Percurso de Formação Profissional

A minha trajetória de formação profissional sempre incluiu a busca dos melhores centros de formação, do contato com os melhores profissionais da área para com eles trocar, aprender e crescer profissionalmente e da busca da melhor literatura da área.

Ao longo deste caminho tem sido muito proveitoso encontrar alguns mestres da arte, generosos, sábios, que me ensinaram com seu modo de ser, de fazer e de pensar, segredos valiosos da arte terapêutica. Coisas que hoje posso compartilhar com colegas mais jovens.

A minha trajetória de formação começou em 1987 na Faculdade de Psicologia da PUC SPAinda na Faculdade comecei a trabalhar com uma abordagem somática, tendo aprendido muitas técnicas de integração psicofísica com o Prof. Janos Geocze e os trabalhos sutis desenvolvidos pelo Prof. Pethö Sandor numa perspectiva junguiana.

Estudei durante uns anos esquizoanálise com a Profa. Suely Rolnik, época em que aprendi a ampliar minha compreensão da subjetividade, corpo e sociedade.

Estudei Psicologia Cognitivo-Comportamental em busca de técnicas e novas perspectivas para a psicoterapia. Através deste caminhos cheguei ao EMDR e os trabalhos de processamento de memórias traumáticas.

Passei por muitas experiências no campo da psicoterapia corporal reichiana e neoreichiana, principalmente na abordagem da Psicologia Formativa de Stanley Keleman, que influenciou fortemente o meu trabalho.

Assim, ao longo do tempo, fui estudando e fazendo cursos de diversas abordagens psicológicas, da psicodinâmica à terapia cognitiva, com maior ênfase nas abordagens de psicoterapia somática.

Fiz Mestrado em Psicologia Clínica na PUC SP sob orientação da Profa. Dra. Edna Peters Kahhale.

– Fiz quatro especializações na área de Psicologia Clínica:

  • Especialização em Psicologia Hospitalar na área de Reabilitação pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
  • Especialização em Cinesiologia Psicológica pelo Instituto Sedes Sapientiae sob coordenação do Prof. Janos Geocze
  • Especialização em Psicologia Formativa de Stanley Keleman, pelo Centro de Educação Somática Existencial coordenado por Regina Favre e Ana Lucia Rocha.
  • Especialização em Teoria e Técnica Reichiana pelo Pulsar: Centro de Estudos Energéticos coordenado pelo Prof. Dimas Calegari.

Meu trabalho segue evoluindo e ultimamente tenho integrado a esta visão formativa, elementos da Neurobiologia Interpessoal de Daniel Siegel e das novas abordagens do trauma psicológico, fazendo formação nos trabalho de Experiência Somática, EMDR e Brainspotting. 

Cada uma destas influências contribui para a compreensão do universo psicológico e existencial, num percurso marcado por fortes intercâmbios entre a experiência pessoal e profissional, entre pensamento e vida, com enriquecimentos recíprocos.

Desde 1993 trabalho em consultório com dedicação exclusiva, o que tem me propiciado uma experiência clínica intensa. Esta opção permite que os cursos, estudos e atividades como escrever, dar aulas ou palestras possam ocorrer paralelamente, sem limitar a prática clínica.

Durante todo este caminho vem se consolidando uma postura ética e comprometida com a melhoria da qualidade de vida de meus pacientes. A psicoterapia tem se revelado uma prática profundamente transformadora e este tem sido meu trabalho diário, um compromisso comigo e com aqueles a quem eu tenho ajudado. Mantenho práticas pessoais regulares de Yoga e Meditação que influenciam diretamente na qualidade de presença com que exerço meu trabalho clínico.

Artur T. Scarpato – Psicologia Clínica – CRP 06/42113 
Rua Artur de Azevedo, 1767
Pinheiros  São Paulo SP
(Próx. da Av Rebouças e do Metrô Fradique Coutinho)
Fone 11 30675967
Copyright – Todos os direitos reservados