidas me impediram de ler livros, de trabalhar direito, de estudar, de sair, tudo isso junto foi me deixando mal. Mas para mim o pior tinha sido os pesamentos incontroláveis. Por conta de pensamentos “bons” e “ruins” eu acendia e apagava varias e varias vezes as luzes de casa, abria e fechava porta, dava um passo para frente e outro para trás, simplesmente por contas de pensamentos intrusivos. Para me vestir para sair era uma guerra. Tirava e colocava varias vezes as roupas, a cada vez que um pensamento “ruim” vinha na cabeç. Está ficando um pouco longo o texto, então vou dizer como melhorei. Primeiro de tudo, Deus. Se apegue a Deus e peça ajuda a Ele. O Senhor Jesus pode ajudar e Ele quer ajudar. Depois de tanto sofrimento decidi dar um basta. Sofri sozinho por quase duas décadas, minha família nunca soube de nada, até semana passada, que foi quando contei para a minha mãe. Então, primeiramente pedi ajuda a Cristo, depois comprei o livro Vencendo o Transtorno Obsessivo Compulsivo, do Cordioli. Esse livro foi um divisor de águas para mim. Comprei escondido da minha família, li sozinho e chorei. Chorei ao ver que existia esperança para mim. Comecei a colocar em prática o que o livro ensinava. Eu tinha muitos pensamentos intrusos e tinha varias evitações. O que eu digo para vocês é o seguinte: PAREM de evitar que pensamentos ruins venham a cabeça de vocês, deixe eles virem, lutem contra a ansiedade. De começo não vai ser fácil. Foi duro para mim, eu chorei varias vezes mas agora estou mais tranquilo. Seja qual for a mania de vocês não cedam, comecem aos poucos, se exponham ao que vocês tem medo. Vocês podem se expor na mente mesmo, pense naquilo que mais tem medo e permitam sentir a ansiedade aumentar, mas ela vai diminuindo a cada exposição que vocês fizerem. Meus amigos foi isso que me permitiu melhorar. Eu melhorei mais de 90% com esses exercícios. Não estou 100% ainda mas vou chegar lá. Meus amigos sintam a liberdade, a alegria de viver que estou sentindo agora. Decidam hoje dar um basta, eu sei, eu sei, que não é fácil, mas comecem, tentem. Comprem o livro do Cordioli e se exponham aos seus medos, eles só têm força quando nós os alimentamos, mas quando começamos a matar eles de fome, ao não ceder aos seus caprichos, eles vão diminuindo e gradualmente desaparecendo. Não tenham pressa, sejam pacientes consigo mesmos. Levei alguns meses para melhorar, não desistam diante de uma recaída, sigam em frente, mirem a liberdade de vocês lá na frente. Com o TOC a escuridão chegou na minha vida, mas ao amanhecer, a escuridão caiu. Lutem, lutem, lutem e lutem meus amigos, por favor lutem, se eu consegui, vocês também podem. Agora vou procurar um bom psicologo para me ajudar a melhorar mais ainda e claro, a luta em casa com os exercícios de exposição continua, a melhora é gradual e nada se compara com o que eu sofria antes. Meus amigos me ajudaram muito nesse processo de melhora. Contar para alguém nos ajuda a dividir o fardo (claro, alguém de confiança). Filipenses 4:13 diz: Tudo posso em Cristo que me fortalece. O livro do Cordioli me ajudou, a psicologia pode me ajudar mas se eu deixar o Senhor Jesus de fora, eu não terei sucesso na minha recuperação. Talvez alguns não acreditem em Deus, mas peço respeito a mim e por aqueles que aqui acreditam. Estamos aqui para nos ajudar. Então meus amigos lutem, procurem ajuda, dividam o fardo e lutem, não desistam. No Senhor dos Anéis, Galadriel diz uma frase para Frodo: Que haja uma luz para você nos lugares escuros, quando todas as outras luzes se apagarem. Meus amigos, não vivam na escuridão, as luzes estão apagadas, mas existe uma luz, existe uma saída, o TOC tem cura e tratamento. Que O Senhor Jesus abençoe a todos. Lutem! Abraços!

  145. Francisca Barbosa

    Eu estou com um problemas que está me atormentando muito ! Meu filho Pedro Henrique está sendo atormentado por TOC , não sei o que fazer,não sei como lidar com essas manias, ele acha que suas mãos estão sempre sujas e fica lavando o tempo todo, quando está escovando os dentes escova até sangrar, porque em sua mente acha que os dentes ainda estão sujos, fica cheirando tudo o tempo todo, por favor alguém me ajude por favor fale alguma coisa o que preciso fazer, tenho orado muito !

  146. Francisca Barbosa

    Ele está muito irritado e chorando muito e eu fico desesperada sem saber o que fazer, ele só tem 11 anos por favor me ajude.

    • Ore muito e passa força a Deus pq ele e os médicos dos médicos ele ressucitou os mortos e curou os alejados então tenha fé que ele vai ajudar vc e seu filho .. Eu tbm sofro muito com o toc mais deus e mais poderoso e vai nos ajudar eu creio fica com Deus ..

  147. Camila

    Sofro de síndrome do pânico há 9 anos (mas não todo esse tempo sem parar). Tudo começou em 2007. Nos dois primeiros anos fiquei calada, sofri o inferno sem abrir a boca. Depois fiquei 1 ano e meio sem sintoma algum, pensei que tinha passado de vez. Até que um belo dia, após a ”burrice” de ter tomado três xícaras de café, voltou com força total. Me mantive calada nos primeiros dias, depois não aguentei e desabafei com minha mãe, que me levou à psicóloga e iniciei tratamento com a fluoxetina 10 mg, que me adaptei bem. Porém só me livrei das crises fortes de verdade mesmo em 2012, quando iniciei a faculdade. Quando tinha crises, duravam de 10 minutos até 3 dias, no máximo, depois seguia a vida como se nada disso tivesse ocorrido. No final de 2014 troquei a fluoxetina pela clomipramina 10 mg, por indicação de outro profissional. Tudo às mil maravilhas até comecinho de fevereiro desse ano 2016. Do nada voltou com força total, na minha opinião até pior do que a da primeira vez. Minha dose de clomipramina dobrou e foi adicionado escitalopram 10 mg (e rivotril 0,25 mg em casos de emergência). Estou melhor e procurando ”amadurecer” meus pensamentos e buscando a origem deles. Não está fácil, mas ainda tenho uma ponta de esperança de me livrar disso tudo um dia. Gostaria de saber se alguém aqui também tem pensamentos que questionam a própria existência. Tenho muito, é o que mais me deixa ruim. Tenho sensações de irrealidade junto com crises existenciais. Pensamentos ligados à Deus também me afetam. Sou católica.

    • Alyce

      Sou assim também, Camila. Não tenho religião definida, mas meus pensamentos variam muito, a respeito de morte e do motivo de estar aqui. No momento estou sofrendo profundamente com isso. Tomo Luvox (100mg) e estou sem a medicação a 5 meses, e foi isso que fez voltar. É muito difícil. Mas é o que eu falo pra mim mesma: nenhum desses pensamentos tem razão alguma ou lógica. Estamos aqui de passagem… Todos nós. Depois disso, não sabemos o que acontece, mas se não sabemos é porque existe uma razão!! E tenho certeza de que não é nada ruim, afinal, Deus é muito bom!!! Por isso, Camila, vamos aproveitar a nossa existência, vamos curtir essa vida! O TOC é algo químico… É um defeitinho e não pode nos impedir de viver!!!!

    • Patricia

      Fazem 04 meses que tive primeira crise de pânico simplesmente desci do ônibus no meio da estrada mas liguei pra minha mãe que pegou fui no psiquiatra passou dielof 50 MG que me deu crise pior parei de tomar e começou meu inferno tenho pensamentos intrusivos quisesse fazer mal pra alguém e até a mim mesma como acredito em DEUS sou católica nunca farei mal meu sofrimento e ter pensamentos e outras sensações que aparecem todos os dias pensei q depois muita luta de todas as formas isso não voltaria engano minha vida e outra meu medo de fazer o mal é tanto que repúdio isso me sinto só não posso falar para outras pessoas medo de acharem que enloquecer estou tornando algo de ruim não sei oque faço rezar e pedir que um dia isso mude o que mais quero enquanto eu viver . e muito difícil viver assim

    • Erica

      Nossa, acho que temos o mesmo problema. Se quiser conversar, pra tenão nos ajudarmos uma a outra, me procura. E-mail: ewellin-ribeiro@hotmail.com preciso de alguém pra conversar. Que tenha o mesmo problema, ou ao menos parecido. Obrigada!

  148. Dandara machado

    olá,
    Vc acha que é possível superar pensamentos ruins, que a pessoa sabe que não são reais,mas que a atormentam mesmo assim? Eu entro em panico, mas quero superar isso tudo.
    obrigada,
    Dandara

  149. Dandara machado

    E mais, será que a possível manter a mente leve, o mais vazia de pensamentos possíveis?
    Os meus pensamentos se sobrepõem uns após os outros de uma forma que não descanso
    Como faço para relaxar a mente?
    Obrigada mais uma vez, Dandara

  150. Jane

    Sofro com TOC desde de os 7 anos de idade. É um verdadeiro inferno. Já tenho 21 anos e ainda tenho que viver com isso. Um dos sintomas do problema em mim são os pensamentos intrusivos, relacionados principalmente a morte. Me vejo esmagada por uma sucessão sem fim de carros. Sempre e sempre. Tanto comigo como com pessoas que amo. Apresento também outros rituais absurdos! Maldita ansiedade. Maldito TOC.

  151. Aline

    Oi gente… Não sou de expor essa parte da minha vida, mas no exato momento estou matando aula porque não consigo parar de ter pensamentos magicos… Os clássicos do TOC. A verdade é que fui diagnosticada em 2014, após passar por crises de pânico que ninguém entendia, nem eu. E é muito ruim… Parece que é verdade mé? Faz sentido demais, parece que você é a ÚNICA pessoa que sabe das coisas. Gente, eu li quase todos os textos de vocês e vou repetir a coisa que muitos falaram: NÃO DÁ PRA CURAR SEM MEDICAÇÃO!!!! Estudei muito sobre o TOC e é ESSENCIALMENTE QUÍMICO! Sem remedio, não ocorre inibição de receptação de serotonina…. To sem medicamento a 5 meses e ta realmente dificil de lidar. Sigam meu conselho: remedio + psicologo: nao tem erro!!!!!! Boa sorte gente, Deus está com todos nós.

  152. Diego Martins

    Eu tenho uma crise de ficar rabiscando as coisa e quando preciso de escrever alguma coisa eu nao concordo com minha letra e fico rabiscado e escrevendo de novo.

  153. Lídia Kelly Cavalcante

    Tive depressão pós parto e com isso desenvolvi o toc, tenho pensamentos horríveis em relação ao meu filho, mas com o uso da paroxetina ja melhorei muito. Boa sorte a todos. Quem quiser conversar para trocar experiências e desabafar é so chamar no zap 86 99534 1851

  154. Lídia Kelly Cavalcante

    Desenvolvi o toc depois que tive depressão pós parto, são pensamentos horríveis em relação ao meu filho, ja to bem melhor com o uso da paroxetina. Quem quiser conversar para trocar experiências ou somente desabafar é só chamar no zap 86 99534 1851

  155. Rogério

    Acho que tenho TOC ou algo parecido, sempre tenho pensamentos que estou doente e isso me afeta fisicamente, começo a ter sintomas de calor, fraqueza e medo….Alguém sabe me dizer o que é isso e tem alguém com sintomas parecidos?

  156. Ana

    Ola
    Venho pesquisando sobre toc, pois acho q sofro deste mal. Quando era criança ja percebia alguns comportamentos diferentes… toda noite antes de dormir tenho q ver se a janela e portas estao fechadas.. ate a da geladeira… nao olho só uma vez ou duas.. fico verificando toda hr ate eu ter a certeza q fechei.
    É muito ruim viver assim. Tenho 22 anos.. nem sei por onde começar a procurar ajuda

  157. Pedro miguel pulido botequilha

    Sofro de toc e tou tomando ansiliticos e atidepressivos a 2meses e gostaria de saber quanto tempo leva a desapareçer. Obrigado

  158. Pedro miguel pulido botequilha

    Tudo bem

  159. Renato

    HA 10 MESES SENTI UM MAL ESTA NO TRABALHO, FUI AO MEDICO DO SHOPPING MAIS PRÓXIMO, ELE CONFERIU MINHA PRESSÃO E ESTAVA TÃO ALTA QUE ELE NÃO CONSEGUIA MEDIR, ENTÃO O PIOR E QUE EU NÃO SENTI NADA DE DIFERENTE, E ISSO ASSUSTAVA O MEDICO E EU , ENTÃO FUI IMEDIATAMENTE PARA O PRONTO SOCORRO, E TODOS OS SINAIS VITAIS NORMAIS ESTAVAM… ESTRANHO, ENTÃO O MEDICO DO PRONTO SOCORRO ME EXAMINOU E A PRESSÃO ESTAVA ALTA MAS DESSA VEZ ELE CONSEGUIU MEDIR, ME MEDICOU UM ANTIDEPRESSIVO DIAZEPAN E UM PARA PRESSÃO APENAS ESSE DOIS COMPRIMIDOS NAQUELE DIA) ELE ME DISSE QUE EU TINHA QUE EXAMINAR , ENTÃO FIZ TODOS OS EXAMES DE CORAÇÃO QUE EXISTEM, NADA DEU ERRADO GRACAS A DEUS, O MONTE DE EXAMES DE SANGUE TIREOIDES EM FIM, UM MONTE DE EXAMES… EM UM DOS RESULTADOS ACUSOU DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D- E OS PENSAMENTOS COMEÇAVAM A VIR, PENSAMENTOS VIOLENTOS QUE ENTRAVAM DE UMA FORMA NA MINHA CABEÇA DE UMA MANEIRA INESPERADA E ASSUSTADORA PASSEI COM UM PSIQUIATRA MAS EU ACHO QUE ELE NÃO ENTENDEU QUE ERA PROBLEMA DELE MAIS SIM DE UM CARDIOLOGISTA, PARA RESUMIR UM POUCO A HISTORIA, SENÃO SERÁ MUITO ALONGADA… EU TENHO ISSO, ESSE TAU DE TOC E É HORRÍVEL… MAS ESTOU QUASE CURADO SOMENTE COM LEITURAS E SE APROFUNDADO A RESPEITO PENSAMENTOS INTRUSIVOS VIOLENTOS… UMA RELIGIÃO ONDE TEM ORAÇÕES FORTES TAMBÉM PODE AJUDAR, ME AJUDOU MUITO. VOU VOLTAR AO PSIQUIATRA POR QUE A AJUDA DELE É IMPORTANTE, MAS POSSO GARANTIR QUE DIMINUIU MUITO.
    ERA TÃO FORTE QUE EU FICAVA COM TONTURAS…

    ACREDITE EM DEUS. E FAÇA UM TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO.

  160. Renan

    Realmente é uma doença horrível!
    Eu tenho muito.
    Mas estamos todos juntos no mesmo barco.

    Caso queiram conversar: renan.1925@hotmail.com

  161. Pedro miguel pulido botequilha

    Pode me ajudar

  162. Solineide Brito O Oliveira Silva

    Meu Deus já n suporto mais esses pensamentos frios par o com o sofrimento do próximo.Eu n estou vivendo,estou vegetando.Não tenho felicidade,não posso ser feliz,achando bom o que acontece de mal com o meu próximo.Me ajudem pelo amor de Deus.Eu não era assim,fria,ruim
    Era uma pessoa que sofria o problema do outro,hoje parece que sinto satisfação no sofrimento alheio.Acho que só eu sou assim do mal.Me ajudem.

    • Thais

      Procure Deus ele pode te ajudar fassa exercício, procure amor, tal vez vc só esteja com falta de amor relaxs procure um psicólogo, espero que eu tenha te aajudado.

  163. Solineide Brito O Oliveira Silva

    Eu já tive pensamentos de todas as formas agora é esse,para mim o pior de todos.Sou uma pessoa do bem,mais não sei o que está acontecendo comigo.Será que é por causa do TOC,que vai se agravando por Eu não fazer acompanhamento com um psiquiatra ou psicólogo.Alguém me responda.Preciso da ajuda de vcs meus amigos.

  164. Mel

    Apenas mais uma como vocês, li muitos dos depoimentos aqui, me emocionei com alguns e me identifiquei especificamente com outros. É uma situação muito difícil, o que mais me afeta são os pensamentos desenfreados, pensamentos múltiplos, que não sei como ocorre, mas sim, são muitos, muitas vezes doe a cabeça, pois eles não passam. Pensamentos maus, ou apenas repetitivos, muitos acompanhados de verificações ou repetições. Muito angustiante! O comum é tentar evitá-los, não pensando, mas parece que vc vai sufocar se não tentar. Já cheguei a ficar horas no mesmo gesto ou pensamento e o pior é quando vc quer amenizar isso com dor física, sim, já fiz isso, muitas vezes, a ponto de pessoas perguntarem o que houve e vc ter que mentir, inventar algo. E as crises de choro são frequentes, os pensamentos feios. O pior que junto a isso, o sentimento de impotência vem a depressão, pq vc se acha fraca, a pior pessoa, uma pessoa mesquinha, burra que não consegue controlar as próprias ações e pensamentos. Muitas vezes queria apenas dormir por dias, mas é impossível, pq só por meio de medicação, ou ficar no quarto sem falar ou ver ninguém, mas é difícil pq sua família, quando não sabe de nada, tenta sempre te tirar do quarto, ou mesmo que saiba, quer te ajudar a sair do quarto. Acho que se os pensamentos sumissem eu ficaria bem melhor, pq isso atrapalha no dia a dia, seja no relacionamento com outras pessoas, como nas atividades acadêmicas. Uma vez tive uma breve melhora, com a leitura, pois as histórias me tiravam desse mundo e mantenho esse hábito até hj, pois me ajuda um pouco, o problema é quando vc lê varias vezes a mesma página ou palavra..quando o livro não ajuda ou quando estou triste eu assisto algo como comédia, ajuda um pouco. Estou decidida a procurar um psicólogo, pois alguns pensamentos de morte, morrer, vem rondando minha mente, tenho esperança que isso ajude. As vezes estou bem, as vezes bem mal, consigo esconder das demais pessoas, mas quando estou só desabo. Nunca havia me aberto assim, me desculpem o texto grande, caso alguém venha ler este meu desabafo.

    • Clara

      Eu me sinto exatamente igual

  165. Eu tbm sofro muito com o toc e uma doença terrível eu tenho Mendo da alimentação e muito ruim n consigo se alimentar direito mais creio que Deus vai nos ajudar a vencer essa batalha pq ele pode tudo e vai nos ajudar….

  166. Marco

    Solineide respondendo sua pergunta anterior:

    O medo aumenta e os pensamentos mudam.
    Não sei se recorda mas meu medo era em relação a idade da minha namorada, hoje ela com 31 e eu 23. Mas parece que isso não me atingiu tanto, o medo aumentou e o pensamento mudou. Hoje estou achando minha namorada gordinha, com muitas celulites e muitas “ruginhas” (linhas de expressão pelo rosto), inclusive aqueles furinhos no rosto (parece que chamam de pele casca de laranja). Comecei a reparar muitas mulheres na busca desesperada de tentar aceitar isso na minha namorada. Percebo que se não for todas, a grande maioria tem essas “imperfeições”. Estou muito vidrado nas imperfeições de todas as mulheres! Eu não tenho desejo por homem, sou hétero, portanto homem não me importa. Mas parece que mulher é aquele ser perfeito, lindo e não passível de imperfeições. Cultuo aquele estilo de corpo panicat para minha namorada, mas não faz o biotipo dela e eu não aceito. Aí me perguntam: pq não termina com ela? Pq eu não dou conta! Os prós e os contras se chocam e eu não consigo me decidir.

    Ainda sinto aquela maldita ANESTESIA AFETIVA (parece que não amo e não gosto de ninguém). Ao mesmo tempo que me sinto uma pedra, me sinto frágil feito uma casca de ovo.

    OBS.: Fico envergonhado de dizer que meu problema está sendo esse, pq já ouvi dizer que é frescura, que é bobeira e tal. Mas tenho a opinião que cada um tem o seu problema e eu respeito o seu. TOC não é brincadeira! Isso é um inferno e os pensamentos que vem juntos dele é um inferno pessoal de cada um.

    Meu tratamento: 100 mg de luvox + 150 mg de bup.

  167. Teka

    Eu acordo nessa loucura
    Vou dormir nela
    Eu não consigo escrever
    Apago e escrevo
    Eu não consigo andar
    Vou e volto
    Destranco e tranco a porta
    Bato na cadeira cinquenta cezes
    Para evitar que minha mãe morra
    Eu desde cedo tive que lidar com a morte
    Eu tenho OC desde 4 anos
    Porém o TOC começou aos Meus 16
    Hoje com 26
    Eu não aguent mais
    Me ajude alguém
    Esto tomando pondera há uns 25 dias
    10mg
    Porém ainda não sinto nada
    Me ajudem

    Figueira11. V. C. Vc vc vc vc.

    • Haroldo

      oi como vc esta?
      tenho o msm que vc.

  168. Solineide Brito O Oliveira Silva

    Obrigada Marco.Como preciso dessa ajuda.
    A meu amigo como queria ficar curada disso.As vezes me sinto sem força para lutar.Mais não posso perder a fé em Deus,pois é ele que me fortalece.Um abraço!!

  169. daniel

    meu transtorno ele vai e volta vejo um grupo de pessoas falando já penso que é comigo e minha cabeça pensa coisas horríveis me causa medo o repetimento dos pensamentos e quanto mais quero esquecer dai que penso mais hoje em dia aprendi a controlar e ter uma vida melhor isso demoro muito tempo mais eu consigui hoje tenho amigos e a timides acabou consigo trabalhar e conviver em sociedade . ainda luto contra a ansiedade mais ela ja quase não faz mais parte do que sou aprendi a viver um dia de cade vez .

  170. Jessica

    Eu tenho TOC e sofro mto com isso, no inicio eu achava que era só uma mania até que um dia eu não fiz essas tais manias e fiquei muito nervosa, como se algo estivesse faltando e eu começei a ficar com falta de ar e a gritar! Eu tenho que abrir e fechar a porta 3 vezes antes de fechar totalmente, se eu pego um objeto eu tenho que passar a mão no objeto inteiro antes de soltar ele, uma vez eu fiquei 1 hora arrumando um porta-retrato no lugar que eu queria e eu tenho uma sensação que minha mão esta suja então e fico lavando a mão todo o tempo. Eu ja estou frequentando um psicologo, mas não estou vendo nenhum resultado infelizmente.

  171. Felipe

    Boa noite….
    Faz uns 7 anos que tive minha primeira evidência de TOC, mas acabei descobrindo algumas atrás que sofro desse mal.

    Já tive pensamentos horríveis de tudo que é assunto e isso é como uma tortura para todos nós.

    Algumas idéias de que certas atitudes são erradas e simplesmente elas aparecem na sua mente e você não consegue tirar isso da sua cabeça!

    Minha duvida é a seguinte…. nos outros casos não fiquei com trauma sobre o assunto, mas dessa vez por ser um assunto polêmico (prefiro não dizer qual), tenho medo de viver com esse trauma pelo o resto da minha vida.

    É normal as pessoas passarem por isso?

    Obrigadp

    • Annah

      Olá normal eu não sei mas tem muitas pessoas que tem esse mal …pricipalmente jovens e adolecentes

  172. Ane

    Devo admitir aqui é o melhor site que encontrei para entender o que estou passando. Muito Obrigada!
    Gostaria que tivesse uma clínica de vocês, ou algo do tipo, aqui em Belém. Para consultas.

  173. Erica

    SE ALGUÉM PODER ME AJUDAR

  174. Donnagiulliani

    Oi,pessoal,lendo tudo isso resolvi desabafar.eu tenho toc desde pequena,e minha familia ria de mim e me chamava de louca,cresci assim,cada vez pior,olho embaixo da cama pra dormir,duzentas vezes,confiro as fechaduras,torneiras,umas mil vezes.tudo o que faço, conto ate cinco vezes.penso que as pessoas não gostam de mim,que tem alguem planejando algo contra mim,que sou um zero a esquerda.as vezes acho que sou outra pessoa,já não sei que sou mais…Deus me perdoe,mas tenho certeza que sou doida…não tenho medo da morte,se tiver que morrer ,eu morro.a minha vida parece surreal…não sei o que fazer…bjs a todos que sofrem como eu,e que Deus nos abençoe…estou tomando rispiridona pela manha,clonazepam à tarde e neozine à noite…ainda assim
    o problema perciste…mas acho que saiu dessa .

  175. Donnagiulliani

    Oi,pessoal,lendo tudo isso resolvi desabafar.eu tenho toc desde pequena,e minha familia ria de mim e me chamava de louca,cresci assim,cada vez pior,olho embaixo da cama pra dormir,duzentas vezes,confiro as fechaduras,torneiras,umas mil vezes.tudo o que faço, conto ate cinco vezes.penso que as pessoas não gostam de mim,que tem alguem planejando algo contra mim,que sou um zero a esquerda.as vezes acho que sou outra pessoa,já não sei que sou mais…Deus me perdoe,mas tenho certeza que sou doida…não tenho medo da morte,se tiver que morrer ,eu morro.a minha vida parece surreal…não sei o que fazer…bjs a todos que sofrem como eu,e que Deus nos abençoe…estou tomando rispiridona pela manha,clonazepam à tarde e neozine à noite…ainda assim
    o problema perciste…mas acho que saiu dessa .

    • Annah

      Olá nossa eu tenho esse mesmo problema de olha de baixo da cama ..E terrivel

  176. Boa tarde pessoal han me enquadro apesar de nunca ter procurado ajuda medica sei que tenho toc hj eu tenho 27 anos, tudo começou ha cerca de 2 anos onde resolvi fz um concurso público me dediquei muito estudei tanto q acabei adquirindo essa praga passei no concurso mas enfim meu. toque e fica repetindo palavras com medo de esquecelas sendo elas palavras novas ou ja conhecidas no comeco ficava noites em claro
    repetindo nomes numeros etc… han sempre fui hipocondriaco desde de crianca antes msm de ter o toc e quando eu venho a repetir as coisas e pq acho que tenho alzaimer mas com muita forca de vontade estou conseguindo ficar tipo uns 15 dias sem ter nem um tipo de crise quando fico ansioso volta so qui volto muito mais fraco as vz eu fico tanto tempo que penso q estou curado mas vamos. Supor q passe uns sei la 15 a 20 dias sem crise quando ela volto eu utilizo uma tecnica eu paro em frente. Ao espelho e comeco a repitir em voz alta vc n sabe q n tem alzeimer vc e inteligente tem um qi acima da media n deixe essa porra te vencer eu fico me insentivando e me acalmando e cada dia que passa a doenca demora mais e mais a apresentar os sintomas

  177. Clara

    Eu não sei ao certo se oque eu tenho é TOC, mas seja lá oque eu tiver, é muito ruim.
    Quando eu vou colocar roupa, lavar as mãos, prender o meu cabelo, ou até escrever algo… eu tenho esses pensamentos: penso em coisas como a minha família morrendo, como meu ex namorado, por mais bobo que seja, são pensamentos que eu tento evitar ao máximo. Mas quando eu faço essas coisas (colocar roupa, lavar as mãos, escrever algo, etc), por mais que eu tento evitar esses pensamentos eles vem na minha cabeça, oque ME FAZ SENTIR OBRIGADA a repetir essas ações e repetir várias e várias vezes até que finalmente eu consiga fazer uma vez sem ter esses pensamentos que eu gostaria de evitar. eu realmente preciso de ajuda.

    • TOMATE

      MEU CASO HÁ DEZ ANOS , O MEDICO ME TRATOU COM ALDOL , FLUOXETINA E ALGUNS OUTROS. ( NUNCA SE AUTO MEDIQUE , PODERA FICAR ATE MESMO EZQUISOFRENICA)

      O TOC NÃO TEM CURA , MAS ISTO QUE VOCE TEM FEITO PASSOU DE MINHA VIDA, TALVEZ OUTROS PENSAMENTOS TENHAM ENTRADO, MAS SE NÃO FOSSEM OS REMÉDIOS EU ESTARIA MUITO PROVAVELMENTE MORTO.

      PROCURE UM MÉDICO.

  178. Marco

    Teka

    O que vc tem que fazer é confrontar seus pensamentos e tentar não fazer o que eles mandam, eu sei que é dificil, tenho o mesmo problema que vc, porém o meu ainda é pior pq meu toc é abstrato, são pensamentos obsessivos. Vc tem tem o toc físico!
    Faz uma aproximação sucessiva, se vc bate 50x na cadeira, começa a bater 40 e vê o que vai dar. E por aí vai diminuindo! E tenta pensar na lógica: se vc deixar de bater sua mãe vai morrer? Então não bate, vamos vê se assim sua mãe morre.

    Leia um livro que chama Mentes e Manias.

    Vamos reativar a página, é muito importante!

    Bjs

  179. Cleiziane

    Já cheguei a ficar irritada a ponto de bater no objeto e chorar pois tinha medo de não arrumar direito e acontecer algo ruim…E voltava a repetir a arrumação varias vezes tentava deitar e dormir mas nao conseguia, já passei noites em claro ,não gosto disso e cada vez fica pior, tento ocupar a mente com estudos, mas enquanto estudo não penso nisto o ruim é quando me deito

  180. luziclea souza silva

    Tenho mais de 4 anos que sofro de ansiedade ,começou depois que tive um aborto , fazia uso Fluoxetina 3 anos depois tive que parar por causa de uma gravidez muito desejada , tive complicação no parto mais graças a Deus deu tudo certo , depois de 1 mes do parto me enrolei so chorava tinha medo de morrer e deixar minha filha ,comecei a usar Sertralina depois de 4 meses de uso comecei ter pensamentos de suissidio e ate mesmo de matar minha filha ,fui em uma neurologistae receitou Estralopram e estou com os mesmos pensamentos .estou precisando de ajuda

  181. ola boa tarde gostei muito desse assunto tou passando por um poblema meio dificio como não sinto vontande de come a mente meio franca então achei interresante ja aprende um pouco mais sei que exeite um Deus que vai mim ajudar vencer essa batalha

    • TOMATE

      PROCURE UM MEDICO URGENTE . HÁ UM BILHÃO DE PESSOAS PASSANDO FOME NO MUNDO E DEUS NÃO TEM AJUDADO A ELAS , POR QUE ACHA QUE ELE TE AJUDARIA ?

      ENQUANTO LE ISTO UMA CRIANÇA ESTÁ SOFRENDO FORTES DORES EM SEU ANUS APOS SER ESTUPRADA POR UM HOMEM ADULTO , ALEM DISTO ELE TEM AIDS .

      VA PROCURAR UM MEDICO , SE DEUS NAO OLHA NEM PARA ESSA CRIANÇA , VAI SE PREOCUPAR COM VOCÊ ?????

    • TOMATE

      PROCURE UM MEDICO URGENTE . HÁ UM BILHÃO DE PESSOAS PASSANDO FOME NO MUNDO E DEUS NÃO TEM AJUDADO A ELAS , POR QUE ACHA QUE ELE TE AJUDARIA ?

      ENQUANTO LE ISTO UMA CRIANÇA ESTÁ SOFRENDO FORTES DORES EM SEU ANUS APOS SER ESTUPRADA POR UM HOMEM ADULTO , ALEM DISTO ELE TEM AIDS .

      VA PROCURAR UM MEDICO , SE DEUS NAO OLHA NEM PARA ESSA CRIANÇA , VAI SE PREOCUPAR COM VOCÊ ?????

  182. Danyella Pereira

    Eu também não estou aguentando mais isso! Meu Toc são de cunho sexual e violento. Imagino que tô fazendo seco com pessoas, os pensamentos mandam eu matar as pessoas, envenenar, empurrar de lugares altos, enfim… Cada dia me tranco mais em casa, estou vegetando, meus sonhos e planos foram embora, mais ainda tenho esperança! Alguém aqui já pensou na possibilidade de fazer uma psicocirurgia para curar o Toc? Queria saber mais sobre como funciona a cirurgia cerebral? Pq acho que não vou aguentar viver com isso!

    • TOMATE

      Também não aguento mais , mas procure usar remédios prescritos SEMPRE por psiquiatra( o uso indevido pode te deixar LOUCA ( SENTIDO LITERAL, NÃO PEJORATIVO DA PALAVRA) . QUANTO A CIRURGIA é trágico , já pensou se o medico erra e te deixa cega ( não sei se estou falando besteira aqui nesta parte), mas eu nãO arriscaria. Além do mais , teria que usar anti convulsivo pelo resto da vida . VOCÊ REALMENTE JÁ PROCUROU UM PSIQUIATRA E TOMOU REMÉDIOS? HÁ VÁRIOS REMÉDIOS , O MÉDICO PRECISA ENCONTRAR O MELHOR PARA VOCE.

      OBS: TENHO TOC .

  183. Danyella Pereira

    Alguém aqui que não se deu com as medicações, já pensaram em fazer uma psicocirurgia? Uma cirurgia que talvez “cure” o Toc. Queria que me respondessem sobre essa questão.

    • TOMATE

      Olá Danyella , pesquisei sobre isto , mas desisti ao ver os sequelas e os riscos. Entendo seu sofrimento. Me perdoe , mas resignei-me em aceitar que isto não tem cura , que a vida é só a arte de um irresponsável que nos fez de cobaias atores de um drama real. É claro que alguém criou isto tudo, é tudo muito programado , é só observar um beija flor se alimentando. infelizmente responsabilidade não faz parte do vocabulário deste criador.

  184. Elisa

    Li praticamente todos os comentários rs
    Tem quase dois meses q descobri que tenho toc (apenas de pensamento), minha irmã já teve também no início da adolescência, mas caso dela era seguido de vários tipos de compulsões, ela nunca fez tratamento, lembro que na época sofremos muito com ela, n entendiamos bem o q estava acontecendo, depois de um tempo ela superou, todos cremos que somente Deus que nos ajudou.
    Agora, aos 25 anos, sem nunca ter passado por isso, percebi q desenvolvi também, tenho medo de ferir pessoas que eu amo. Já sofri muito, fiquei sem dormir algumas noites, mas depois q comecei a ler sobre os exercícios de exposição melhorei muito. Ao meu ver o sinônimo de toc é medo, se vc vencer o medo, o toc simplesmente n tem razão de existir. Aconselho que todos busquem ajuda primeiramente em Deus e depois com profissionais, façam terapia, vc com certeza vai melhorar e superar. É uma luta diária, tem dias melhores, dias piores, mas o importante é n desistir. Todos podemos superer. 🙂

  185. Miranildo

    A ansiedade não vem de Deus. Deus da paz. lançai sobre Cristo toda ansiedade e Ele vos dará paz. Não acreditem nos pensamentos negativos, mas os critiquem, assim como fazia Jesus quando era tentado pelo diabo. Não sejam enganados, tenham fé, e se entreguem a Jesus de todo o coração, peçam ajuda a Ele e vos será dada. Deus tem poder sobre todas as coisas. Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração e vos darei descanso para vossas almas, disse Jesus. hoje em dia quase todo mundo tem isso, mas venceremos com Cristo, que tem poder sobre todos os temores do homem, inclusive a morte. Aprendam sobre Jesus e Ele vos dará um jugo suave. Ele mesmo já dizia para não sermos ansiosos. Deus é amor, um amor tao grande que se entristece por nos ver sofrer. Amemos também uns aos outros na pratica diária e nossa ansiedade deixamos na mao de Deus. Quando amarmos a Deus acima de tudo e ao próximo, não seremos ansiosos, pois que adianta se preocupar se isso não nos traz felicidade e gera transtornos. Que Deus, em sua infinita bondadde e grandíssimo poder se lembre de cada um de no se nos conceda Paz em Cristo Jesus. Graças e glória a Deus por tudo. Bendito e louvado seja Deus e seu Filho Jesus porque se lembra de todos nos.

    • TOMATE

      ORA PARA ESSE FILHO DUMA PUTA DESSE SEU DEEUS PRA ELE TIRAR ESSA PORRA DE TOC DA MINHA CABEÇA!!!!!!!!!!1

  186. Carolline

    Tomo alguns remédios o clo cloridrato d clomipramina, orap antipsicótico, akineton, clonazepam. Convivo c o TOC uma vida… Tenho 38 anos e convivo c pensamentos obsessivos e comportamento compulsivo. Passei dois anos achando q ia matar minha filha… Era sufocante td tinha q ser escondido de mim… Qq objeto q dê p matar era escondido e minha mãe tomava conta d mim pq não tinha como esconder as mãos. Td eu achava q ia matar minha filha isso ela tinha três anos. Foram dois anos nessa loucura. Isso passou, mas continuo c toc. Hj minha filha está c 17 anos sabe da minha doença. Eu penso d forma obsessiva todo dia, o medo é constante. Estou c psicólogo. Só entende quem tem! Não dá p enfrentar o TOC, o aceitei e hj prefiro não lutar contra. Porém, tomo remédios e faço terapia. O remédio Clô foi um sucesso p mim. É o auto conhecimento é mto bom. Boa sorte p todos nós. Q Deus nos abençoe!

  187. Solineide

    Marco muito obrigado pelo apoio e força.Deus te abençoe grandemente.Acredito e tenho fé que tudo vai passar.Deus é maravilhoso e não abandona seus filhos.

  188. Rubens

    Meus pensamentos são relacionados a nao conseguir dormir quando eu tinha 14 anos 1 dia eu fiquei a noite toda em claro pq nao consegui dormir ai fiquei a semana inteira pensando nisso o pq eu nao consegui dormir e com medo de acontecer denovo quando 1 semana depois fiquei outra vez sem conseguir dormir ai foi assim por uns 2 meses com esses pensamentos me preocupando que eu tinha que levantar cedo para ir a escola ai eu me livrei colocando na minha cabeça (se eu nao conseguir dormir que se foda eu nao estou cansado qualquer coisa eu fasso algo interessante) e foi assim que eu diminui esses pensamentos uns 90% agora em 2016 to com 17 anos e 1 dia eu fui dormir umas 5 da manha pq eu fiquei vendo serie e fui pegar no sono umas 6 da manha ai quando acordei ja levantei meio preocupado mas nao fiquei pensando tanto nesse dia entao fui me deitar pra dormir umas 3 hora e só peguei no sono umas 5 ou 5:30 e eu levantei 8 horas pq eu tinha umas coisas a fazer (hj eu estou estudando a noite) ai nesse dia ja começou todos esses pensamentos de medo de nao conseguir dormir fazendo com que varios dias eu dormisse ruim ou quase nem dormisse cada dia eu ficava pior ficando depressivo ja ta fazendo quase 1 mes e os pensamentos de medo estao ficando cada vez pior e eu nao sei qual metodo eu posso usar pra esquecer dessa vez :\

  189. Marco

    Amém querida! Desejo de coração que todos nós possamos nos curar dessa prisão psicológica! Busco ajuda de vocÊs, mas o que eu puder ajudar, estarei sempre aqui! Vamos reativar esse tópico!

  190. Rayane

    Queridos,passo por algo muito similar. Nao percam a fe em voces!
    VAMOS conseguir superar isso. Ja fiz alguns tratamentos que deram certo e larguei.
    Psicoterapia e psiquiatras ajudam mt. Sei que e muito dificil,mas todos nos consiguiremos percorrer essa caminhada!
    Beijos e fiquem bem!

  191. Renato Losa

    Procurem a medicina,sem essa de tratamentos alternativos

  192. Abyh

    Tenho TOC desde os meus 4 anos,, era criança e ainda não entendia.
    LembRO que não só outras crianças mais os adultos também riam de mim,,
    lembro ouvir pessoas falando para minha mae que eu era louca,,
    lembro que quando saia com minha mãe pegava na sua mão,, fechAva os olhos e saia cantando,, para não pensar nem fazer oque eu fazia sempre,, com o tempo fui diminuindo,, mais aos meus 9 anos tudo começou de novo!
    Não aguentava mais,, cheguei a ter uma depressão,, passei mais de 1 ano sem sair de casa!!
    Só para ir ao psicólogo que não resolvia quase nada!!
    Sofri muito,, e ainda sofro!!
    Hoje aos 17 anos,, chego muitas vezes a chorar de tantos rituais que faço todo dia!!
    Sem contar os que também faço de madrugada!!
    Antes de saber sobre,, e de tanto falarem acreditei que era louca,, e so eu que tinha isso!!
    Queria ao menos controlar os pensamentos absurdos que vem a todo momento na minha cabeça!!
    Já perguntei tanto a Deus por que nasci com isso!! Já pensei muitas vezes em fazer uma besteira,, mais graças a minha mãe que sempre foi a única que nunca me julgou e a única que entendia oque eu tinha!!
    hoje controlo um pouco na frente da s pessoas … mais só isso!!
    Espero um dia conseguir mandar em minha mente,, e controlar minhas atitudes e pensamentos!!
    Muito triste … 😟😳😔

  193. Luan

    Olá, nem sei se esse comentário vai ser lido, desesti da vida, perdi o melhor trabalho por causa do T.O.C, perdi tudo, e pior não posso nem procurar um psicólogo pois tenho vergonha de expor minha mania pois tem haver com Masturbação, religiosidade, e o pior de tudo, não tenho trabalho pra pagar. Estou desempregado, desistindo da vida. Recorrer as drogas ilícitas? Suicídio não pois o medo de ir para o inferno é grande, há se existisse um psicólogo cristão e homem para mim me abrir e dizer que não estou aguentando mais. Se alguem puder me ajudar sei la como: mande um SMS 014 998513439 indicar algum psicólogo ou algo do gênero, realmente já era pra mim.

  194. Annah

    Olá boa trade pessoal ..Bom eu estava vendo os comentarios me senti mas aliviada, pois não estamos só nessa nossa ilusão, sabe eu ja sofri muito com o toc já cheguei a pensa que eu n era normal que eu era doida ..E que eu era diferente de todo mundo. .Eu tenho varias manias ..Que me pertubam,e enquanto eu não fosso oque se pede na minha mente eu não consigo me acalma ..E tipo como se eu não fazer aquilo vai acontece alguma coisa com meus parentes …Tenho outra que eu mesmo penso que so doida pois essa e terrivel ..Sabe ..Assim quando eu estudava “eu olhava para os outros alunos ,e pensava eles são todos bons so eu que so doida ,as vezes eu me enzolava pra mim pode fazer aquilo q minha mente tava mandando eu fazer ..E uma eu vivia com medo ..Das pessoas descobrir e acha que eu era doida diderente então eu n falava pra ninguém ate q hj meus amigos ja sabem mas tmbm n e pra qualquer um q falo pois tenho medo de se chamada de louca de outro mundo ..Por favo se alguém tiver ai .Ou ver essa msgm me responda seus comentários irá me ajuda muitos so qm passa por isso sabe ..Como e bom desabafa com pessoas q agnt sabe q não vão sorrir não vão manga então por favor me responde. Bjss obrigado

    Annah

  195. Renato

    Estava em uma repartição pública dias trás, vi uma criança de mais o menos 2 anos e meio pegando algo no chão, vi ela jogando algo depois, no entanto coloquei na cabeça que ela pegou essa coisa no chão na boca é engoliu e que ela vai morrer. Queria saber como acabar com esses pensamentos estranhos, sem lógica.

    • NARA

      Renato,sofri com isso uma vida inteira,colocava na cabeça que tinha engolido algo e que ia morrer,, e isso se tornava uma verdade dentro de mim… é enlouquecedor!

  196. Chiara

    Não consigo falar com ninguém, mais preciso desesperadamente de ajuda, tenho 11 anos, tenho isso desde os 6 anos, mas só fui descobrir que é toc recentemente , eu criei o ritual de me beliscar até 1000 vezes por dia , eu pensava coisas desesperadoras e horríveis, e o pior, achava que estava pecando, porque tinha pensamentos assim até com Deus, mesmo sem querer, pra piorar tive um trauma recentemente, e isso só piorou o toc, eu chorava escondido a noite, tinha insônia e não conseguia dormir, porque também tinha aniedade, e meu pensamento, era meu pior inimigo, precido de ajuda, por favor!

  197. Rodrigo

    Acalme-se não dê ou idos a ninguém e siga seu próprio coração

  198. ELISANGELA

    SEM JESUS NUNCA VENCEREMOS ESSAS SITUAÇÕES!

  199. Ola me ajudem gente tem alguem pra me ajudar tenho toc eu estava fazendo tratamento e quando fui tomar o remedio senti que alguem iria morrer e aquilo ficou na minha cabeça i o pensamento ficou preso na minha cabeça ele esta em cima do cerebro ele vai pra frente e pra trais o meu pensamento ficou branco tenho perda de memoria o que é isso como faço pra tirar isso

  200. Alguem pra mi ajuda tenho 15 anos tenho toc des o 13 anos eu fui tomar o remedio e pensei senti que uma pesso vai morre o pensamento ficou preso na minha cabeça não consigia pensar em nada meu pensamento ficou estranho cheio de quadrados quebrado e quando fechava o olho pareçia um raio caindo na minha mente meu pensamento ficou branco o que é isso e como faço pra tirar eu fiquei um bom tempo sentado na minha cama começei a senti bem melhor o que é isso me ajudem

  201. nara

    quem sabe criamos um grupo no watts? podemos nos ajudar!

  202. Crysthian

    Galera, comecei a ter toc com 23 anos. Nunca tinha tido, lembro bem como começou. Repetir os pensamentos, as tarefas. E digo pra vocês, a única coisa que realmente cura o Toc é parando de fazer ele. O TOC ele se auto renova cada vez que você faz. Seja ele de pensamentos ou de atitudes ou os dois juntos. O que faz a pessoa ter TOC é forçar pensamentos e atitudes. Todos nós pensamos, e é normal conferir se não esqueceu nada por exemplo, mas não é mais normal se você já conferiu, sabe que não esqueceu, mas precisa ir de novo, por alguma razão. Isso é forçar uma atitude. Ou algum pensamento, como por exemplo: você já chegou aquela conclusão, sabe que aquilo é daquele jeito mas precisa pensar de novo, pra se sentir bem ou pra que algo não aconteça. Eu comecei a me livrar do Toc quando comecei a não fazer mais ele. Não conferia mais fogão, não ficava lavando as mãos exageradamente. E no começo parece ruim, porque você fica querendo fazer aquela ação, mas vai passando o tempo você vai se aliviando, e vai vendo que aquilo não era importante como você pensava. Os sentimento inicial que envolve o Toc é o medo. O medo de não fazer tal ação, o medo de que algo aconteça. O que acontece é uma armadilha, você acha que vai sanar o medo se realizar tal ação. Mas na verdade o que você estará fazendo é alimentar o medo. Você estará obedecendo ele. E se não fizer, vai obedecer a você mesmo, ao que você quer, a sua vontade, a de não fazer, e vai ficar mais forte, pois vai começar a dominar a sua mente. Não ligue coisas que não tem nada a ver, porque você sabe que não tem nada a ver e mesmo assim continua fazendo. Sei bem como é isso. Mas a verdade é que se você quer se livrar do TOC, largue ele, que ele te larga. Pare de fazer. Não tenha medo. Não o alimente, que assim ele vai indo embora.

  203. Caroline

    Tbm sofro com pensamentos horriveis mas tenho mais pensamentos q rituais mas é horrivel sempre fui feliz no namoro e familia hj vivo um inferno vem pensamentos horrivesi falando q eu qria transar com outras pessoas isso desencadeia uma sensacao estranha q n eh exitacao parece q eh um alerta de q algo ruim vai acontecer pior eh n poder falar com ninguem abomino tdos esses pensamentos e eles vem em horas q estou bem ate mesmo momentos intimos eu tento ignorar eles mas ai penso q se n balancei a cabeca negando eles eh pq eles sao verdade olha eu n sei mais oq faço sinto saudades de qdo era feliz hj vivo qrendo morrer qria poder viver em paz e livre desses medos horriveis Laura gostei do seu depoimento pq realmente o sistema nervoso muda a percepcao fisica isso me aliviou pq sinto encomodo e n prazer com essas sensacoes mas sinto muita culpa por n entender isso vamos nos falar se quiser e Leandra forca vc n esta só espero um dia me livrar de tdo isso espero q todos se libertem

  204. Thiago mj

    Meu filho de 4 anos está atormentado com os pensamentos. Ele diz q não consegue mais controlar o q o cérebro manda ele fazer… nós estamos arrasados e sem chão. Precisamos de ajuda!!!!

  205. Anonima

    Eu comecei ter toc na infância, eu fazia o nome do pai várias vzs e se viesse um pensamento ruim enquanto eu amarrava o tênis eu tinha q desamarrar e amarrar de novo até não vir nenhum pensamento ruim senão ia acontecer algo ruim comigo ou com alguém e até pensava em pedir as pessoas pra fazer as coisas pra mim pq eu ficava muito cansada d fazer tudo repetido até não vir nenhum pensamento ruim. Era horrível. Se eu ia apagar a luz e vinha um pensamento ruim tinha q apagar e acender de novo até eu conseguir não pensar algo ruim aff. Depois de um tempo parou e depois voltou com uns 22 anos e aí eu descobri q eu tinha essa doença e li q podia deixar de fazer os rituais q nada de ruim ia acontecer, aí fiquei tranquila e parei com isso,meu maior medo era acontecer algo ruim com alguém ou comigo. Ainda vem uns pensamentos chatos q não quero em minha mente, qdo estou ouvindo música meu cérebro fica fazendo rima com as frases da música aff, e é cada coisa q dá vergonha d escrever aqui, também tenho mania de ler as coisas várias vzs pra ter certeza se li certo, mas não é tanto assim. Também vou parar com isso d ficar lendo várias vzs pq sei q isso é toc e é perigoso voltar. Vcs q tem toc saibam q nada de ruim vai acontecer se vc deixar de fazer os rituais ou tiver um pensamento ruim intrusivo, vc não é culpado de nada, desses pensamentos, e nem tem obrigação (a) de tentar evitar acidentes e coisas ruins. Foi sabendo q eu deixando d fazer os rituais nada d ruim ia acontecer q conseguir me livrar do toc. Deixei de fazer os rituais e nada de ruim aconteceu.

  206. CÁSSIA

    Me identifiquei com você Caroline, é uma sensação de angustia ate, me entristece ler tantos casos assim, me sinto um nada as vezes, um monstro =´/

  207. Jhol

    Pessoal, tudo esses pensamentos se passam na nossa cabeça em certos momentos, mais em uma pessoa sadia ela não dá importância a isso e descarta, nós atribuímos valor a esses pensamentos, nós é que criamos rótulos a eles, eu tive uma crise em 2013 e fiquei 1 ano bem mal, aí comecei com a paroxetina e psicologia e fui melhorando até 2017 , porém agora em 2018 estou tendo alguns incômodos de novo com pensamentos ruim, morte, bater nos outros que amo, mais sempre fui muito pacífico e sei que isso não é uma verdade, esses pensamentos vem pq temos medo de perder o controle, ou estar fora do controle, e imaginem pensar nisso não vai resolver nada e nem alterar a realidade, temos que resignificar os pensamentos , ex: imagine que vc se separa de uma pessoa, vc vai ficar mal e angústiado, porém imagine que vc descobre que essa pessoa praticava canibalismo o seu sentimento de dor e perca vai mudar e passar a ser de alívio. Entende é isso que precisamos mudar, seria a Resignificação dos pensamentos..

    O medo está nos dominando

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

clear formSubmit